Dropbox: Se a sua senha é a mesma desde 2012, troque já!

Se você criou uma conta de Dropbox e a última vez que trocou de senha foi em 2012, então o melhor mesmo será trocar novamente de senha.

Entenda porquê.

Dropbox-roubo-contas

Este problema ao qual a Dropbox está a referir-se, remonta em Julho de 2012, quando uns usernames (nome de utilizadores) e passwords (senhas) foram roubadas do seu site.

Porém, a equipa Dropbox acredita que ainda hajam algumas contas em risco, por isso, para se precaverem, a Dropbox tem enviado por e-mail um aviso a todos os seus clientes.

Segue-se o e-mail com o título “Redefinição de senhas de meados de 2012 ou mais antigas“:

Olá [nome do utilizador] Estamos entrando em contato para avisar que você não atualiza sua senha do Dropbox desde o segundo semestre de 2012. Na próxima vez que acessar sua conta, será solicitado que atualize sua senha. Essa é uma medida puramente preventiva. Pedimos desculpas pelo inconveniente.
Para saber mais sobre essa medida preventiva, visite esta página em nossa Central de ajuda. Em caso de dúvida, escreva para password-reset-help@dropbox.com.
Agradecemos,
Equipe Dropbox

Como saber se a sua conta foi afectada?

Existe um site que se chama “Have I been pwned?” que mostra se a sua conta foi ou não afectada (roubada).

Basta abrir o site, clicando aqui, escrever o seu e-mail ou username (nome de utilizador) no respectivo campo e clicar em “pwned?”.

Se a resposta aparecer com um fundo verde, você está livre! Não precisa se preocupar, pois o seu e-mail e conta de utilizador está a salvo. Veja a imagem:

No-pwnagePorém, se a resposta aparecer com um fundo vermelho (ver imagem seguinte), será necessário acautelar-se, pois você está em risco de perder a sua conta.

Leia mais:  WhatsApp apresenta instabilidade para vários utilizadores

Pwned-red-alertSe esse for o seu caso, logo abaixo deste aviso, você poderá conferir as contas que estão em risco, pois este site verifica as contas de MySpace, LinkedIn, Adobe, Badoo, VK, Dropbox, tumblr, iMesh, Fling e Ashley.

Como alterar a password (senha) do Dropbox?

Passo # 1

Depois de fazer login (entrar) na sua conta, você deverá clicar na sua fotografia e nome de utilizador, no canto superior direito e em “Configurações“.

Dropbox-alterar-senha-001

Ou

Depois de fazer login (entrar) na sua conta, abra o seguinte link:

https://www.dropbox.com/account

Passo # 2

Clique no separador (aba) “Segurança“.

Dropbox-alterar-senha-002Ou

Abra o seguinte link:

https://www.dropbox.com/account#security

Passo # 3

Digite a sua senha antiga e logo abaixo a nova senha. Clique em “Alterar senha“.

Dropbox-alterar-senha-003A partir desse momento, a sua senha estará alterada e você deverá usar essa nova senha sempre que voltar à Dropbox. Não se esqueça de actualizar essa nova senha nos seus dispositivos onde você tiver instalado a Dropbox, nomeadamente, nas aplicações móveis (smartphones, tablets, etc.).

E você, foi vítima de roubo de senha? Deixe-nos o seu comentário.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.