Análise: WiKO Cink Peax 2 – Um Android quad-core de 4,5” a menos de 170 €!

Características

Em relação à sua estética, não encontramos muitas diferenças se comparar com a primeira versão que foi apresentada em vários sites no início deste ano. Ficará sempre a surpresa de passados apenas uns meses o lançamento de uma nova versão que está a ser bastante falada na Internet.

De facto, as suas especificações não ficam nada atrás se comparadas com outros smartphones mais populares tais como o Nexus 4, Samsung Galaxy S 2 e outros da mesma gama.

Frente do smartphone

Na frente do smartphone contamos com uma tela de 4,5” (polegadas), que utiliza uma tecnologia IPS com resolução qHD de 960×560 píxeis, um auscultador, uma câmara frontal, um captador de iluminosidade e outro de aproximação e um LED de notificações. Na parte inferior, temos as 3 teclas retro-iluminadas, clássicas num smartphone Android, mas com um design específico da Wiko: menu contextual, home (toque longo = multitarefas) e Back. A entrada primária de micro encontra-se no canto inferior direito.

Traseira do smartphone

Na traseira, está colocada uma máquina fotográfica de 8MP com um flash duplo LED. Podemos também reparar no logótipo Wiko, no altifalante (mono) e ainda numa outra entrada de micro.

Cink-Speax-2-06small

A tampa da bateria pode ser retirada facilmente recorrendo à fenda que se encontra no canto inferior direito do smartphone bem visível, permitindo assim o acesso à bateria, às duas ranhuras para cartões (chips) SIM e à colocação de um cartão de memória micro SD.

Lado superior

Encontramos a ficha USB acompanhada de um jack 3.5.

Lado esquerdo

Temos à disposição um botão em, plástico que serve para controlar o volume +/-.

Lado direito

Do lado oposto, encontra-se o botão de Power on/off.

Leia mais:  Nokia 6: o novo smartphone da Nokia com Android

Interior do smartphone

A primeira melhoria que foi colocada no interior do Wiko Cink Peax 2 é o processador, porque se o seu antecessor tinha um dual-core Cortex A9 de 1 GHz, agora neste podemos contar com um processador quad-core Cortex A7 de 1.2GHz sempre apoiado por uma memória RAM de 1GB. Este smartphone também dispõe de um espaço de 4GB para podermos colocar músicas mp3, fotos, vídeos e usar como pendrive. Essa ROM é extensível até 32GB colocando um cartão de memória micro SD na respectiva ranhura. Para o desempenho gráfico, foi instalado um processador gráfico PowerVR SGX 544MP.

Além dessas características, ao retirarmos a tampa da bateria podemos ver duas ranhuras para cartões SIM (chips) o que permite serem colocados 1 ou 2 cartões SIM em simultâneo. A utilização de 2 cartões SIM (chips) foi bastante simplificada a pensar em todos. É de notar aqui que, para introduzir o(s) cartão(ões) SIM (chip) o utilizador deverá desligar a bateria, ao passo que para remover ou substituir o cartão de memória micro SD não necessitará de mexer na bateria, podendo assim fazer em pleno funcionamento do smartphone.

Em relação à bateria de 1800 mAh, depois de testar o smartphone durante mais de uma semana, nós constatámos que os valores indicados em vários sites incluindo no site da Wiko são semelhantes. A bateria tem como autonomia de pelo menos 24 horas para um uso normal do smartphone (1 a 2 horas de chamadas por dia, enviar e receber mensagens e um uso regular de Internet com o cuidado de desligar sempre o tráfego de dados em wifi como em 3G).

Câmaras fotográficas

O Wiko Cink Peax 2 possui uma máquina fotográfica dianteira de 8 megapixels equipada de autofocus, flash LED duplo e tecnologia OmniBSI, o que oferece uma excelente qualidade para capturar todos os momentos da nossa vida. A captura de fotos é tão rápida que o utilizador poderá tirar fotos uma seguida à outra com intervalo inferior a 5 segundos. Para visualizar as fotos que tirou bastará deslizar a tela da esquerda para a direita, desfilando assim da foto mais recente para a mais antiga.

Leia mais:  Wiko faz um ano em Portugal

Relativamente à câmara dianteira o seu funcionamento é idêntico embora tenha apenas 2 megapixels o que permite já uma boa videoconferência por exemplo no Skype ou até para tirar fotos a si próprio.

Conectividade

Trata-se de um telefone dual SIM, com 4 bandas, dotado de uma conexão de internet móvel HSPA+ (em teoria até 4 vezes superior à conexão do precedente modelo). É claro que este smartphone também está equipado com tecnologias incontornáveis como WiFi, Bluetooth e micro USB, micro SD, jack 3.5 etc.

Relativamente ao uso dos 2 cartões SIM (chips) tal como já foi referido, foi bastante simplificada, sendo possível usar os 2 em simultâneo ou apenas um, isto é, mesmo que coloquemos apenas um cartão SIM (chip) o telefone irá funcionar. Embora se verifique isso, 2 chamadas que sejam efectuadas ao mesmo tempo em cada um dos cartões SIM (chips) dará lugar à uma chamada conseguida e uma no atendedor (dual-sim stand-by).

Multimedia e som

Equipado com um auscultador (coluna) na traseira, este smartphone vem para revolucionar o som pois permite ouvir som 3D. Também está dotado de um rádio FM estéreo que funcionará como qualquer outro smartphone apenas com os fones. Os formatos de som suportados são vários desde ao vulgar mp3 até ao OggVorbis. Quanto aos formatos de vídeo, são suportados o 3GP e mp4.

Descrição das Características >>> Página 2
Fotos / Galeria >>> Página 3
Conclusões / Disponibilidade >>> Página 4

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

69 Replies to “Análise: WiKO Cink Peax 2 – Um Android quad-core de 4,5” a menos de 170 €!”

    • Olá Vítor.
      Se o sr. tiver o Skype instalado (que é o que causava esse problema), sugiro que o sr. atualize o Skype para a sua última versão.
      Caso o problema não seja resolvido ou não seja esse o problema, o recomendável é o sr. Vítor deslocar-se à loja onde adquiriu o equipamento e devolvê-lo para garantia. Se optar pela 2ª hipótese, antes de o mandar para a garantia, lembre-se de salvaguardar todos os seus dados, fazendo uma cópia de segurança do seu equipamento para um dispositivo externo.

    • Olá Mr. Shakur! Antes demais quero agradecer o seu comentário. Sim, sem sombra de dúvidas, este Wiko é uma máquina muito boa e recomendo mesmo. Instalei as mais diversas aplicações e até alguns jogos correm na boa!
      Agora é assim, Shakur: essa é a minha avaliação ao fim de 11 meses com o Wiko Cink Peax 2, mas pode não ser a mesma de outros proprietários do mesmo smartphone. Cada um gera sua opinião de acordo com o uso que dá ao smartphone.
      Só mais uma coisa: tem-se comentado aqui neste post que o Skype dava problemas com a Galeria de fotos. Esse problema já foi superado e resolvido.

  1. Boa noite gostaria de encontrar a capa frontal do wiko cink peax 2 onde a posso encontrar? Pois não a consigo encontrar em nenhum ponto de venda podem me ajudar? Obrigado

  2. Boas.

    Perdi contactos e uns sms importantes deste smartphone que apaguei. Tentei descarregar um programa para o MAC para fazer a recuperação dos mesmos (Coolmuster). Tudo bem, detectou o telenovela, mas não detectou qualquer sms apagado ou qualquer contacto. Alguem me pode ajudar?

  3. Boas. Se o que causa o problema é o Skype, então quem tem de resolver isso é a Microsoft com uma actualização do Skype. Mas quem precisa do Skype quando o próprio telemóvel vem com o Hangouts que dá 100 a 0 ao Skype? Basta ter conta no melhor mail que há… gmail.

  4. Boas. Relativamente ao real racing 3 pena não estar disponível por falta de compatibilidade! O dead triguer 2 fica um pouco lento para um Quadcore.

    O que noto de mau é a gravação de vídeo ! Existe algum programa complementar ou quais as melhores definições

  5. Boas. Relativamente ao facebook ficou resolvido. Era um update da app apenas. Agora relativamente à gravação de vídeo é que acho que é fraca . Por vezes a ler o filme que gravei vê se quadradinhos!
    Outra situação é o próprio filme não ter grande qualidade apesar de ser em 720p. Sabem quais as configs óptimas para gravação ?? É que para filmar a bebe as vezes vai telemóvel em vez de máquina de filmar. Obrg

  6. Boas tenho um peax 2 e estou muito satisfeito. Mal o liguei surgiu um update. A única coisa que sinto é a possibilidade de não instalar o real racing 3 equipamento não compatível e ainda não consegui alterar o fead de notícias no facebook para mais recentes ou principais! Alguém que me pode ajudar?

      • Boas. Relativamente ao facebook ficou resolvido. Era um update da app apenas. Agora relativamente à gravação de vídeo é que acho que é fraca . Por vezes a ler o filme que gravei vê se quadradinhos!
        Outra situação é o próprio filme não ter grande qualidade apesar de ser em 720p. Sabem quais as configs óptimas para gravação ?? É que para filmar a bebe as vezes vai telemóvel em vez de máquina de filmar. Obrg
        Jorge | 11 Jun 2014 às 00:38
        0 0 Avalie o comentário
        Quanto ao real racing 3 continua a não ser compatível, e o dead triguer 2 fica um pouco lento.
        Jorge | 11 Jun 2014 às 13:35
        0 0 Avalie o comentário
        Boas. Relativamente ao real racing 3 pena não estar disponível por falta de compatibilidade! O dead triguer 2 fica um pouco lento para um Quadcore.
        O que noto de mau é a gravação de vídeo ! Existe algum programa complementar ou quais as melhores definições

    • é facil, é só fazer o download (real racing 3 apk) no computador e passar para o wiko e instalar, foi assim que eu fiz e está 5 estrelas, funciona bem, mesmo para jogar online

  7. Tantas avarias em tão poucos exemplos. Inacreditável, tantos “freezes” e tantos “erros” será da Wiko ou do Android? Tenho muita experiência com Symbian, iOS e Windows e nunca me encravaram !!! Com estes comentários prefiro me manter longe dos Android.

    • Olá Fernando,
      Não entendo qual a sua insatisfação com os smartphones Android. Assim como o Fernando, eu também estou habituado aos vários sistemas operativos que nomeou, e no entanto, não tenho razão de queixa com o sistema operativo Android, pelo contrário, só tenho bem a dizer 😉
      Cumprimentos.
      Rui Silva

  8. Adquiri um wiko cink five recentemente. ainda estou a explorar mas há uma situação que ainda não consegui alterar. Quando recebo uma sms ela fica visível no ecra como se estivesse aberta. há alguma forma de isso não acontecer?

  9. Olá, sou um feliz proprietario de um wiko cink peax2. O equipamento funciona bem excepto o gps que me da uma posição um pouco atrasa relativamente à realidade, mesmo com o siztema de dados ligado. Será que me poderia ajudar a resolver o problema? Obrigado

  10. Boa tarde,
    Tenho o mesmo problema com a câmara: umas vezes liga, outras não, diz-me que a galeria deixou de funcionar e nornalmente depois de reiniciar o telemóvel está tudo bem. Ultimamente é que não me deixa tirar fotos mesmo com a cãmara operacional, porque diz que não tenho memória apesar de ter.

      • Mas isso não faz sentido, considerando que o skype deve funcionar no telemovel… Foi comprado para ser usado sem limitações desse tipo.
        O meu já foi para a fábrica, estou para ver como volta…

        • Olá Catarina, acho que de nada vai resolver, porém fez bem em enviar o seu Wiko para a fábrica. Depois, por favor, agradecia que colocasse aqui um comentário de como ficou e o que lhe foi dito. Cumprimentos

          • De facto não houve solução para o problema, depois de um mês na fábrica a marca deu-me um equipamento novo sem grandes explicações sobre o problema…
            Cumprimentos

        • Tens toda a razão, também fico furioso de não poder usar o skype. Comprei o telefone, e aconteceu-me isso, troquei por outro novo e voltou a acontecer, desde que desinstalei o skype nunca mais deu nenhum problema. É ridiculo mas deve ser um defeito do hardware da Wiko, não há fábrica que resolva isso… lol

  11. Tenho o CINK PEAX 2 e tenho precisamente o mesmo problema! Já desentalei uma serie de aplicações e não consigo identificar o que está a causar esta anomalia. A aplicação CTT também bloqueia de forma inesperada! Só reiniciando é que tudo fica a funcionar mas apenas algumas horas, depois volta outra vez…

  12. Comprei este telemóvel e estou satisfeita no geral! Mas a máquina fotografica bloqueia de forma recorrente, só voltando a funcionar depois de reiniciar o aparelho 🙁 parece-me que vou ter que ir à loja para mostrar isto. Alguém tem alguma sugestão?

    Ps: Optimo artigo!

    • Ola catarina, aconteceu o mesmo comigo. Repus os padroes de fabrica e normalizou a situacao, provavelmente causada por a instalacao de alguma aplicacao. Se o problema persistir e melhor reclamar.

  13. Comprei um WIKO PEAX na Pixmania-pro ainda nao fez um ano, e está com problemas no ecrã. Por vezes nao reconhece os dedos, outras vezes começa a trabalhar sozinho…. Já contactei a WIKO portugal, mas nao me dá garantia. Tenho de contactar a WIKO frança!!! Enfim…

    • Olá Fernando,
      Aqui no i-Técnico, não vamos tratar nada disso, como é óbvio 🙂 No entanto sugiro que se desloque à Pixmania e insista (água mole em pedra dura, tanto bate até que fura), ou então que contacte diretamente a sede da Wiko em Marselha (França).

      • Pois existe muita confusão entre as memórias, mas óh Sr. Afonso esse tipo de comentários deveria ser feito em privado! Que tal sim, dar os parabéns ao nosso amigo Rui Silva, que teve o esforço de comprar o equipamento e escrever um artigo com os meios que ele dispõe?
        Comentários desses nem deveriam ser aceitos, mas para boa politicagem é claro que o Rui aceitou, porém acho que deveriam ser mais “simpáticos” e parabenizar o esforço do Rui, em criar este blogue e mantê-lo vivo.
        Eu própria confesso que não é fácil manter um blogue, já tive um há uns anos atrás (quando eu não tinha para fazer a não ser agarrar-me aos estudos).

        Rui, em relação ao teu trabalho, o artigo está excelente. Ignora essas pessoas e continua em frente. Deixa-me dizer-te também que todo o blogue em si está óptimo. Eu sou fã dele há já uns tempos.

        Gostei dessa tua divulgação do smartphone Wiko. Cá, em Portugal, ainda não está muito conhecida essa marca, mas o certo é que são grandes telemóveis a preços médios.

        Rui, mais uma vez, meus parabéns pelo artigo. Boa continuação. Beijinho. Joana.

  14. Oi,

    é um ótimo aparelho, sem duvida. vcs conseguiram comprar capinha para ele? Não acho em nenhum lugar. Outra coisa que não sei se é problema de configuração, é que depois de uma ou duas vezes que utilizo um wifi com roteador, ele pára de conectar no mesmo. Mostra ligado, mas não navega. Só consegui arrumar isto, voltando as configurações de fábrica. Mas não gostaria de fazer isso de novo, pois perco todos os aplicativos, mensagens etc. Alguém me dá um help?

    • Olá Camila, em relação à capa encontrará na loja online Octilus que neste momento não se encontra disponível, mas poderá adquirir na FNAC por 13,99€. No que diz respeito ao problema apresentado, as configurações que tem atualmente poderão ser salvas usando aplicativos de backup (cópias de segurança) que poderá encontrar no Play.

  15. olá boa noite.adquiri ontem um destes.hoje ao efetuar chamadas verifiquei que ouve se um zunido quando está a chamar e em conversação (como quando estamos ao pé de uma tv com som alto e faz interferência). Será defeito ou tenho que configurar algo no som, que até agora não encontrei como?de resto tou contente com o aparelho.
    obrigada, cumprimentos
    Patrícia Guerreiro

    • Olá Patrícia.

      Em primeiro lugar, agradeço o seu comentário e peço que vá ao Facebook fazer um like na nossa página clicando aqui.
      Em segundo lugar, em relação a esse zunido, uma vez que o smartphone em questão ainda se encontra na garantia, o melhor será deslocar-se à loja onde o adquiriu e participar a avaria. Em princípio deverá ser enviado para a garantia. Se pretender, também poderá deixar uma mensagem na página oficial da Wiko, no Facebook, clicando aqui.
      Cumprimentos,
      Rui Silva

  16. Boas Rui, boa analise !
    Comprei este modelo há coisa de 1 mês , de fato, na relação qualidade/preço está muito acima dos já conhecidos ..
    Extremamente rápido, bastante funcional e em questão de dual-sim.. Bom, “encosta” os samsungs duo e afins a um canto, sem margem para dúvidas !
    Comprei-o principalmente pela funcionalidade de dual-sim e fiquei/estou extremamente contente com a máquina.
    Há uns dias, a máquina fez freeze e não havia maneira de o ligar, assim que o consegui pus “Repor valores de fábrica” e nunca mais aconteceu.
    Segundo sei, o sistema Android tem muito destas situações de freeze nas máquinas, daí não me ter alarmado .
    Em suma, aconselho vivamente
    Cumprimentos.

    • Desde já agradeço seu comentário, sim de facto é um excelente telemóvel. Quanto ao que aconteceu ao seu, eu posso dizer que isso ainda não aconteceu comigo (ainda bem 😉 ).

      Só notei um pequeno defeito (mas isso é em qualquer telemóvel Android dual-SIM), a gestão das chamadas tem de ser melhorada, e existem programas que são feitos ainda só para telemóveis com apenas um cartão.

      Já agora, termino por pedir-lhe que vá à nossa página de Facebook clicando aqui e faça um like 😉

  17. Ola boa tarde,
    Possuo um equipamento destes e posso afirmar que ao nível de performance está muito bom, mas já detectei que o gps deixa a desejar. De forma geral, bom equilibro na relação preço/qualidade

  18. Olá, comprei hoje um na phone house por 150€
    Da optimos mas com a campanha “Desbloqueados”
    Ainda nao deu para ver nada dele a nao ser que meti o cartao sd de 16 gb sem desligar o equipamento e foi a baixo
    Voltei a ligar o terminal e comecei a sentir mini choques na mao, que vinham perto da zona da camera traseira
    E a bateria de repente ficou me na reserva
    Desligo o aparelho e vejo o cartao sd queimado e com cheio a queimado vindo do cartao
    Sei que nao é aconselhado fazelo com o telemóvel em funcionamento mas nunca me tinha acontecido tal

  19. Boa malha! Rui, a análise é excelente. Sou técnico de informática e já dei comigo a dar assistências remotas através deste smartphone. É muito bom, resistente, rápido e tudo mais. Gosto de ir testando novas apps e este smartphone decididamente é muito rápido mesmo com um SD de 32GB.
    Aconselho-o vivamente a quem quiser ter uma boa experiência com um smartphone Android.
    Parabéns Rui!

  20. Sim há possibilidade de descarregar mapas para utilização em offline. O Google Maps já faz isso.

    PS: Rui o teu artigo está o máximo! Parabéns! Eu também adquiri um e não estou nada arrependido.

    Por vezes mais vale irmos analisarmos o mercado e procurar telemóveis/smartphones low cost que valem tanto ou mais do que aqueles que conhecemos (da Samsung por exemplo).

    Repare-se que estes telemóveis não são tão conhecidos apenas por falta de divulgação (meios publicitários como a Samsung, iPhone entre outros).

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.