Android 9 Pie: é a nova versão do sistema operativo da Google

Todos os anos, a empresa Google lança uma nova versão do seu sistema operativo. O mais recente é o Android Pie e é a versão 9.

Venha neste artigo conhecer o Android Pie.

Android 9.0 Pie

No início do mês de Agosto de 2018, a empresa Google lançou a nova versão do seu sistema operativo. Chama-se Android P! A letra P refere-se a Pie, que significa em português “torta”. É a versão 9 do Android.

Esta versão promete adaptar-se cada vez mais à vida dos utilizadores e à maneira de como gosta usar o telefone. De acordo com Sameer Samat, VP de gestão (gerenciamento) de produtos Android e Google Play, o Android 9 tem como objectivo tornar o smartphone ainda mais inteligente. Para isso o seu smartphone irá aprender consigo (com você) para adaptar-se aos seus padrões de uso.

Android Pie e a Inteligência Artificial (IA)

O Android 9 conta com recursos novos como Adaptive Battery (bateria adaptativa), uma melhor gestão (gerenciamento) da bateria que irá dar prioridade às aplicações que mais utiliza, e o Adaptive Brightness (brilho adaptativo), que leva o brilho automático ao próximo nível. Este controlo de brilho irá ser gerido pelo sistema operativo de forma automática para atender às preferência pessoais do utilizador.

Tudo isso seria impossível sem a inteligência artificial (IA). Muitos outros recursos recorrerão à IA, como o Slices, um dos aprimoramentos que permite aos desenvolvedores entregar acções úteis para o aplicativo.

Ecrã (Tela) de bloqueio mais poderoso

No Android 9, o ecrã ou tela de bloqueio do Android mostrará mais informações, além do tempo, como por exemplo eventos da agenda. Logo, com apenas um toque, você irá ver se tem algum compromisso.

Bluetooth melhorado

No Android 8.0 Oreo era possível conectar-se a duas colunas (caixas) de som com Bluetooth. Agora, com o Android 9 Pie, aumentou-se a fasquia. É possível ligar até 5 colunas de som.

Leia mais:  Android: Vamos aprender a desinstalar aplicações

O Android 9 irá lembrar também do nível de som de cada coluna.

Outras novidades

Poderá consultar outras novidades, directamente no blog da Google, clicando aqui.

Quando vai ser distribuído?

A distribuição, via OTA (Over-the-air), começou logo assim que o Android 9 Pie foi anunciado. Os primeiros smartphones a receberem foram os Pixels. Quanto aos restantes smartphones, tudo dependerá das respectivas marcas.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.