O sinal do WiFi está ruim? Veja estas dicas para melhorar.

Você anda com dificuldades de apanhar a rede do seu WiFi?

Vamos propor aqui algumas dicas, que vão certamente fazer com que o sinal do seu WiFi melhora.

WiFi-aumentar-sinal

Geralmente, quando instalamos o router (roteador), não nos damos conta de várias barreiras que podem dificultar a transmissão de dados (ondas de rádio) entre o router (roteador) e os vários dispositivos móveis. Pensamos apenas em colocar o router (roteador) em qualquer espaço, e mais tarde, depois de estar todo configurado, começamos a ver que o portátil (notebook) ou outro dispositivo móvel não apanha bem o sinal.

Se esse é o seu caso, leia estas dicas:

Localização do router

A localização do router (roteador) é muito importante, entenda porquê.

O seu router (roteador) deverá estar colocado em um lugar espaçoso, sem paredes de volta dele ou obstáculos que dificultem a ligação entre ele e os seus dispositivos móveis. Por isso, não pense em colocar em algum lugar escondido, por exemplo, atrás de um jarro de flores só porque fica mal naquele móvel, ou atrás do próprio computador fixo (de secretária).

Pensando na comodidade de apanhar WiFi em toda a sua casa, recomenda-se que o router (roteador) seja colocado no meio da casa, afim de distribuir proporcionalmente todo o sinal em todas as salas.

Muitas vezes, as pessoas pensam em colocar o router (roteador) de forma errada, por exemplo, no chão. Também já aconteceu de eu encontrar um router (roteador) instalado em uma garagem que ficava por baixo de dois andares. O cliente queixou-se que no segundo andar não apanhava rede. Isso deve-se ao facto do sinal não subir, pois ele tem tendência a descer.

Vamos agora a uma analogia com estes dois exemplos, que são muito comuns, e convidamos a tirar as suas próprias conclusões: geralmente, as antenas de redes móveis não dão sinal que chega no topo de uma serra, ou de uma montanha, assim como as antenas de TV estão sempre colocadas no telhado. As antenas, sejam de redes móveis ou de TV, assim como o router (roteador), são feitas para enviar o sinal para baixo.

Leia mais:  Redes: Como descobrir o endereço IP do router?

Não dê a palavra-passe (senha) do seu WiFi!

Talvez estejamos a exagerar, mas repare no seguinte: você dá a palavra-passe (senha) a Fulano, depois Fulano dá para Sicrano e quando você vai dar conta, já metade da população tem a sua palavra-passe (senha) de acesso ao seu WiFi. Além disso, actualmente existem aplicações de smartphones que permitem através da Internet, a proliferação de palavras-passe (senhas) de acesso WiFi, ou seja, assim que houver um “malandro” que passe junto da sua casa, se ele tiver essa aplicação no seu smartphone ele poderá conectar-se automaticamente na sua rede.

Veja aqui outras razões para não partilhar a palavra-passe (senha) do seu WiFi.

Amplifique o sinal

Esta é uma dica que poderá ajudar certamente pessoas com residências grandes, por exemplo em vivendas, porém não se aconselha em apartamentos, pois tanto em Portugal quanto no Brasil, a partilha de Internet com os vizinhos é proibida por lei.

Existem uns aparelhos que dão para ampliar o sinal de WiFi pela sua casa, que se chamam Pontos de Acesso (em inglês Access Point) ou extensores de WiFi. Estes poderão ser colocados de forma a ampliar a sua rede WiFi. Caso necessite de mais informações, pois cada caso é um caso, recorra a um técnico de informática ou de redes informáticas que vá a sua casa e veja a situação.

Para não gastar à toa Pontos de Acesso ou Extensores de WiFi a mais, você poderá sempre recorrer ao WiFi Analyser, para medir no smartphone Android o sinal da sua rede. Veja aqui o nosso artigo sobre esse programa.

Actualizar o firmware

Os routers (roteadores) também possuem um firmware que de acordo com a Wikipedia, é um conjunto de instruções operacionais programadas directamente no hardware de um equipamento electrónico. Esse firmware poderá ser actualizado.

Leia mais:  Velocímetros da Internet: O que é e para que servem?

Se você souber como actualizar o firmware do seu router (roteador), poderá fazê-lo para aumentar o sinal da sua rede. Mais uma vez, caso você não saiba fazer isso, recorra a um técnico de informática ou de redes informáticas.

E você já conhecia estas dicas? Tem mais alguma? Deixe-nos o seu comentário.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.