Android: Vírus no smartphone ou tablet? Saiba o que fazer.

O seu smartphone Android parece estar lento? Cuidado! Poderá ser vírus.

Sim, é verdade. Assim como acontece com o Windows, o sistema operativo Android também pode apanhar vírus. Saiba neste artigo o que fazer em caso de vírus.

Virus Android

Quando um vírus invade o smartphone, este começa a ficar lento, poderá apresentar janelas de browsers (navegadores) de links abertos sem o conhecimento do utilizador, entre outros sintomas.

Se o seu smartphone apresentar alguma anomalia no software fique atento, pois poderá estar infectado com vírus. Isso também poderá acontecer com tablets.

Como saber se o Android tem vírus?

Sendo um sistema operativo (ver aqui o que é sistema operativo), o Android poderá permitir a intrusão de vírus na máquina onde está instalado. Geralmente, isso acontece quando o utilizador é inexperiente, mas também poderá acontecer a qualquer outro utilizador. E, por isso deixamos aqui algumas dicas de como saber se o seu Android está ou não com vírus.

  • Apps

As apps encontradas fora do Google Play e outras lojas confiáveis de apps (APK) podem ter vírus.

Recomenda-se que instale apenas aplicações de lojas confiáveis como a Samsung ou Amazon AppStore e claro, o Play Store.

  • Anexos baixados

Você costuma abrir os seus e-mails no Android e todos os anexos que vêm nesses e-mails?

Abrir anexos sem saber propriamente se estão ou não infectados com vírus, pode ser uma porta aberta para que o seu smartphone fique vulnerável e deixe uma porta aberta para os hackers.

Assim como acontece com o Windows, é necessário saber quem são os remetentes dos e-mails que você recebe e se são mesmo seguros. Nada melhor que aguardar e abrir os anexos num computador (PC).

  • Bateria com aquecimento elevado

Se a sua bateria está com elevado aquecimento, mais do que o habitual, poderá significar que o seu smartphone está com demasiado processos abertos, ou seja, uma maior actividade do que a normal. Isso poderá ser sinal de que o seu aparelho está infectado.

  • Lentidão

O seu smartphone apresenta alguma lentidão? Geralmente, acompanhando o aquecimento elevado da bateria, o smartphone poderá também começar a ficar lento, por exemplo, para atender chamadas, ou para alternar entre apps abertas.

  • Definições ou configurações

As definições ou configurações do seu aparelho poderão ser modificadas de maneira brusca, por exemplo, mudança de imagem de ecrã (tela), supressão ou instalação de várias aplicações desconhecidas.

  • Alteração de palavras-passe (senhas)

Se você notar que alguma conta sofreu uma alteração de palavra-passe (senha), sem o seu conhecimento, talvez o seu smartphone esteja com vírus.

  • Sites

Existem sites com conteúdo malicioso, ou seja, que se fazem passar por outros sites só para instalar vírus no smartphone ou tablet.

Fique atento e não clique em qualquer coisa que esteja nos sites, principalmente em Ads (anúncios publicitários).

  • Outros sinais indirectos

Ainda existem alguns sinais indirectos que mostram que o seu smartphone foi alvo de um ataque de pirataria, como por exemplo chamadas desconhecidas ou com custos elevados.

Consulte sempre que possível um resumo detalhado das suas comunicações (chamadas efectuadas e mensagens enviadas) directamente na sua operadora.

Se suspeitar de ligações que você não tenha feito, então significa que você tem o seu smartphone com vírus.

Quais os riscos de ter vírus no Android?

Não existem grandes riscos propriamente ditos, porém se você tiver vírus no seu aparelho, os seus dados poderão ficar acessíveis às mãos alheias. As suas fotos, contactos pessoais, e-mails, entre outros dados, poderão ser descobertos e roubados pelos hackers.

Em suma, o seu smartphone poderá estar à mercê de outra pessoa, sem que você saiba.

O que fazer em caso de vírus no Android?

Veja estes pequenos passos que talvez poderão ajudar a eliminar esse vírus. Para isso, recomenda-se que execute este despiste em Modo de segurança ou Modo seguro (em inglês “Safe Mode“). Pois, assim as aplicações que foram instaladas não serão executadas.

Caso não se sinta à vontade, peça ajuda a um técnico de smartphones ou de Informática.

Passo # 1

O primeiro passo é sem dúvidas verificar as Definições ou Configurações do Android e ver se existe maior consumo de dados.

Por exemplo, se você encontrar alguma aplicação desconhecida que esteja a consumir mais dados do que o normal, talvez ela esteja a estabelecer a ponte entre o hacker e o seu aparelho.

Passo # 2

Ainda nas Definições ou Configurações, veja agora as aplicações que se encontram instaladas no Gestor ou Gerenciador de aplicações.

Deverá ter especial atenção para as aplicações que você desconhece. Procure depois pelos detalhes sobre as aplicações e repare nas permissões, por exemplo, uma aplicação que tira fotos, não precisará necessariamente ter acesso aos seus contactos e SMS. Desinstale-as se forem inúteis.

Passo # 3

Está na hora de mudar as palavras-passe (senhas)!

Troque todas as palavras-passe (senhas) que estejam no seu Android: conta Google, Gmail, contas de e-mail, etc.

Lembre-se de executar este passo unicamente depois de ter verificado os dois passos anteriores, pois se a aplicação continuar no seu Android, de nada valerá a substituição de palavras-passe (senhas).

Passo # 4

Se nenhuma aplicação maliciosa parece estar na origem da preocupação, então o vírus deve ter aparecido na navegação em websites na Internet. Se esse for o seu caso, deverá tomar consciência dos riscos e também se aconselha a troca de palavras-passe (senhas) e que fique mais alerta no futuro.

Passo # 5

Se mesmo assim você estiver a desconfiar que o vírus permanece no seu aparelho, poderá sempre optar por fazer um restauro de fábrica, ou seja, formatar o Android.

Para executar esse passo, recomenda-se que faça backups dos seus dados (fotos, documentos, etc.) para o seu computador (PC).

Se eventualmente quiser, você poderá optar por instalar um antivírus disponível no Play Store (clique aqui). E lembre-se que, hoje em dia, qualquer smartphone Android pode fazer quase tudo o que faz um computador (PC). Por isso, olhos bem atentos com a vossa navegação!

E você, já teve algum problema com vírus no seu smartphone ou tablet Android? Deixe-nos o seu comentário.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.