A importância do número de telemóvel (celular): veja qual é!

Você já parou para pensar na importância que o seu número de telemóvel (celular) tem actualmente?

Neste artigo, queremos mostrar o quão importante se tornou “aquele número” de telemóvel (celular) que temos.

Telemóvel Samsung

O telemóvel (celular) tornou-se o nosso meio de comunicação predilecto. Seja simples ou um smartphone (Android, iPhone, Windows Phone ou Blackberry), uma verdade é que este aparelho faz parte das nossas vidas. Ele está ali nas nossas mãos para fazer ou receber chamadas, ou ainda para receber e enviar SMS. Se for um smartphone, então ganhou muito mais funcionalidades e outras maneiras de comunicação (WhatsApp, Facebook Messenger, etc.).

»»» Veja as diferenças entre o telemóvel (celular) e o smartphone. Clique aqui para abrir o artigo. «««

Tendo essa noção, as instituições como bancos, finanças e outras, pedem sempre o nosso número de telemóvel (celular). Nas redes sociais (Facebook, Twitter, etc.), o mesmo acontece.

Hoje em dia, podemos receber muitas informações no nosso telemóvel (celular), geralmente via SMS. Temos vários exemplos disso: bancos que enviam confirmações de acções (transferências, recebimentos, etc.), entre outros.

Mas isso não pára por aí! Veja o Facebook ou o WhatsApp.

No caso do Facebook, através do número de telemóvel (celular), é possível descobrir se determinada pessoa tem ou não uma conta.

Já no caso do WhatsApp, é possível estarmos a participar em grupos que nem conhecíamos. Se isso acontecer significa que o nosso número já pertenceu a outra pessoa.

Mas que importância tem o nosso número de telemóvel (celular)?

Você já passou por alguma situação parecida com esta? Ligou para o telemóvel (celular), ou mandou uma mensagem de WhatsApp a um amigo. E em ambas as situações, foi informado de que esse número tem um novo proprietário.

Essa reciclagem de números deve-se ao facto de já não haver combinações de números de telemóvel (celular) possíveis. Por isso, o mesmo número que não for mais utilizado, é passado para outra pessoa. E não acontece só em Portugal, pois o mesmo já se verifica também no Brasil.

A partir do momento em que você perde ou troca o seu número de telemóvel (celular), todas as suas informações são perdidas. Porém poderão ser adquiridas pela pessoa a quem irá ser atribuído esse seu número antigo.

Fica aqui um exemplo: suponhamos que você registou o seu número de telemóvel (celular) no Facebook. Ao trocar ou perder o seu número, você pode pôr em risco a sua conta de Facebook, incluindo todas as informações que constam lá.

A pessoa que possuir o seu antigo número, vai poder entrar na sua conta de Facebook e usar o seu perfil como se fosse você. Até você tomar conhecimento de que isso aconteceu, poderá ser tarde demais para recuperar o acesso à sua conta. O mesmo poderá acontecer nas demais redes sociais.

Recomendações

Você está prestes a mudar ou trocar de número de telemóvel (celular)? Então preste bem atenção nas nossas recomendações.

Mantenha sempre activo o seu número para não ficar sem ele. Lembre-se que apesar de ser fácil hoje em dia adquirir um novo número, mantê-lo irá poupar de muitas dores de cabeça.

Porém, se você quer trocar ou precisa mudar o seu número, então é bom que o actualize nos diversos serviços onde você tenha deixado registado (cadastrado) esse mesmo número, por exemplo na conta do seu Facebook ou na conta bancária.

Não se esqueça também de avisar os seus contactos de que mudou o seu número, principalmente os contactos do WhatsApp ou Facebook

E se o telemóvel (celular) ou smartphone foi roubado?

Se por acaso roubaram o seu telemóvel (celular) ou smartphone, a primeira coisa a fazer é entrar em contacto com a sua operadora para informar o ocorrido e pedir para que o seu número seja bloqueado temporariamente. Então será enviada uma segunda via do seu cartão (chip) com o número actual para a sua residência e aquele que foi roubado será bloqueado.

E você, já teve alguma má experiência ao trocar de número de telemóvel (celular)? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.