Análise: Modem Router TP-Link ADSL2+ Wireless N 300Mbps V3 (TD-W8970)

Você procura um modem router (roteador) com bom sinal de Wi-Fi? Veja este modem router TP-Link TD-W8970.

Neste artigo, o “i-Técnico” irá analisar o Modem Router TP-Link ADSL2+ Wireless N 300Mbps V3 (TD-W8970). Veja a nossa opinião.

TP-Link TD-W8970

O Modem Router TP-Link ADSL2+ Wireless N 300Mbps V3 (TD-W8970) promete satisfazer utilizadores interessados em controlar com mais eficácia a sua rede de casa, pois é um all-in-one (tudo-em-um) modem-router com um preço muito acessível.

Equipado com o protocolo de Wi-Fi 802.11n e um modem ADSL2+, você poderá substituir o modem router que tem em casa, sem quaisquer problemas, para ligar até 4 dispositivos por cabo com velocidade de 1 Gigabit.

Caso você tenha um pendrive de Internet 3G, você poderá usar este mesmo modem router para partilhar os dados móveis.

A rede sem fios Wi-Fi pode ser activada ou desactivada directamente a partir do router (roteador), na parte traseira, que por padrão vem desligado.

Na parte traseira do router, você também encontrará:

  • 1 porta USB 2.0 multifuncional:

Você poderá ligar directamente no router um dispositivo de armazenamento (pendrive ou disco externo) e partilhar com os utilizadores da rede. Se você necessitar de partilhar uma impressora na rede, também poderá usar nessa porta USB.

  • 4 portas LAN:

Dessas 4 portas existe uma LAN/WAN que suporta conexões ADSL ou Ethernet WAN (EWAN), permitindo assim para o utilizador flexibilidade de diferentes conexões de Internet entre ADSL, cabo ou modem de fibra.

  • 1 porta ADSL (RJ11)

Nesta porta você terá de ligar o cabo de telefone para receber Internet ADSL.

  • Botão ON/OFF; botão WiFi ON/OFF, WPS reset

Para mais informações sobre as especificações, clique aqui.

Como configurar o router TP-Link TD-W8970?

O router (roteador) TP-Link TD-W8970 deverá ser configurado a partir de um navegador (browser) onde você deverá introduzir o endereço 192.168.1.1

Nessa página, você deverá introduzir o username (nome de utilizador) e a password (senha). Introduza a palavra admin nos dois campos.

Uma vez com o login efectuado, você poderá configurar várias funcionalidades, por exemplo, configurar o horário de ligação do Wi-Fi, controlar aquilo que você quer que os seus filhos vejam, entre outras coisas.

O processo de configuração do seu primeiro acesso à Internet com este modem router é muito simples e faz-se em 5 a 10 minutos.

Nossa opinião

A instalação e respectiva configuração deste router (roteador) são processos muito fáceis e bastante acessíveis para qualquer utilizador. A interface da Web é bem simples e responde rapidamente às mudanças.

Quanto ao alcance da rede sem fios, o Wi-Fi ainda chega bem longe, desde que o router esteja instalado em um lugar alto.

Com uma velocidade de 300Mbps navegar na Internet fica muito mais rápido. Porém convém ressalvar que quanto mais perto você estiver do router, mais rápida será a navegação sem fios.

Para mais informações em relação a uma boa ligação de Wi-Fi (wireless ou sem fios), leia o nosso artigo: “O sinal do WiFi está ruim? Veja estas dicas para melhorar.” (Saiba mais aqui).

Em resumo, trata-se de uma boa aquisição para quem residir num apartamento ou numa vivenda.

Para finalizar, este Modem Router TP-Link ADSL2+ Wireless N 300Mbps V3 (TD-W8970) foi adquirido na loja portuguesa PC Diga, a qual recomendamos e agradecemos o excelente atendimento.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.