Controlo (ou controle) parental: O que é? Para que serve?

Quem tem filhos menores (crianças e adolescentes) em casa, o uso dos computadores, jogos de vídeo, etc. torna-se uma preocupação. Com o “controlo parental” (no Brasil, é “controle parental”), isso deixa de ser preocupante para os adultos (pais e educadores).

Neste artigo, iremos falar sobre um assunto, na maioria das vezes desconhecido por parte dos adultos, o “Controlo Parental“.

Controlo Parental

Hoje em dia, a maioria das famílias tem um computador em casa que é partilhado entre os vários membros da família: pai, mãe e filhos. Algumas famílias poderão ter um computador para cada membro.

Independentemente do caso, quando se trata dar um computador a um menor (criança ou adolescente), é necssário ter algum controlo no uso do computador. Essa supervisão deverá ser feita por um adulto, pai, mãe ou irmão mais velho.

O que é o “controlo parental”?

A funcionalidade “controlo parental” permite aos pais e educadores impedir que as crianças e adolescentes tenham acesso a conteúdo inadequado para a idade deles.

Onde existe o “controlo parental”?

O “controlo parental” encontra-se em todos os dispositivos que utilizamos, tais como computadores, tablets, smartphones, televisões (inteligentes ou Smart TV e não só), consolas de jogos (Xbox, PlayStation, etc.).

O Google dispõe de opções que permitem activar o “controlo parental“, por exemplo, no YouTube. Neste serviço, também existe uma versão para os mais novos que já falámos aqui, chama-se YouTube Kids (clique aqui para ver o artigo).

O que é o “controlo parental” no Windows 10?

Esta ideia já vem desde o Windows XP. Porém no Windows 10, ficou mais sofisticada.

No sistema operativo actual da Microsoft, você poderá definir as horas que o seu filho pode usar o computador e navegar com restrições de acessos a determinados sites, visualizar os sites que ele abriu, dar autorização em determinadas tarefas como comprar jogos, etc.

Leia mais:  Novo motor de busca da Yahoo e Facebook??

Nos próximos artigos, iremos explicar como activar e usar essa funcionalidade no Windows 10. Não perca!

E você, já conhecia a existência dessa funcionalidade? Deixe-nos o seu comentário.

 

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.