Redes: Como descobrir o endereço IP do router?

Você tem um router e quer configurá-lo? O primeiro passo é descobrir o endereço IP do router.

Neste artigo você vai aprender a descobrir o endereço de qualquer router desde que você esteja conectado à rede, por cabo ou por wireless.

Como descobrir o Endereço IP do router?

Sabendo que no mercado, existe uma grande variedade de marcas e modelos de routers, é difícil para o técnico de Informática e qualquer pessoa que esteja relacionada com a Informática, lembrar-se do endereço IP da página de configuração de todos os routers.

Sendo assim, existe um comando que a partir do computador com Windows (não necessariamente o 10, pois funciona com versões anteriores) permite descobrir o endereço de IP do router ao qual o computador está ligado.

Este comando, que se chama ipconfig, tem de ser executado a partir da linha de comandos do Windows que já falámos aqui.

O que é o comando ipconfig?

De acordo com o TechNet, o comando Ipconfig exibe todos os valores de configuração de rede TCP/IP. Actualiza as configurações de protocolo de configuração dinâmica de Host (DHCP) e Domain Name System (DNS). Usado sem parâmetros, o ipconfig exibe os endereços do protocolo Internet versão 4 (IPv4) e IPv6, máscara de subnet, e o default gateway para todos os adaptadores.

Onde está a informação que nos interessa?

A informação que nos interessa é o default gateway, pois é esse o endereço de IP do router.

Vamos à prática.

Abra a linha de comandos (veja aqui como abrir), digite o comando ipconfig e carregue na tecla <Enter>.

Como descobrir endereço de IPA partir deste momento que você já conhece o endereço de IP da página do seu router, você poderá abrir a página de configuração do seu router e começar a fazer uns pequenos ajustes, como por exemplo, criar redes Wi-Fi, mudar a palavra-passe (senha) de acesso ao seu Wi-Fi, entre outras configurações.

Leia mais:  PowerLine Communication: rede de dados na tomada

 

 

 

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site “i-Técnico – Informática Para Todos”.

Deixe um comentário.