Fazer backup: O que é e para que serve? Saiba tudo neste artigo.

Você sabia que é necessário fazer “backup” ou cópia de segurança das suas coisas do computador e do smartphone ou tablet?

Mas afinal o que é isso? Fazer “backup” é algo muito importante na Informática, que pode e deve ser feito por todos. Não vai precisar de técnico de Informática!

Pendrive notebook - Backup

O que é fazer backup?

Fazer backup é duplicar a informação que existe no disco (HD), isto é, guardar a mesma informação que você tem no seu computador em outro lugar, por exemplo em um disco externo, um pendrive ou DVD’s.

Nos dias de hoje, não se faz mais backup apenas nos computadores (PC), mas também nos smartphones e tablets.

Porque se deve fazer backup?

Você já alguma vez perdeu o seu smartphone? Ou já teve de formatar o seu PC (computador fixo) ou portátil (notebook)? Se isso já lhe aconteceu e se não fez nenhum backup, então deve ter perdido todos os seus dados (fotos, músicas, documentos, etc.). Mas não pense que você é o único que não faz backups.

Segundo o site World Backup Day, uma em 3 pessoas nunca fez backup, 113 telemóveis (celulares) são roubados, 29% dos desastres são acidentais e 1 em 10 computadores está infectado com vírus a cada mês.

Estas estatísticas mostram a realidade do nosso dia-a-dia, e fazem com que se reflicta sobre a importância dos backups.

Por todas essas razões e outras demais, é sempre importante fazer backups.

Quando se deve fazer?

Não há regras nem datas ou períodos definidos. Tudo depende de si!

Se você utilizar o seu computador apenas para consultar ou enviar e-mails, navegar na Internet, e não tiver nenhuma informação sua, como documentos pessoais feitos em Word ou digitalizados, fotografias, vídeos, etc. não será necessário fazer backup.

O mesmo acontece com o telemóvel (celular), smartphone, tablet ou câmara (câmera). Se você não for utilizá-lo para tirar fotos, nem para nada de especial, então não precisa fazer backup.

Porém se você for um utilizador regular do computador, smartphone ou tablet e usá-lo muito para fazer trabalhos, tirar fotos, entre outras coisas, então é muito importante fazer backup ou cópia de segurança.

Leia mais:  Windows Defender: O que é e para que serve?

Isso fará com que seja mais reduzida a probabilidade de perder ficheiros (arquivos) do seu computador (PC), portátil (notebook), smartphone, tablet e câmara (câmera).

Quais os meios para fazer backup?

Você poderá utilizar discos externos (HDs), pendrives e DVD’s. Para quem entende mais de Informática, poderá adquirir também aqueles discos externos (HD’s) de rede.

Quem não tiver meios financeiros para comprar esse tipo de material, poderá sempre optar pela computação na nuvem ou na cloud. Ou seja, você tem a possibilidade de guardar as suas coisas directamente na Internet em segurança.

Os serviços de cloud mais conhecidos são o Drive (da Google), OneDrive (da Microsoft) e Dropbox. Com estes serviços disponibilizados gratuitamente na Internet, você poderá ter acesso às suas informações em qualquer lugar, em casa, no trabalho, no comboio (trem) ou até na rua usando os dados móveis do seu smartphone.

Clique aqui para saber mais acerca de computação de nuvem.

Como fazer backup?

De computador para dispositivo USB

Para fazer isso, você tem de usar o Explorador de Ficheiros (arquivos).

Você pode começar a separar os seus ficheiros ou arquivos (fotos, documentos, músicas, etc.) e colocá-los todos em uma pasta, que poderá ter o nome que você quiser.

Feito isso, está na hora de ligar um dispositivo USB de armazenamento (pendrive ou disco externo) à porta USB do seu computador.

Agora é só copiar essa pasta e colá-la nesse dispositivo USB.

De smartphone ou tablet para dispositivo USB

Em primeiro lugar, recorrendo a um cabo Micro USB, você terá de ligar o seu smartphone ou tablet ao seu computador. Esse cabo Micro USB é fornecido com o smartphone, que além de servir para passar informação, também pode ser utilizado para ligar ao carregador.

Leia mais:  NET.mede: a nova ferramenta da ANACOM para testar a velocidade da Internet

Depois terá de fazer o mesmo processo descrito anteriormente.

Na nuvem ou cloud

Para guardar as informações na nuvem ou cloud, você terá de baixar as aplicações necessárias, instalá-las e configurá-las. Depois basta copiar e colar as informações que você pretende fazer backup.

Você sabia que…

No dia 31 de Março, celebra-se o Dia Mundial de Backup ou em inglês World Backup Day.

Veja o site dedicado a esse dia, clicando aqui.

E você, já fez o seu backup? Deixe-nos o seu comentário.

 

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.