Férias: Cuidado com as fotografias publicadas nas redes sociais

Quando estamos de férias é normal querermos partilhar nas redes sociais os nossos momentos de lazer com fotografias.

Porém, é preciso ter cuidados ao partilhar estes momentos. Veja neste artigo o porque deverá ter esse cuidado.

Dicas para publicação de fotografias nas redes sociais

Desde o aparecimento das redes sociais (Facebook, Instagram, etc.), é muito comum verem-se fotografias de pessoas que estão de férias, que querem partilhar seus momentos de lazer e os lugares onde se encontram.

Geralmente essas fotografias são postadas no momento exacto em que a pessoa está a passar férias. Logo, se está fora de casa, provavelmente a residência poderá estar vazia.

Apesar da alegria de querer se partilhar estes momentos, isso se torna um grande perigo, pois se não houver o cuidado do público a quem se está a partilhar as fotografias, facilmente a casa poderá estar à mercê de um assalto.

Vamos a um caso prático.

Antes de assaltar qualquer casa, o ladrão já analisou o alvo, e sabe muito bem quando é que o terreno está ou não livre.

Se ele conhecer os donos da casa, o que não é difícil, e se souber dos seus perfis em redes sociais, poderá facilmente localizar onde e quando estão de férias. É nesse momento que tudo acontece. O ladrão pode aproveitar esse momento para assaltar a residência.

Dicas para publicação de fotografias nas redes sociais

Como publicar fotografias nas redes sociais em segurança?

A medida radical seria não se publicar nenhuma fotografia das férias nas redes sociais, ou então voltar aos tempos antigos: imprimir as fotografias e mostrar os álbuns aos seus familiares e amigos.

Porém, veja aqui alguns cuidados caso você queira mesmo partilhar as fotografias das suas férias nas redes sociais.

Com quem estou a partilhar as minhas publicações?

Você deverá ter cuidado nas redes sociais e ver com quem está a partilhar as suas publicações (fotos, vídeos, texto, links, etc.).

Leia mais:  Facebook: novas actualizações previstas

Se estiverem públicas, qualquer pessoa que tenha conta ou não na respectiva rede social poderá ter acesso às suas publicações.

Para ter a certeza que as suas publicações não estão públicas e que estão apenas visíveis para os seus contactos, você poderá sempre abrir o seu perfil sem ter a sua conta logada, ou seja, sem fazer login.

Quem aparece nas minhas fotografias?

É sempre bom pedir o consentimento das pessoas que vão aparecer nas suas fotografias, antes de as publicar em redes sociais.

Lembre-se que nem toda a gente gosta de se expor e existem ainda muitas pessoas que não aderiram a nenhuma rede social.

Partilhar as fotografias e vídeos depois das férias

O melhor momento para publicar as suas fotografias é no conforto do seu lar, depois de regressar de férias, para ir recordando os tempos bons que você passou na praia, na sua aldeia ou em viagens turísticas.

Por exemplo, no Facebook, você poderá criar um álbum de fotografias e colocar lá as suas fotos e vídeos. Nesses álbuns, você poderá também completar com toda a informação que você quiser.

E você, já se arrependeu de partilhar nas redes sociais momentos pessoais das suas férias? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

Deixe uma resposta.