Dia de Portugal: O Google assinala este dia com um doodle especial.

Você já entrou no Google de Portugal hoje?

O dia 10 de Junho é um dia muito importante para Portugal, tendo sido criado um feriado para este dia.

O Google não ficou indiferente a este dia especial, nem passou ao lado. Pelo contrário, assinalou com um doodle bem apelativo.

Portugal Dia Nacional

Dia de Portugal é celebrado a dia 10 de Junho desde 1580, assinalando assim o dia em que morreu Luís Vaz de Camões. Desta forma, este dia também é conhecido por Dia de CamõesDia das Comunidades Portuguesas ou ainda por Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Hoje, dia 10 de Junho de 2017, o Google assinalou este dia com o seguinte doodle (veja aqui o que são doodles). 

Dia Nacional de Portugal 2017Nota-se que o Google reservou o segundo “o” para colocar um triângulo de “leitura” a branco, para incentivar o clique. As cores (verde e vermelho) predominantes são as da bandeira nacional de Portugal.

Clicando no triângulo, aparecerá uma imagem em movimento da bandeira nacional de Portugal.

Se você for agora ao site do Google de Portugal em www.google.pt o mesmo irá acontecer. Clique aqui para conferir.

Google - Dia Nacional de Portugal

Quando for feita uma pesquisa aparecerá assim:

Curiosidades

Quem foi Camões?

Autor da obra-prima “Os Lusíadas”, Luís Vaz de Camões, popularmente conhecido por Camões ou Luís de Camões, nasceu em 1524 e morreu no dia 10 de Junho de 1580, com 56 anos.

Como apareceu o Dia Nacional de Portugal?

Luís de Camões, conhecido pela sua epopeia nacional “Os Lusíadas”, foi sem dúvida um grande escritor de Portugal. Por isso, em sua homenagem, foi decidido que este seria o dia “dele”, Dia de Camões. Porém, até então este dia era conhecido também pelo Dia do Santo Anjo da Guarda de Portugal, a pedido do rei D. Manuel I de Portugal. 

Leia mais:  Alessandro Volta recebe homenagem no Doodle do Google

Em 1933, com António de Oliveira Salazar como chefe da nação, o dia 10 de Junho começou a ser particularmente celebrado com o Estado Novo. Porém continuou a ser o Dia de Camões.

Comemorações

Desde 1977, as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas são celebradas por todo o país. Todos os anos é escolhida uma cidade onde o Presidente da República e outras grandes individualidades, como o Primeiro-Ministro, comparecem, juntando assim diversas cerimónias militares, concertos, cortejos e desfiles, além de uma cerimónia de condecorações feita pelo Chefe da Nação.

Recorda-se que em 2016, as cidades escolhidas foram Lisboa e Paris (França), onde Marcelo Rebelo de Sousa, actual Presidente da República de Portugal, comemorou essa data.

Este ano de 2017, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa irá começar os festejos no Porto em Portugal. Em seguida, viajará para o outro lado do oceano, em direcção às cidades brasileiras Rio de Janeiro e São Paulo, onde existe uma grande comunidade de portugueses e luso-descendentes.

Este dia também é celebrado um pouco por todo o mundo, pelas comunidades portuguesas, por exemplo, em Toronto (Canadá), Londres (Reino Unido), Espanha e Brasil.

E você, o que achou deste doodleDeixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.