Extensões de navegadores: O que são e para que servem?

Você sabia que pode adicionar pequenos ficheiros (arquivos), chamados de “extensões”, nos navegadores (browsers) Chrome, Firefox e agora Edge?

Mas o que são essas “extensões”? Para que elas servem? São obrigatórias?

Neste artigo, você irá ver o que são essas “extensões” e aprender a adicionar e remover as extensões do Chrome e Firefox no Windows 10.

extensoes-extra-firefox-chrome

Tanto no Chrome como no Firefox, é possível adicionar pequenos ficheiros (arquivos), que são chamados de “extensões” ou em inglês addons. Nesta actualização do Windows 10 (a do aniversário), o Edge passou também a suportar algumas extensões.

O que são extensões?

Essas extensões servem para executar certas tarefas com o navegador em alguns sites.

Já aqui falámos sobre uma extensão para Chrome que é aconselhável para quem não está habituado a navegar na Internet, a WOT (Web of Trust), que permite identificar os sites que poderão danificar o seu computador. Embora o Google já disponha de uma ferramenta que faça isso, existem sites que, por não terem sido ainda denunciados, são uma fonte provável de programas maliciosos, incluindo vírus. É por isso que essa ferramenta é muito importante.

Onde estão essas extensões instaladas?

No Chrome, você poderá digitar o seguinte endereço chrome://extensions ou clicar nos 3 pontos > Mais ferramentas > Extensões.

No Firefox, você poderá digitar o seguinte endereço about:addons ou clicar nas 3 barras do lado direito do seu navegador e no ícone “Extras” que parece uma peça de puzzle.

Como instalar essas extensões?

Existem duas formas de instalar essas extensões: manualmente ou usando as “lojas” dos navegadores Chrome e Firefox.

Chrome

Para ir à “loja” do Chrome e encontrar extensões, clique aqui (português de Portugal) ou aqui (português de Brasil).

Em seguida, basta escolher a extensão que você quer instalar e clicar em “+Usar no Chrome” que está no canto superior esquerdo, assinalado a azul.

Firefox

Para ir à “loja” do Firefox e encontrar os extras, clique aqui (português de Portugal) ou aqui (português de Brasil).

Para instalar o extra desejado, o procedimento é o mesmo que no Chrome, basta escolher o extra e clicar em “Usar na aplicação” que está assinalado a verde.

Em alguns casos, poderá ser pedido para reiniciar (fechar e voltar abrir) o seu navegador (browser).

Como desinstalar essas extensões ou extras?

No Chrome, abrindo a janela de extensões chrome://extensions, você verá do lado direito de cada uma das extensões instaladas, um caixote de lixo fechado. Ao passar lá com o ponteiro do seu rato (mouse), ele irá abrir-se. Clique no caixote do lixo da extensão que pretende eliminar e em “Remover“. Você poderá assinalar a caixa em “Denunciar abuso” para as extensões maliciosas, que você não instalou.

No Firefox, depois de abrir a janela dos Addons (extras) em about:addons, clique em “Remover” do addon (extra), que pretende eliminar.

Essas extensões são perigosas?

Na verdade, as extensões ou extras, em inglês addons, encontrados nas lojas são de confiança. Porém, existem links na Internet e em meios de comunicação instantânea (Messenger, WhatsApp, Skype, etc.), que tentam instalar extensões maliciosas, com o consentimento do utilizador desatento. Deverá sempre verificar para que serve essa extensão ou extra antes de proceder à sua instalação.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.