Fim do Roaming em Portugal: Saiba o que significa.

A partir de quinta-feira dia 15 de Junho de 2017, deixa de haver roaming em Portugal e em toda a Europa.

O que é o Roaming? O que isso significa o fim do Roaming? O que vai acontecer? Saiba tudo neste artigo.

Roaming UE

O que é o Roaming?

roaming é o serviço pago, que permite usar os telemóveis (celulares), smartphones, tablets e pendrives no estrangeiro para fazer e receber chamadas, enviar e receber mensagens de texto (SMS ou, em português do Brasil “torpedos”) e mensagens multimedia (MMS), utilizar a Internet e abrir o “voice mail”.

Ao sair do país de origem, a operadora que fornece o serviço de comunicações do seu equipamento irá deixar de fornecer este serviço, passando assim ao país onde você for fazer as comunicações. Esse serviço sofrerá um acréscimo cobrado pela operadora do país onde você for.

Imagine a seguinte situação: você vive em Portugal e vai viajar até França. Você precisa usar em França o seu telemóvel (celular) ou smartphone para fazer e receber chamadas. Para poder fazer isso, era necessário activar o roaming e ao fazê-lo, iria pagar mais pelas comunicações.

A partir de quinta-feira dia 15 de Junho de 2017, a realidade é outra: as comunicações não serão mais taxadas e você pagará o mesmo que se estivesse em Portugal.

O que significa o fim do roaming?

Com o fim do roaming, você continuará a pagar unicamente as chamadas que fizer e as mensagens de texto (SMS) e de multimedia (MMS) que enviar, ao preço que pagaria se estivesse em Portugal, mesmo que vá viajar para outro país da União Europeia.

Sendo assim, as comunicações que você fizer em outro país da UE, serão cobertas pelo pacote nacional.

Leia mais:  Euro 2012: Dia D para a selecção de Portugal de futebol (Meias-Finais)

É necessário configurar alguma coisa nos telemóveis (celulares)?

Fique descansado. Tudo será automatizado e garantido de forma transparente pelas operadoras de comunicações para o cliente final.

Porém, você irá receber durante este mês uma mensagem da sua operadora informando o fim do roaming.

O “i-Técnico” teve acesso à mensagem enviada pela Vodafone para os seus clientes:

“Comunique la fora como em Portugal. A partir de 15jun, as chamadas/sms efetuadas em roaming na Uniao Europeia sao taxadas de acordo com o seu tarifario para outras redes nacionais e nos dados moveis aplicam-se as condicoes do seu tarifario em Portugal. Estas substituem as atuais condicoes de roaming. +info em Vodafone.pt”

Observação:

A mensagem acima apresenta erros de ortografia porque alguns caracteres (os que tiverem acento gráfico e cedilha) não são suportados no envio de SMS com 160 caracteres.

Em que países é aplicado o fim do roaming?

Por enquanto, a partir de quinta-feira, o fim do roaming será aplicado nos 28 países da União Europeia que se seguem:

Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Porém, segundo a Comissão Europeia, na Islândia, Liechtenstein e Noruega deverá ser aplicado mais tarde.

E os dados móveis? Como vai ser?

Em relação aos dados móveis, está prevista uma descida dos custos. Por exemplo, actualmente paga-se 50 euros por um Gigabyte (GB). A partir da próxima quinta-feira, o custo passará os 7,7 euros por cada Gigabyte.

A partir de 1 de Janeiro de 2018, o custo cairá para 6 euros. Em 2019, já custará apenas 4,5 euros e em 2020 voltará a baixar, ficando nos 3,5 euros. 

Leia mais:  Favoritos: O que são os favoritos de um navegador?

Onde posso consultar essa informação nos sites das operadoras nacionais?

Clique na respectiva rede operadora do seu telemóvel (celular), smartphone ou tablet e abrirá o site na secção de roaming.

MEO NOS Vodafone 

E você, que está em Portugal e costuma viajar pela Europa, o que você acha disto? Deixe-nos o seu comentário.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.