Gmail: Faz hoje 15 anos e vêm aí mais novidades

Hoje, dia 1 de Abril de 2019, o Gmail celebra o seu 15.º aniversário e a Google anuncia mais novidades.

Veja neste artigo a evolução do Gmail ao longo destes anos e fique a par das novidades.

Gmail - 15 anos

Breve história do Gmail

Vamos lembrar aqui alguns marcos históricos da evolução do Gmail.

No dia 1 de Abril de 2004, a empresa “Google LLC” lançou um novo serviço de e-mails, que se chama Gmail.

GMAIL: Interface do Utilizador (UI) em 2004

Desde o seu primeiro dia, esse serviço era muito especial, pois já oferecia 1GB (giga) de dados grátis. Vale lembrar que naquela época, era quase cem vezes superior às alternativas que existiam, por isso numa primeira fase, era necessário um convite para poder criar uma conta de Gmail. Depois, qualquer pessoa já podia inscrever-se no Gmail.

Conforme o Gmail crescia, havia uma espécie de e-mails indesejados que também começava a crescer, o tal de SPAM. Preocupado com esse facto, a Google começou a bloquear as mensagens indesejadas antes mesmo que elas entrassem na caixa. Ainda hoje, com a Inteligência Artificial (IA), essa limpeza faz-se notar, tornando-se cada vez mais eficaz, pois a IA ajuda a bloquear cerca de dez milhões de mensagens de SPAM por minuto.

A segurança também é um dos pontos fortes deste serviço e a Google procura sempre melhorar esse campo. Para proteger a informação dos seus utilizadores, sempre que é detectada uma anomalia no uso do Gmail ou um início de sessão que possa ser suspeito, o utilizador é avisado com um e-mail (clique aqui para ver o artigo) e uma notificação no smartphone.

A passagem do Gmail para dispositivos móveis

Com o aparecimento dos smartphones e do sistema operativo Android, que também pertence à Google, o Gmail expandiu-se também para esses dispositivos móveis. Deixou assim de ser um servidor de e-mails apenas para computadores desktops e passou a ser um serviço a funcionar também em smartphones (iOS, Android, etc.) e tablets. Isso fez com que os utilizadores pudessem ter acesso ao seu e-mail fora de casa, na rua ou no escritório.

Nova forma de enviar e-mails

Em 2012, o Gmail inovou a sua forma de enviar e-mails e os nossos leitores foram informados através do nosso artigo (clique aqui para ver ou rever). Durante algum tempo, ainda era possível regressar à forma antiga e nós também explicámos como o fazer (clique aqui para ver ou rever).

Mais um novo visual

Em Julho de 2018, o Gmail recebeu uma nova apresentação, baseada no Material Design 2.0, para computadores (clique aqui para ver o artigo).

No final de Agosto de 2018, bem no dia do nosso 7.º aniversário, a nova aparência do Gmail passou a ser assumida para todos os utilizadores, tal como anunciámos no nosso artigo (clique aqui para ver).

Esse novo visual só foi aplicado nos smartphones mais tarde, em Fevereiro de 2019, tal como explicámos no nosso artigo (clique aqui para ver).

Novidades do Gmail

O Gmail não pára de evoluir. Muitas novidades aparecem primeiro aos utilizadores que usam o inglês como idioma e, mais tarde, são aplicadas a outros idiomas. Uma delas é o Smart Compose que, com a ajuda da IA, vai ficar mais fácil escrever-se e-mails, pois você terá de escrever apenas algumas palavras, ficar atento à sugestão feita pelo Gmail e, se estiver no computador, clicar no Enter para aceitar a sugestão ou fazer swipe se estiver no smartphone. O Smart Compose vai ficar agora disponível para os seguintes idiomas: espanhol, francês, italiano e português. Sabendo que todo o e-mail tem de ter um assunto, a partir de agora, com base no conteúdo do e-mail, você vai poder contar com o Smart Compose para o ajudar a escolher um assunto.

GMAIL: Smart Compose

A outra novidade, tão aguardada, será a possibilidade de agendar o envio da mensagem para outra pessoa. A partir de hoje, você vai poder decidir quando é que quer enviar esse e-mail que está a digitar.

GMAIL: Agendar o envio de e-mails

Para conferir essas e outras novidades, clique aqui.

Opinião do “i-Técnico”

Em 2006, após ter recebido um convite para criar uma conta de Gmail (clicar aqui para ver como criar uma conta), este tornou-se o meu e-mail preferido e é aquele que eu uso até hoje para tudo: assuntos pessoais, profissionais e ainda nas redes sociais.

Todas as novidades que têm surgido ao longo do tempo fazem com que o Gmail se torne cada vez mais útil e fácil de usar, mesmo para os utilizadores que tenham mais do que uma conta (clique aqui para ver o artigo), que é o meu caso.

Só tenho um ponto negativo a apresentar, que é em relação a vários logins. Quando se termina a sessão de uma das contas Google abertas, todas as outras também serão fechadas. Por exemplo, você usa 3 contas de Gmail e quer sair de uma delas. Ao fazer logout de uma delas, você irá sair das 3 contas.

E você, o que achou destas novidades? Comente e deixe sugestões do que poderia ser melhorado no Gmail.


Fonte:O Blog do Google Brasil

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

2 Replies to “Gmail: Faz hoje 15 anos e vêm aí mais novidades”

  1. Sem dúvida, é o melhor !!!
    uso o Gmail há mais de dez anos. Basicamente só usava o sapo para blogues, redes sociais e outras coisas. Agora nem isso. Pois uso apenas o Gmail, para tudo!
    Sempre com os dados móveis ligados, recebo a qlq momento os e-mails, respondo aos meus clientes na hora, não preciso mais atirar que só vou poder ver e/ou responder quando chegar a casa.
    Quero deixar aqui os parabéns ao Gmail, mas também a este site ”i-Técnico”, que está sempre em cima do acontecimento.

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.