IOL põe fim ao seu serviço de e-mails. Saiba o que fazer.

Se você tem (ainda) um e-mail IOL, está na hora de pensar em migrar para outro e-mail! Tem até dia 30 de Novembro de 2018 para o fazer.

Chegou a hora de fechar mais um serviço português de e-mails. Vamos explicar neste artigo, o que vai acontecer e o que você deverá pensar em fazer desde já.

Fim do e-mail IOL

Criado há quase duas décadas, o Grupo Media Capital ainda conseguiu manter o seu serviço de e-mails, o IOL, durante todo este tempo. Porém, chegou a hora de dar um passo à frente e fechar este serviço.

Ao abrir o site de acesso ao e-mail IOL, aparece um aviso a amarelo “O e-mail IOL vai encerrar no dia 30-11-2018. Saiba como exportar os seus emails nesta página: FAQ“.

Fim do e-mail IOL

A IOL informou os seus utilizadores com um e-mail com o título “O email IOL vai encerrar“. O remetente desse e-mail é no-reply@iol.pt.

Portanto, se você é utilizador deste serviço, não ignore esse e-mail pensando que é brincadeira. É mesmo verdade! A 30 de Novembro de 2018 o serviço de e-mail IOL será encerrado ou descontinuado.

Confira a seguir a imagem.

E-mail "O email IOL vai encerrar"O que vem escrito no e-mail?

Nesse e-mail, pode-se ler o seguinte:

Obrigado!

Durante 18 anos o email IOL foi um serviço que prestámos e sempre fez parte da nossa oferta enquanto plataforma tecnológica.

Contudo, a evolução no setor digital levou-nos cada vez mais para uma aposta forte nos conteúdos e menos nos serviços de tecnologia, como o email.

Essa é a razão pela qual tivemos de refletir e tomar uma decisão. Enquanto IOL e no seio de um grupo de media, iremos manter o foco na produção de conteúdos. O que significa não poder manter o email, pois a qualidade que ambicionamos e sabemos você merece está hoje disseminada pelas empresas de tecnologia, e não pelas de conteúdos, o nosso caso.

Assim, a 30 de novembro de 2018 o nosso serviço de email IOL será descontinuado.

Mas porque prezamos a relação de confiança que depositou em nós, vamos querer ajudar para que possa manter o seu histórico e migrar livremente para qualquer serviço da sua preferência.

Para que possa manter os emails recebidos, consulte esta página que criámos para o ajudar: http://www.iol.pt/webmail-migracao

Ainda que o email seja descontinuado, o portal IOL mantém-se com as principais notícias do dia e teremos novidades em breve.

Obrigado pela sua confiança,

Equipa IOL

O que significa o encerramento do serviço de e-mails IOL?

O encerramento do serviço de e-mails da IOL significa que os utilizadores deixarão de ter acesso à sua caixa de e-mails já a partir do próximo dia 30 de Novembro de 2018. Logo, se não for feita nenhuma acção até lá, os utilizadores deste serviço perderão todo e qualquer e-mail e contactos.

Leia mais:  Lisboa Games Week 2018: Começa hoje. Saiba o que é.

Esta informação também é válida para os utilizadores que tinham outros e-mails acabados em @vizzavi.pt, @netc.pt e @maisfutebol.pt.

Em relação aos utilizadores que queiram criar um e-mail novo, não será mais possível.

É possível salvar os e-mails recebidos?

Sim, claro que é. Nesse mesmo aviso a amarelo foi colocado o link de um tutorial. Para seguir para o link, basta clicar lá no site em FAQ ou aqui.

Para salvaguardar o seu correio do IOL, foi aconselhado criar um e-mail da Google, o Gmail, e reencaminhar para lá todos os e-mails.

E os contactos?

Poderá exportar os contactos para um ficheiro (arquivo) VCF e guardar com um nome à vossa escolha, por exemplo “rcube_contacts.vcf”. No caso do Chrome, ele baixa automaticamente o ficheiro (arquivo) ficando este na pasta “Transferências” ou “Downloads”.

O ficheiro (arquivo) VCF baixado poderá ser aberto posteriormente com um dos seguintes programas: Contactos do Windows, Outlook e Pessoas.

Recorrendo a esse ficheiro (arquivo) VCF, os seus contactos poderão ser colocados na sua nova conta de e-mails (Gmail, Outlook, entre outras). Para mais informações, clique aqui.

Palavra-passe (senha) esquecida?

Se você não se lembra da sua palavra-passe ou password (senha), poderá encontrar dificuldades em recuperá-la. Caso isso acontecer e se tiver mais alguma dúvida ou questão adicional, terá de entrar em contacto e enviar um e-mail para ajuda@iol.pt. Em poucas horas, irá receber um e-mail de volta com o PUK e um link, que será usado para recuperar a palavra-passe.

Utiliza o e-mail IOL no Facebook, Twitter e outras redes sociais?

Se você utiliza este e-mail IOL nas redes sociais, poderá continuar a fazê-lo. Por exemplo, você registou-se no Facebook com um e-mail da IOL, terá ainda acesso à sua conta e vai continuar a poder fazer o log in com esse mesmo e-mail.

Leia mais:  Orkut: É a última chance de guardar as suas informações!

Porém, se você perder o acesso à sua conta de Facebook ou de outra rede social, ou se esquecer da sua palavra-passe (senha), você não irá poder mais recuperar essa conta, pois o e-mail de recuperação será enviado para o seu endereço IOL.

Portanto, recomenda-se que actualize o acesso às suas contas de redes sociais trocando o e-mail do IOL por um outro e-mail.

E você, tem ainda um e-mail da IOL? O que vai fazer? Deixe-nos o seu comentário.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

6 Replies to “IOL põe fim ao seu serviço de e-mails. Saiba o que fazer.”

  1. Bom dia
    gostaria de uma informação, depois de dia 30 todos os mails enviados iol continuam a ser recebidos na conta criada do gmail
    obrigado
    aguardo resposta

  2. Relativamente ao “atraso” da notícia, por acaso eu também só soube por essa altura. Não sei até que ponto algumas pessoas possuiam informações internas ou em avanço relativamente às demais.

    Independentemente de tudo, o facto de se informar é sempre positivo. Mesmo que tal fosse feito hoje, pois certamente há muitas pessoas que ainda não estão informadas deste facto. Informação nunca é demais.

    Obrigado I-Tecnico. Cumprimentos.

    • Olá Rita,
      Antes demais agradecemos o seu comentário.
      Esta notícia foi publicada no dia 5 de Setembro de 2018, aquando se fez conhecer na imprensa nacional.
      Não é por você ter visto só agora a notícia que ela esteja desactualizada. Além do mais, de certo que ainda existem muitas pessoas que desconhecem a descontinuação (ou o fim) deste serviço.
      Cumprimentos.

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.