Gestor de passwords: o que é e para que serve?

O que é Gestor de passwords ou gerenciador de palavras-passe (senhas)? Será que é útil? Há gratuitos?

Veja neste artigo as informações acerca desses gestores que você necessita saber.

gestor-password

Geralmente, quem utiliza a Internet utiliza os serviços disponiblizados nela, como as redes sociais (Facebook, Twitter, etc.), contas de e-mail (correio eletrônico), etc.

A cada serviço utilizado, você deverá ter uma password (palavra-passe ou senha) para cada um deles e isso, ao fim de uma dúzia palavras-passe (senha), já começa a ser difícil relembrar cada uma delas.

O que são gestores de passwords?

Gestor de passwords ou gerenciador de palavras-passe (senhas) é um programa que vai gerir e guardar todas as palavras-passe (senhas), num único lugar, e protegidos com uma palavra-passe (senha) mestre, que será criada pelo utilizador e deverá conter um conjunto de letras, números, caracteres com maiúsculas e minúsculas.

Para que servem?

Como descrito acima, com esse gestor você irá poder guardar todas as palavras-passe (senhas) de acesso ao e-mail, às redes sociais, como ainda a websites que você gere, contas de FTP, etc. Hoje em dia são inúmeros os serviços online que pedem autenticação (identificação do utilizador e respectiva palavra-passe ou senha).

Como funcionam?

O gestor de passwords ou gerenciador de palavras-passe (senhas) cria uma palavra-passe (senha) forte para cada um dos serviços que você quiser guardar, ou seja, ele irá fornecer uma extensa combinação de caracteres, números, letras com minúsculas e maiúsculas (por exemplo $43oJ%-d@fL5&Sq).

Essas palavras-passe (senhas) serão protegidas por uma palavra-passe (senha) mestre que também irá ser definida pelo programa com o mesmo aspecto.

Você deverá guardar bem a sua palavra-passe (senha) mestre, pois sem ela não irá ter mais acesso às suas palavras-passe (senhas). Aconselha-se a memorização dessa palavra-passe (senha).

Leia mais:  BreachAlarm: Veja se a palavra-passe (senha) do seu e-mail é boa

Ao ser definida a palavra-passe (senha) mestre, todas as outras palavras-passe (senhas) serão criptografadas, ou seja, serão convertidas em códigos irreconhecíveis pelo ser humano.

Que tipos existem?

Existem dois tipos:

  • Gestores locais

Ao escolher um gestor de passwords ou gerenciador de palavras-passe (senhas) local, você irá ter acesso a ele apenas no computador onde ele estiver instalado.

  • Gestores na nuvem

Estas soluções permitem o seu acesso a qualquer lugar, esteja você onde estiver, porém estes requerem uma ligação à Internet.

Entre tantas soluções, há ainda as gratuitas e as pagas e para os diferentes sistemas operativos (Mac, Windows, Android).

Porquê utilizar um gestor de passwords?

Sabendo que já existem navegadores (browsers) com a capacidade de armazenamento de palavras-passe (senhas), é sempre bom não se fiar às facilidades que eles nos trazem, pois esses dados são guardados na máquina em uma pasta. Com o acesso ao seu computador, qualquer utilizador mais curioso e mal intencionado poderá descobrir as suas palavras-passe (senhas).

Um caso recorrente e associado ao roubo de palavras-passe (senhas) é a utilização da mesma palavra-passe (senha) em todos os serviços online. Por exemplo, você usa o seu e-mail do Gmail e a mesma palavra-passe (senha) do Gmail para entrar no Facebook e outros sites. Se alguém descobrir a sua palavra-passe, facilmente ficará com o acesso à sua conta de Gmail e assim poderá alterar todas as suas contas. Por isso é recomendável utilizar uma palavra-passe (senha) forte para cada um dos serviços online.

São mesmo seguros?

Esta é a pergunta mais difícil de se responder, pois o que hoje é seguro na Internet, amanhã ou mesmo daqui uns minutos pode não ser mais. Porém, existem ainda motivos para que se confie nesses gestores de passwords ou gerenciadores de palavras-passe (senhas), pois alguns deles já foram reconhecidos como sendo mesmo seguros.

Leia mais:  Adobe Flash Player: O que é e como instalar ou actualizar?

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.