Desfragmentar um disco: O que é e para que serve?

Você já deve ter ouvido falar muitas vezes sobre desfragmentar o disco para deixar o computador mais rápido, mas nunca perguntou o que é e nem chegou a fazer o que lhe recomendaram. A partir de hoje, você vai descobrir o que significa isso e qual é a importância de ter um disco sempre desfragmentado.

Desfragmentar-o-que-e

Numa analogia à vida fora da informática, desfragmentar um disco é como arrumar uma grande sala ampla em que colocamos todos os objectos numa única parte da sala, para deixar o restante do espaço vazio.

A desfragmentação tem precisamente esse mesmo objectivo: deixar o espaço do disco não ocupado de um lado e o espaço ocupado do outro lado.

Vamos a um exemplo: você acabou de comprar o computador e nele vinha instalado o sistema operativo Windows com o Office, ao chegar a casa, instalou 2 programas e começou a trabalhar neles. Você verificou que o computador está bastante rápido, os programas fluem, e tudo corre às mil maravilhas.

Neste preciso momento, o disco do seu computador deverá ter esta aparência, conforme pode ver no seguinte infográfico:

Disco-desfragmentadoNesse infográfico, poderá ver que todo o espaço ocupado está de um lado e o espaço vazio (branco) está do outro lado.

Entretanto você começa a apagar ficheiros (arquivos), esvaziar a reciclagem (lixeira) e já se faz notar alguma lentidão no seu computador. Após isso, o seu disco poderá já ter esta aparência:

Disco fragmentadoVocê ignora essa pequena lentidão, continua a usar o seu computador e decide instalar um outro programa. Como o seu computador já tem esses espaços brancos, o Windows irá ocupar estes espaços, fragmentando assim ficheiros (arquivos). Com a quebra de ficheiros (arquivos), o seu disco poderá apresentar-se assim:

Instalacao-programa3-disco-desfragmentadoA partir deste momento, ao abrir programas, executar tarefas ou até na navegação pela Internet, o computador poderá apresentar uma maior lentidão.

Leia mais:  Google faz hoje 16 anos

Quando você  desfragmentar o disco, o seu computador poderá ficar novamente rápido, pois tudo ficará arrumado, o espaço vazio de um lado e o espaço ocupado do outro lado assim como estava quando o comprou, com uma diferença, agora terá o novo programa instalado.

Disco desfragmentado com programa 3 instaladoGeralmente é isso que acontece nos discos rígidos mecânicos. Porém a desfragmentação já não é aconselhável em discos SSD por serem mais rápidos do que os discos rígidos mecânicos.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.