Android: Pense na sua privacidade e desactive algumas funções!

Adquiriu um smartphone Android? Está disposto a colocar em jogo a sua privacidade e a sua vida?

Ja-pensou-na-sua-privacidade

Actualmente qualquer smartphone Android dispõe de câmara fotográfica com fotografias em que podem ser geolocalizadas e são todos equipados com GPS ou sistema de posicionamento global (do inglês global positioning system). Quando usados com cartão SIM (chip) podem ter acesso a Internet móvel ou então ligar-se a uma rede wireless (sem fios ou Wi-Fi).

Tudo isso permite fazer com que possamos tirar fotografias com a localização exacta de onde elas foram tiradas, registar a nossa posição geográfica e ainda enviar para contactos nossos através de Internet ou publicar em redes sociais.

Para os amantes de desporto (esporte) ao ar livre, existem ainda aplicações como o Endomondo, RunKeeper, Nike Running+, entre outras que permitem registar as trilhas, os treinos e as perfomances.

Usando outras aplicações, também é possível “desenhar” um trajecto da localização do seu smartphone Android até tal ponto, por exemplo, encontra-se em Lisboa e pretende ir para um ponto qualquer da cidade do Porto. Uma aplicação que permite fazer isso é a nativa Maps com o Navigator que já vêm por defeito no sistema Android, mas existem outras como “Navegação GPS e Mapas Sygic”, “Waze social GPS Maps & Traffic”, entre outras.

Tudo isso é muito bom, enquanto a sua segurança não for comprometida, por isso para evitar problemas, segue-se uma lista de conselhos.

Desactive a função “localização” da câmara fotográfica.

Imagine que está a 50 km de casa, tirando umas fotografias da paisagem e está a colocá-las nas redes sociais. Com esses dados é possível identificar o local exacto onde essas fotografias foram tiradas.

Leia mais:  Android: A aplicação Facebook pode aceder às SMS

Para isso, deverá ir às definições da sua câmara fotográfica e verificar se a etiqueta de localização está desligada.

etiqueta-de-localizacao-camara-android

Não publique os seus treinos imediatamente.

Publicar os seus treinos (treinamentos) nas redes sociais pode dar problemas, pois imagine se essas informações caem em mãos erradas, os larápios poderão obter várias informações através desses registos e preparar uma “surpresa” desagradável quando você chegar a casa ou mesmo se estiver treinando, esperando por si em um local por onde costuma passar, isso se tiver trajectos habituais.

endomondo-fatima

Não publique fotografias de passeios enquanto estiver fora de casa.

Eu tenho reparado que as pessoas costumam postar fotografias de passeios, férias e até locais de trabalho (quando vão para o exterior), em tempo real. De uma certa forma, é lindo, até que não caia em mãos erradas.

Por mais que a paisagem (por exemplo um pôr-do-sol) seja linda e que queira mostrar através do Facebook ou de uma outra rede social para os seus familiares… ou até para o público, pense antes de publicar!

Os ladrões irão certamente agradecer ao saber que não se encontra ninguém em casa e aproveitarão a sua ausência para cuidar do vosso lar!

ciclista-por-do-sol

Desactive a localização no Facebook Messenger.

Nós já falámos aqui como fazer isso (clique aqui para ver). É importante manter alguma confidencialidade da nossa localização, pelas mesmas razões anteriores.

facebook-messenger-localizacao-003

A Google guarda as nossas localizações.

Lembra-se onde esteve dia 5 de Fevereiro deste ano? Não se lembra, mas a Google lembra-se! Sempre que nos movimentamos, a Google monitoriza as localizações do nosso smartphone (celular) e guarda-os no site “Histórico de localizações“.

Claro que isso só acontecerá se aceitar em fornecer a sua localização à Google. Essa configuração é feita na primeira utilização do seu smartphone, mas também poderá ser controlada posteriormente (ver aqui).

Leia mais:  Você quer divertir-se? Jogue Pac-Man no Google Maps!

historico-de-localizacoes-google

Aplicações pouco confiáveis

Costuma instalar várias aplicações? Então o melhor é ver que permissões que lhe é pedido ao instalar a aplicação. Geralmente se for uma aplicação que serve para comunicar com os seus contactos, irá necessitar ter acesso aos seus contactos, se a aplicação serve para tirar fotografias, poderá ter acesso à sua galeria de fotos. Enquanto não seja verificado pela Google, podem existir “anomalias” na aplicação, para que os cybercriminosos (criminosos da Internet) possam explorar essas falhas de segurança com intenção de modificar, roubar e utilizar esses dados com finalidades maliciosas.

O último caso reportado aqui no “i-Técnico” remonta há algumas semanas em que foram identificadas 3 app’s infectadas (ver aqui).

Artigo relacionado:

Dados pessoais

Pelo que eu tenho visto, hoje em dia, as pessoas guardam tudo no seu smartphone (celular) como se este fosse a sua secretária ambulante. De senhas ou passwords a códigos de cartões de banco, de aniversários a mensagens “secretas” com o seu amor, é tudo guardado no smartphone.

Lembre-se que se perder o seu smartphone poderá estar a expor a sua vida a alguém que fique com ele.

Para finalizar, deixamos a seguinte pergunta: já pensou na sua privacidade e nos dados que tem no seu smartphone Android?

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

2 Comentários para: “Android: Pense na sua privacidade e desactive algumas funções!

  1. Sim, por acaso já reparei nisso, desde que estou a ler os vossos artigos.

    É uma pena que isso aconteça, pois por mim o melhor que anda no mercado é sem dúvida o Android, mas como em tudo existe essa rivalidade entre a Apple e o Android.

    O Android só peca na diversidade de dispositivos e de programas. Mas é isso que o faz crescer.

    Quanto à privacidade, é normal que isso aconteça hoje em dia, pois se nem em nossa própria casa já temos privacidade…

    De resto o artigo está mesmo bom e serve de alerta para as pessoas menos entendidas e para os nossos jovens bem como para os pais ”desprevenidos” ou menos atentos à tecnologia e ao seu avanço. Este artigo é sem a menor dúvida, a imagem do site, pois reflete um excelente trabalho.

    Boa continuação.
    Ana.

    • Sem sombra de dúvidas, concordo perfeitamente com a Ana, isto é mesmo um artigo muito esclarecedor.

      Eu farto-me de aconselhar e chamar à atenção os meus amigos para alguns pontos aqui referidos, como por exemplo, a publicação dos seus treinos ou fotos em férias. Façam isso quando chegarem em casa! Estás de férias? Então curte as férias, goza e esquece as redes sociais. Chegas em casa, seleccionas as fotos, tranquilamente e publicas para quem tu quiseres. Tão simples como isso.

      Parabéns Rui, pelo artigo. Gostei mesmo. Vou fazer questão de partilhar este artigo por todos os meus amigos.

      Um beijo.
      Sandra.

Deixe um comentário.