Google celebra 30º aniversário da World Wide Web

Hoje, dia 12 de Março de 2019, você já fez alguma busca usando o Google? Se sim, então já deve ter notado um novo Doodle: o Google está a festejar o 30.º aniversário da World Wide Web.

Se você ainda não fez nenhuma busca usando o smartphone ou o seu computador, veja o que está a acontecer.

30.º aniversário da World Wide Web

A empresa Google LLC quis recordar hoje, dia 12 de Março de 2019, a importância da World Wide Web, ou simplesmente Web, com esse doodle no seu motor de busca. Veja ou reveja o que é a World Wide Web clicando aqui.

Ao clicar no doodle (veja o que são doodles clicando aqui), você irá abrir este site:

https://www.google.com/doodles/30th-anniversary-of-the-world-wide-web

Nesse site, pode-se ler o seguinte em inglês que traduzimos:

“Vago, mas emocionante.”

Foi assim que o chefe de Sir Tim Berners-Lee respondeu à sua proposta intitulada “Information Management: A Proposal” (em português: “Gestão da Informação: Uma Proposta”), apresentada neste dia em 1989, quando o inventor da World Wide Web era um engenheiro de software de 33 anos. Inicialmente, Berners-Lee imaginou “um grande banco de dados de hipertexto com links digitados”, chamado “Mesh”, para ajudar os seus colegas do CERN (um grande laboratório de física nuclear da Suíça) a compartilhar informações entre vários computadores.

O chefe de Berners-Lee permitiu que ele desenvolvesse o humilde fluxograma em um modelo de trabalho, escrevendo a linguagem HTML, o aplicativo HTTP e o WorldWideWeb.app – o primeiro navegador da Web e editor de páginas. Em 1991, os servidores Web externos estavam funcionando.

A Web logo revolucionaria a vida como a conhecemos, inaugurando a era da informação. Hoje, existem quase 2 bilhões de sites online. Se você usá-lo para e-mail, lição de casa, jogos ou checando vídeos de filhotes fofos, é provável que você não possa imaginar a vida sem a web.

Não deve ser confundida com a internet, que vinha evoluindo desde a década de 1960, a World Wide Web é uma aplicação online construída sobre inovações como linguagem HTML, “endereços” de URL e protocolo de transferência de hipertexto, ou HTTP. A Web também se tornou uma comunidade descentralizada, fundada em princípios de universalidade, consenso e design de baixo para cima.

“Há pouquíssimas inovações que realmente mudaram tudo”, disse Jeff Jaffe, CEO do World Wide Web Consortium. “A Web é a inovação mais impactante do nosso tempo.”

Feliz 30º aniversário na World Wide Web!

O alcance deste doodle vai desde a América do Norte, passando pela América do Sul até ao nosso continente europeu, onde pode ser visto também em vários países da África do Norte,  Rússia, Índia e Austrália.

Leia mais:  Google: Celebra os 25 anos da Queda do Muro de Berlim

Nesse site, você também poderá ver os outros doodles que foram colocados neste dia em anos anteriores.

Existe ainda um link para explorar a História da Invenção da World Wide Web no Google Arts & Culture, cortesia do “The Science Museum” (Museu da Ciência) e do CERN, ou clique aqui.

Visite já a página do Google clicando aqui e confira.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.