Android: O que é que você pode fazer com um Smartphone?

Você já parou para pensar o que você pode realmente fazer com um smartphone Android?

Venha conferir a lista de coisas que você pode fazer com o seu smartphone.

funcoes-do-smartphone-Android

Os smartphones Android vieram revolucionar o nosso dia-a-dia. Trazem muitas funcionalidades que, por vezes, são esquecidas, ignoradas ou desconhecidas. Vamos ver então o que é que você que adquiriu ou pretende adquirir um smartphone Android, pode ou poderá fazer com ele.

A seguinte lista contém as principais funcionalidades que o seu smartphone Android traz de fábrica.

Lanterna

Todo e qualquer smartphone tem uma lanterna e quando não tem uma aplicação nativa, ou seja, que já vem com o próprio smartphone, o utilizador poderá obter vários aplicativos no mercado das aplicações da Google.

Calculadora

Você costuma fazer contas? Então saiba que o seu smartphone Android tem uma calculadora nativa. Poderá usá-la sempre para fazer contas. A calculadora que vem no Android tem a possibilidade de passar de uma calculadora “simples” para uma calculadora científica.

Existem outras calculadoras para Android no Google Play que também são muito boas.

Despertador

Você que antes acordava aquele barulhinho chato que incomodava, agora já pode usar o seu smartphone Android e personalizar o seu despertador, com uma música ao seu gosto.

Rádio FM / AM

Você gosta de ouvir rádio? Então saiba que existem aplicações que permite o utilizador ouvir as suas rádios preferidas, pois actualmente a maioria das rádios já transmitem a sua emissão via Internet, usando o streaming.

Vale lembrar que é aconselhado usar o Wi-Fi para essas aplicações, para uma melhor transmissão e poupar algum dinheiro, se tiver um plano de Internet móvel muito limitado.

Walkman / Discman

Quem é que se lembra dos Walkman? Eram aqueles leitores portáteis de cassetes áudio, que trazíamos com auscultadores (fones). Mais tarde, com o aparecimento dos CD’s, deram lugar aos Discman (leitores portáteis de CD’s). Ambos usavam pilhas.

Leia mais:  Messenger: Já conhece as novidades na versão para Android?

Agora com o aparecimento dos ficheiros (arquivos) comprimidos de música, mais conhecidos por MP3 (atenção, pois existem outros formatos), ficou mais fácil ouvir música com o smartphone (celular).

Máquina fotográfica

Antigamente, havia pouca gente com as máquinas fotográficas, e os que tinham nem sempre estavam com ela à mão. Também havia o problema dos preços que podia ser a dificuldade maior, neste sentido, quem usava mais as máquinas fotográficas eram os fotógrafos. Porém, agora todos os que têm um smartphone Android (ou não) já podem tirar fotografias. Até os mais simples telemóveis (celulares) já trazem a sua máquina fotográfica! Por isso, você já não tem desculpa para não tirar fotografias.

Se o seu smartphone Android tiver câmara frontal, você pode também usá-la para tirar fotografia de si mesmo (a essas fotografias chamamos selfies) ou pode também usá-la como espelho.

Máquina de filmar ou câmara de filmar

Quantas vezes você quis filmar aquele acontecimento único da sua vida e não pôde? Pois, antigamente, este material era muito caro. Agora ficou mais fácil filmar qualquer momento das vossas vidas com os smartphones (celulares) Android. Vale recordar que os telemóveis (celulares) mais simples, na sua grande maioria, também já trazem da sua câmara (câmera) para filmar.

Gravador

Se você estudou nos anos 90, talvez lhe fizesse jeito ter um gravador para ir gravando as aulas e assim poder estudar melhor em casa. Os gravadores eram também muito caros e por isso pouca gente comprava. Era mais usado por jornalistas ou outros profissionais.

Agora, com os smartphones você já pode gravar toda e qualquer conversa.

Funções do smartphone Android

Jogos Videogame

Quando não tínhamos mais nada que fazer, para passar tempo, lá íamos buscar o nosso Game Boy ou outros joguinhos electrónicos portáteis. A Nokia começou a colocar os jogos (Snake e outros) nos seus telefones nos anos 90, mas com o smartphone Android, você também já tem inúmeros jogos no Google Play. Alguns jogos são quase tão bons como os que podemos encontrar em versão para computador.

Leia mais:  Android: Envie mensagens de ano novo!

Livros / Revistas

Embora ler um livro é um prazer incomparável, que muitos continuam a conservar, uma verdade é que os smartphones Android também já estão equipados para ler ficheiros (arquivos) com vários formatos (PDF, epub, etc.). Sabendo que também já existem muitos livros nesses formatos digitais, você poderá começar a ler nos smartphones. Muitas revistas já se encontram com a sua aplicação (app) para Android no Google Play.

Bloco de notas

Existem várias aplicações no Google Play que dão para substituir o bloquinho que você usa para tirar notas. Alguns smartphones da Samsung trazem já a sua Pen (caneta) e permitem escrever directamente na tela, como se fosse mesmo um papel. Usando essa Pen (caneta) poderá apontar, a qualquer momento, um número de telefone, um e-mail de alguém ou até poderá escrever a sua lista de compras.

Agenda

Quem costumava andar com uma agenda, para marcar os seus compromissos, poderá também passar a usar o seu smartphone Android e marcar lá os seus compromissos. Com a ferramenta “Calendário” que já vem em qualquer smartphone, você já pode usá-la e registar lá as suas reuniões, datas de aniversários, encontros, etc., definindo lembretes para que o seu novo assistente o recorde.

Scanner

Você sabia que pode usar a câmara do seu smartphone como scanner para digitalizar documentos? Existem duas aplicações que sugerimos e funcionam perfeitamente bem. São elas: o CamScanner e a da Microsoft, Office Lens. Sinta-se à vontade para experimentá-las.

GPS

Os aparelhos GPS eram mais usados por taxistas ou por todos aqueles que andam na estrada diariamente (motoristas, vendedores, etc.). Com o aparecimento do GPS nos smartphones, qualquer pessoa que tenha um Android (ou outro), poderá usá-lo como GPS, instalando para esse efeito uma aplicação. No Google Play, existem aos montes, umas pagas e outras gratuitas.

Leia mais:  Google Play Protect: a nova ferramenta de segurança em Android

Desta forma, você já não tem nenhuma razão para se perder! Mas cuidado, nem sempre o GPS está certo. Além disso, se você usar muito o GPS, irá sentir uma quebra na autonomia da sua bateria, pois o GPS consome mais bateria quando estiver ligado.

Mapas

Existe uma aplicação que se chama Maps em todo o smartphone Android. É a adaptação do site Google Maps, para dispositivos móveis da Google. Com ele, você pode consultar todos os mapas do mundo, localizar-se e ainda traçar rotas, para enviá-las para o seu aplicativo do GPS.

Browsers (navegadores)

Você precisa de abrir um site? O seu smartphone Android tem o Chrome instalado. Pode usá-lo! Aproveite e comece a visitar o nosso site no seu smartphone (celular) Android. O site “i-Técnico” está, de acordo com as exigências da Google (e Bing), adaptado a dispositivos móveis.

Você já usou alguma dessas aplicações? Há quem diga que os smartphones Android vieram para substituir o computador. Concorda com isso? Deixe-nos a sua opinião nos comentários.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.