Android: Como evitar grandes consumos de bateria?

Por maior que seja a autonomia da bateria, é sempre complicado geri-la e conseguir aqueles valores anunciados pela marca do seu Android.

Veja neste artigo os nossos conselhos para que a bateria do seu smartphone ou tablet Android tenha uma maior autonomia.

Android - Bateria fraca

É comum ouvir dizer após algum tempo que o seu smartphone Android está sem capacidade de autonomia. 

Lembre-se que quanto mais apps você tiver no seu Android, maior será o consumo de bateria e menor a autonomia. Para entender melhor, leia o nosso artigo onde explicámos as diferenças entre um telemóvel (celular) e um smartphone, clicando aqui.

Dada a grande variedade de smartphones e tablets Android e a quantidade de versões Android, você terá de ver no seu dispositivo como é que você pode executar essas dicas que apresentamos de seguida.

App do Facebook

Porque começamos com o app do Facebook? Ele é o maior responsável pelo consumo exagerado de bateria. Está sempre a actualizar o feed de notícias e a procurar se tem ou não conexão com a Internet via Wi-Fi ou via dados móveis para o fazer.

Lembre-se que esse app pode ser facilmente substituído pelo uso de navegador. Desinstale o app e comece a navegar no Facebook directamente no navegador.

Desactivar Wi-Fi e dados móveis

Se você desligar logo os dados móveis ou o Wi-Fi assim que acabar de navegar, poderá aumentar a duração da bateria do seu Android.

Embora se saiba que existem pessoas que necessitam ter sempre o Android ligado à Internet, o facto é que a maioria das pessoas esquece-se de desligar o Wi-Fi e os dados móveis. Mesmo com o ecrã em stand-by, qualquer app que requeira ligação à Internet para ser actualizada com alguma frequência, irá fazê-lo. Como exemplo, temos os apps de meteorologia. Além disso, tudo o que está ligado à Internet vai ficar sempre a funcionar, se os dados móveis e Wi-Fi se mantiverem ligados.

Leia mais:  Análise: WiKO Cink Peax 2 - Um Android quad-core de 4,5'' a menos de 170 €!

Desactivar o 4G

A rede móvel 4G consome muita bateria, mas muita mesmo. Por isso é conveniente desligá-la e passar para 3G.

Desactivar o GPS

Desactivar o GPS também é uma boa prática, para se conseguir uma maior autonomia da bateria do Android.

Uso de widgets e dados em 2.º plano

Os widgets que requerem ligação à Internet também são uns dos responsáveis para o consumo de bateria. Os apps que funcionam em 2.º plano são por exemplo o Facebook, pois ele está sempre a funcionar, mesmo que você não esteja a usá-lo. 

Saiba quais são, identifique-os e desactive-os.

Desactivar actualizações automáticas do Google Play

Por norma o Google Play actualiza sempre todos os apps que você instalar. Vá ao Google Play e desactive as actualizações automáticas dos apps.

Luz no ecrã (tela)

Quanto mais luz (luminosidade) tiver o ecrã (tela) do seu Android, mais bateria vai ser consumida. Procure usar a luminosidade no modo automático. Vá às definições (em Português do Brasil “Configurações”) do Android e veja onde se controla a luz do ecrã (tela).

E pronto, esperamos que essas dicas possam fazer com que a bateria do seu Android dure mais um pouco.

E você, o que é que você costuma fazer quando está a ficar quase sem bateria no Android? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.