Google: Conheça os 12 atalhos escondidos!

Você que já abriu o Google para procurar alguma coisa, talvez ainda não tenha reparado em atalhos para outros serviços do Google, como o YouTube, Gmail, etc.

Neste artigo, vamos ver onde estão esses atalhos, que são mesmo fantásticos para se ter à mão em apenas alguns cliques.

12 atalhos da Google

Como já foi falado em um dos nossos artigos (clique aqui), a empresa “Google, Inc.” tem vários serviços online, além do seu motor de busca que deu o nome à empresa “Google”, entre eles o YouTube, Gmail, Mapas, Blogger, etc.

Na página do motor de busca Google, estão lá quase todos os atalhos para esses serviços, incluindo o YouTube, Mapas, Gmail, etc. Uns estão à vista, mas outros não.

Onde estão esses atalhos dos serviços do Google?

Para começar, tem de abrir a página de motor de busca do Google. Pode abrir no Google de Portugal, como também no Google do Brasil.

Os links são:

Na parte superior esquerda da página do motor de busca do Google, poderá ver que já existem 2 atalhos: Gmail e Imagens. Calma, há mais atalhos ao lado, clicando agora no quadrado chamado “Google Apps“, pois aparecem mais 12 atalhos: “A minha conta“, “Pesquisa“, “Mapas“, “YouTube“, “Play“, “Notícias“, “Gmail“, “Drive“, “Calendário“, “Google+“, “Tradutor” e “Fotografias“. Rodando o scroll (rodinha do rato/mouse) poderá ver os seguintes: “Documentos“, “Livros“, “Blogger“, “Contactos“, “Hangouts” e “Google Keep“.

Leia mais:  elgooG: sabe o que é?

12 atalhos da Google

Em qualquer um dos serviços do Google, esses atalhos estarão sempre presentes no mesmo lugar. Genial, não é?

Que atalhos do Google são esses?

Segue-se cada um dos 12 atalhos dos serviços da Google, com o respectivo link que teria de digitar na barra de endereços e um resumo do que se pode fazer com o respectivo serviço.

A minha conta

Link: https://myaccount.google.com/intro

Aqui você terá acesso a todos os dados relacionados à sua conta Google. Para isso terá de fazer login na sua conta.

Pesquisa

Link (Portugal): https://www.google.pt 
Link (Brasil): https://www.google.com.br

É o atalho para o motor de busca Google. Clique no G e você abrirá directamente o motor de busca do país onde se encontra (baseando-se na localização ou no seu endereço de IP). Se você estiver em Portugal, irá abrir o Google de Portugal. Caso esteja no Brasil, irá abrir o Google do Brasil.

Mapas

Link (Portugal): https://www.google.pt/maps/
Link (Brasil): https://www.google.com.br/maps/

Precisa de um mapa? Basta clicar no ícone do “Google Mapas” e abrirá logo de seguida o “Google Mapas” em uma nova aba (separador) do seu navegador.

YouTube

Link: https://www.youtube.com

Quantas vezes você já teve de escrever o link acima para ver ou pesquisar um vídeo? Pois, a partir de agora, se estiver na página do motor de busca Google ou em qualquer outro serviço da (empresa) Google, em apenas 2 cliques você tem acesso ao YouTube!

Observação: Os atalhos do YouTube redireccionam para outros serviços do YouTube: “YouTube TV“, “YouTube Gaming“, “YouTube Music“, “YouTube Kids“, “Academia de criadores” e “YouTube para Artistas“.

Leia mais:  Google: Zeitgeist 2012 - Revisão do ano 2012 segundo a Google

Play

Link (Portugal): https://play.google.com/store?hl=pt-PT
Link (Brasil): https://play.google.com/store?hl=pt-BR

O “Google Play” ou “Play Store” é a loja de aplicações da Google para smartphones, tablets e outros dispositivos Android.

Notícias

Link (Portugal): https://news.google.pt/nwshp?hl=pt-PT
Link (Brasil): https://news.google.pt/nwshp?hl=pt-BR

Aqui você encontrará todas as notícias da actualidade. São várias as fontes que poderão ser personalizadas.

Gmail

Link: https://mail.google.com/mail/

O serviço de correio electrónico (eletrônico) do Google é o Gmail. Aqui você poderá configurar o seu e-mail, enviar e receber a sua correspondência digital.

Drive

Linkhttps://drive.google.com/

Você precisa de uma drive virtual, ou seja, de um disco (HD) na nuvem? Então pode utilizar o “Drive da Google”.

Ler mais: “Cloud ou Nuvem: O que é e para que serve?” (Clique aqui para ver)

Calendário

Link: https://www.google.com/calendar

Com o calendário do Google, você poderá organizar o seu dia-a-dia, os seus encontros, as suas tarefas, etc. Será notificado no seu dispositivo (tablet e smartphone) Android. 

Agora já não terá mais desculpa para atrasos!

Google+

Link: https://plus.google.com/?gpsrc=ogpy0

A rede social da (empresa) Google é o “Google+“. Aqui você poderá partilhar o mesmo tipo de conteúdos (vídeos, fotos, links, etc.) que partilharia no Facebook ou em outras redes sociais.

Tradutor

Link (Portugal): https://translate.google.pt/?hl=pt-PT
Link (Brasil): https://translate.google.pt/?hl=pt-BR

Como se diz “Olá” em japonês ou qualquer outra palavra ou texto em outras línguas? Pergunte ao Tradutor, que ele sabe! 

O Tradutor é o serviço da (empresa) Google, que lhe faz as traduções entre várias línguas. Nele você poderá traduzir palavras como textos ou até sites que você quiser.

Fotografias

Link: https://photos.google.com/?pageId=none

Você procura um espaço para guardar as suas fotografias? Que tal usar o serviço “Fotografias” da (empresa) Google? 

Leia mais:  Google lança Google Nose (BETA)

Guarde aqui as suas fotografias, vídeos e momentos inesquecíveis. Estarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo, incluindo dispositivos Android (tablets e smartphones).

Como você pode ver, é bem mais fácil usar os atalhos que estão em todos os serviços do Google, à excepção do YouTube, pois em apenas dois cliques você poderá passar de um serviço para o outro.

E você, já conhecia esses atalhos? Deixe-nos o seu comentário.

 

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site “i-Técnico – Informática Para Todos”.

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

Deixe um comentário.