Hoax no Facebook: não partilhe esse “aviso de privacidade”!

Você já deve ter visto na Internet (redes sociais e e-mails) algumas mensagens repetitivas. Essas mensagens parecem ser tão verdadeiras, que são muitas vezes partilhadas e passadas de pessoa para pessoa.

Mas será que são mesmo verdadeiras?

É isso que vamos ver neste artigo.

Hoax no Facebook - "Aviso de Privacidade"

Todos os dias, vemos circular mensagens na Internet que parecem ser verdadeiras. Essas mensagens são chamadas de hoax.

Por exemplo, no Facebook, existem várias correntes de mensagens falsas, que iremos ver.

Mas o que é Hoax?

Segundo a Wikipedia, no âmbito da Informática, um hoax são boatos que se espalham na Internet via e-mail e sites de relacionamentos. O conteúdo consiste em apelar a atenção usando dramas, geralmente de carácter sentimental ou religioso. Outros exemplos são a difamação de pessoas e empresas, cobranças bancárias, etc.

É difícil descobrir o início dessas propagações de “mentiras”, pois elas são espalhadas muito rapidamente, por parecerem verdadeiras.

Hoax no Facebook

Sim, o Hoax já chegou à maior rede social, o Facebook!

Começou a aparecer há muitos anos, um “aviso de privacidade” em inglês, que pedia aos utilizadores para partilhar esse mesmo aviso, caso contrário as suas publicações (posts) e dados na rede social ficariam públicos. Mas só a partir de 2012, ano em que foi traduzido para português, é que se propagou para os utilizadores que falam português (brasileiros, portugueses e os PALOP, etc.).

Nesse “aviso de privacidade“, lê-se a seguinte mensagem:

O Facebook é agora uma entidade de capital aberto. Recomenda-se a todos os membros que afixem um aviso semelhante a este, ou se preferir pode copiar e colar esta versão. Se não publicar tal declaração pelo menos uma vez, então está indirectamente permitindo o uso público de itens como suas fotos e as informações contidas em suas actualizações de status.

AVISO DE PRIVACIDADE: Aviso – qualquer pessoa e/ou instituição e/ou agente e / ou Agência de qualquer estrutura governamental, incluindo, mas não limitado ao Governo Federal dos Estados Unidos, também usando ou monitorando este site ou qualquer um dos seus sites associados, NÃO tem a minha permissão para utilizar qualquer uma das informações do meu perfil, nem qualquer parte do conteúdo aqui contida, incluindo, mas não limitado às minhas fotos, e/ou os comentários feitos sobre as minhas fotos ou qualquer outra “imagem” de arte publicado no meu perfil.

Você está aqui notificado que está estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra ação contra mim com relação a este perfil e os conteúdos do mesmo. As proibições anteriores também se aplicam a seu empregado, agente de estudante, ou qualquer pessoal sob sua direção ou controle. O conteúdo deste perfil é privado e as informações confidenciais e sigilosas. A violação da minha privacidade pessoal é punível por lei. UCC 1-103 1-308.

Porque este tipo de aviso não é verdadeiro?

Tudo que diz respeito à privacidade dos dados dos utilizadores do Facebook está na Política de Privacidade do Facebook. Clique aqui para abrir.

Leia mais:  A História da vida de Mark Zuckerberg

Se essa mensagem fosse realmente verdadeira, o Facebook já teria feito uma comunicação à imprensa mundial, informando as alterações da Política de Privacidade. E certamente que os jornais televisivos já teriam falado sobre essa mudança.

Além disso, se você tem uma conta de Facebook, então já concordou com os Termos de uso, que incluem a Política de Privacidade. Para abrir os Termos de uso, clique aqui. Para abrir a Política de Privacidade, clique aqui.

Em qualquer caso, depois de inscritos no Facebook, os utilizadores não podem negar qualquer um dos termos de privacidade ou direitos de autor acordados aquando a inscrição, nem podem alterar unilateralmente ou contradizer quaisquer novos termos de privacidade ou direitos de autor, com uma simples postagem (post) no seu mural do Facebook.

Outras formas desse “aviso de privacidade”

Recentemente, em 2019, esse “aviso de privacidade” aparece com a seguinte mensagem:

Não se esqueça do prazo amanhã!!! Tudo o que você já postou torna-se público a partir de amanhã. Até as mensagens que foram apagadas ou as fotos não permitidas. Não custa nada por uma simples cópia e colar, melhor agir pelo seguro do que não ter desculpa. Não autorizo ao facebook nem nenhuma entidade associada a permissão para usar minhas fotos, informações, mensagens ou publicações, tanto do passado como do presente e futuro. Com esta declaração, fica notificado o facebook que é estritamente proibido divulgar, copiar, distribuir, ou tomar qualquer outra ação contra mim com base neste perfil e / ou no seu conteúdo. O conteúdo deste perfil é informação privada e confidencial. A violação da privacidade pode ser punida por lei (Ucc 1-308-1 1 308-103 e o estatuto de Roma). Obs: o facebook agora é uma entidade pública. Todos os membros devem postar uma nota como esta. Se você preferir, você pode copiar e colar essa versão. Se você não publicar uma declaração pelo menos uma vez vai estar tacitamente permitindo o uso de suas fotos, assim como as informações contidas nas atualizações do status do perfil. Não compartilhe, faça copiar e colar.

Existe mais algum tipo de Hoax?

Sim, existem vários outros tipos.

Leia mais:  Facebook Awards 2015: as inscrições estão abertas

Por exemplo, está a circular um aviso, que alerta os portugueses para a clonagem de cartões de multibanco. Esse aviso é falso. Se realmente fosse verdadeiro, a comunicação seria feita pela própria entidade em questão e nunca pela entidade que supostamente “assina” esse aviso.

Há também outras propagações, como pedidos de sangue, pedidos para partilhar fotos em que cada partilha será recompensada monetariamente pelo Facebook, informações erradas e falsas sobre mortes de actores, etc., que também são considerados hoax.

Recomendações

Antes de partilhar qualquer informação que parece ser verdadeira, é importante verificar sempre se é ou não real e se vale ou não a pena ser partilhada.

Utilize o motor de busca Google para fazer isso.

Fonte: Snopes

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.