Firefox 41: Já foi lançado ontem. Veja as novidades!

No dia 22 de Setembro de 2015, a Mozilla lançou uma nova versão do seu browser (navegador), o Firefox 41. Quais são as novidades?

Firefox 41 já se encontra disponível!

O Firefox é um browser (navegador) open-source (com código aberto), o que significa que a cada versão sejam implementadas novas funcionalidades e outras melhoradas, graças à participação de várias pessoas que contribuem para a sua evolução.

Actualmente, a versão 41 já disponibiliza a versão final do Firefox Hello, um sistema de mensagens instantâneas desenvolvido em parceria com a Telefónica, que permite conversar e fazer chamadas de áudio e vídeo usando o próprio browser (navegador). É de recordar que a companhia já tinha lançado a versão beta do Hello há algum tempo, passando agora a estar disponível oficialmente para todos os utilizadores.

Este sistema é totalmente seguro pois utiliza a tecnologia WebRTC, interface de programação de aplicações ou aplicativos (API), que tem o objectivo de permitir aos browsers (navegadores) executarem aplicações de chamada telefónica, chamadas de videoconferência e partilha de ficheiros (arquivos).

Os browsers (navegadores) compatíveis com o Firefox Hello são, até à data, o Google Chrome e o Opera, segundo a Mozilla, mas se os seus amigos utilizar outro navegador que não seja suportado poderá sempre comunicar com a empresa que produz esse software e solicitar que passem a suportar o WebRTC.

Se desejar ver como se instala o Firefox 41, clique aqui. Esse artigo foi escrito com base na versão anterior, mas continua actual. Se você já tem a versão anterior instalada (versão 40 ou mais velha), esta nova versão poderá estar já disponível para instalar. Para verificar, basta carregar na tecla ALT (do lado esquerdo da BARRA DE ESPAÇOS e junto dela), expandir o menu Ajuda e clicar em “Sobre o Firefox“.

Firefox41_001Caso o download ainda não tenha sido efectuado, em poucos segundos a nova versão será descarregada e ficará disponível para instalar. Assim que aparecer a seguinte tela, deverá clicar em “Reiniciar o Firefox para atualizar“, ou então, poderá fechar o Firefox e voltar a abri-lo.

Reiniciar o Firefox para actualizar

Firefox Hello

Para começar desde já a utilizar o Firefox Hello, deverá clicar no smile (carinha) Firefox-Hello-button que se encontra na barra de menus e em Começar. Como você pode ver, não irá precisar de criar nenhuma conta.

Firefox Hello - Entre na conversa

Outras novidades

Quanto às restantes novidades que estão disponíveis no Release Notes (Notas de lançamento) da Mozilla, são o suporte para imagens SVG (com extensão .SVG) que, a partir de agora, podem ser usadas como favicons (aquela imagem que se encontra no nome dos separadores ou abas do Firefox). Foram ainda corrigidas vulnerabilidades, para ver quais clique aqui. Tal como aqui falámos, as extensões que não sejam verificadas pela Mozilla, serão sujeitas à sua desactivação por padrão. Isto fará com que a extensão Adblock Plus venha a consumir menos memória.

Para obter o Firefox:

  • em Português de Brasil clique aqui.
  • em Português de Portugal clique aqui.

O que é que você acha desta nova versão? Deixe-nos a sua opinião.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.