Google celebra 30º aniversário da World Wide Web

Hoje, dia 12 de Março de 2019, você já fez alguma busca usando o Google? Se sim, então já deve ter notado um novo Doodle: o Google está a festejar o 30.º aniversário da World Wide Web.

Se você ainda não fez nenhuma busca usando o smartphone ou o seu computador, veja o que está a acontecer.

30.º aniversário da World Wide Web

A empresa Google LLC quis recordar hoje, dia 12 de Março de 2019, a importância da World Wide Web, ou simplesmente Web, com esse doodle no seu motor de busca. Veja ou reveja o que é a World Wide Web clicando aqui.

Ao clicar no doodle (veja o que são doodles clicando aqui), você irá abrir este site:

https://www.google.com/doodles/30th-anniversary-of-the-world-wide-web

Nesse site, pode-se ler o seguinte em inglês que traduzimos:

“Vago, mas emocionante.”

Foi assim que o chefe de Sir Tim Berners-Lee respondeu à sua proposta intitulada “Information Management: A Proposal” (em português: “Gestão da Informação: Uma Proposta”), apresentada neste dia em 1989, quando o inventor da World Wide Web era um engenheiro de software de 33 anos. Inicialmente, Berners-Lee imaginou “um grande banco de dados de hipertexto com links digitados”, chamado “Mesh”, para ajudar os seus colegas do CERN (um grande laboratório de física nuclear da Suíça) a compartilhar informações entre vários computadores.

O chefe de Berners-Lee permitiu que ele desenvolvesse o humilde fluxograma em um modelo de trabalho, escrevendo a linguagem HTML, o aplicativo HTTP e o WorldWideWeb.app – o primeiro navegador da Web e editor de páginas. Em 1991, os servidores Web externos estavam funcionando.

A Web logo revolucionaria a vida como a conhecemos, inaugurando a era da informação. Hoje, existem quase 2 bilhões de sites online. Se você usá-lo para e-mail, lição de casa, jogos ou checando vídeos de filhotes fofos, é provável que você não possa imaginar a vida sem a web.

Não deve ser confundida com a internet, que vinha evoluindo desde a década de 1960, a World Wide Web é uma aplicação online construída sobre inovações como linguagem HTML, “endereços” de URL e protocolo de transferência de hipertexto, ou HTTP. A Web também se tornou uma comunidade descentralizada, fundada em princípios de universalidade, consenso e design de baixo para cima.

“Há pouquíssimas inovações que realmente mudaram tudo”, disse Jeff Jaffe, CEO do World Wide Web Consortium. “A Web é a inovação mais impactante do nosso tempo.”

Feliz 30º aniversário na World Wide Web!

O alcance deste doodle vai desde a América do Norte, passando pela América do Sul até ao nosso continente europeu, onde pode ser visto também em vários países da África do Norte,  Rússia, Índia e Austrália.

Nesse site, você também poderá ver os outros doodles que foram colocados neste dia em anos anteriores.

Existe ainda um link para explorar a História da Invenção da World Wide Web no Google Arts & Culture, cortesia do “The Science Museum” (Museu da Ciência) e do CERN, ou clique aqui.

Visite já a página do Google clicando aqui e confira.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.