Como visualizar um vídeo do Youtube protegido num site?

… sem fazer o que realmente querem?! Ou seja, sem fazer like (dar uma curtida ou um gosto).

Hoje em dia é comum ver vídeos do Youtube “bloqueados” em sites que pedem para fazer um like (dar uma curtida) no Facebook. Será que é mesmo necessário isso?

site-com-video-bloqueado_01

Bem, antes de mais nada, devemos começar pela origem disto. Então, porque é que os sites colocam esse plugin?

Sabendo que o Facebook é uma rede social que nos ajuda a divulgar conteúdos, este plugin ligado ao Facebook vai fazer com que a pessoa que esteja interessada em visualizar o vídeo, partilha no seu mural. Desta forma todos os seus contactos vão saber que essa pessoa visualizou esse vídeo, porque vai aparecer no feed de notícias a partilha do link da página onde está esse mesmo vídeo.

Assim esse site vai ganhando popularidade!

O mais simples para visualizar esse vídeo é fazer realmente o que o site quer, porém existem duas alternativas sem a instalação de qualquer plugin:

1ª – Solução óbvia

Uma vez que o vídeo foi retirado do Youtube, ele está lá! Certo? Então, que tal irmos à procura dele no Youtube? Esta é a tal solução óbvia que na maioria das vezes as pessoas nem se lembram. Pode ser chata e um pouco demorado, mas quem procura sempre encontra.

2ª – Solução

Esta solução permite encontrarmos directamente o vídeo no código-fonte dessa mesma página. Vamos usar aqui um site que utiliza esse plugin do WordPress, mas vamos ocultar o nome do site bem como o link do vídeo que foi partilhado, afim de proteger os dados “pessoais”.

Leia mais:  Chrome: aprenda a ver as estatísticas do seu blog WordPress...

Abrir o código fonte do site

Para isso, basta clicar do lado direito do rato (mouse) e seleccionar no Internet Explorer “Ver código-fonte” ou no Firefox “Ver código fonte da página” ou no Chrome “Ver fonte da página“.

site-com-video-bloqueado_02

Encontrar a linha de código do plugin

Nós vamos usar o Chrome, mas a partir daqui o que interessa é encontrar o código do vídeo do Youtube, para isso vamos procurar a palavra “Youtube”. A tecla de atalho é “Ctrl+F” (F do inglês, Find, que significa Procurar).

A linha de código deverá começar por:

<div class="youtubeblocker"......

Repara-se que nessa linha, além de existir o link do site também deverá existir a identificação do vídeo:

data-videoid=GcaYg0u6Q-k

A identificação do vídeo a seguir ao sinal = deverá ser seleccionada e copiada.

Abrir o site do Youtube

Com o site do Youtube aberto ou se preferir o link, aqui vos deixo (é só copiar e colar na barra de endereços do browser)

https://www.youtube.com/watch?v=

E agora é só acrescentar no fim do link a ID (identificação) do vídeo, colando o código que acabaram de copiar.

https://www.youtube.com/watch?v=GcaYg0u6Q-k

Os utilizadores do browser (navegador) Chrome poderão também recorrer à extensão disponibilizada na Chrome Store (clique aqui).

Muito simples, não é? Agora o leitor já ficou a saber como é que pode ver (assistir) um vídeo de um site em que lhe peçam para partilhar nas redes sociais, por defeito no Facebook.

O i-Técnico crê que brevemente esses sites vão deixar de “obrigar” os visitantes a terem de partilhar o que não querem. 

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

Deixe um comentário.