Jogos Paralímpicos 2016: Onde acompanhar?

Os Jogos Paralímpicos 2016 já começaram. Você quer saber onde pode acompanhar os resultados na Internet e na TV?

Saiba tudo acerca dos Jogos Paralímpicos 2016, onde acompanhar na Internet e na televisão, quem são os atletas portugueses e brasileiros e os horários das provas.

jogos-paralimpicos-2016

Os Jogos e os Atletas

Os Jogos Paralímpicos decorrem actualmente no Rio de Janeiro (Brasil) entre os dias 7 e 18 de Setembro de 2016, nos quais estão já presentes 4.298 atletas, dos quais 279 são atletas brasileiros e 37 atletas portugueses.

Consulte as listas dos atletas paralímpicos:

Portugal | Brasil

Curiosidade: Porquê “Paralímpicos” e não “Paraolímpicos”?

Até 2012, os Jogos Olímpicos para atletas com deficiência chamavam-se “Jogos Paraolímpicos”, mas quando acabaram os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, foi anunciada a realização dos novos Jogos Paralímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) que era assim chamado desde que foi fundado em 1995, aproveitou o fim dos Jogos Paraolímpicos de Londres em 2012 e comunicou oficialmente que estava a trocar o seu nome para Comitê Paralímpico Brasileiro.

Esta queda do “O” (letra ó) deve-se à unificação dos demais países onde reina a língua portuguesa, ficando assim igual para todos com as palavras paralímpicos e paralímpiada.

Onde posso acompanhar?

Você poderá acompanhar os Jogos Paralímpicos 2016 na televisão e na Internet.

Televisão

Na Televisão você poderá acompanhar nos seguintes canais de televisão:

  • Brasil: Band, Globo, TV Brasil e Sportv
  • Portugal: RTP e Sport TV

Internet

Na Internet, existem várias fontes de informação, desde os sites desportivos (esportistas) brasileiros e portugueses, aos sites mais utilizados como o Google e o Facebook.

Site Oficial

O Site Oficial dos Jogos Paralímpicos é https://www.rio2016.com

Leia mais:  Adobe Flash Player: O que é e como instalar ou actualizar?

Aqui você poderá acompanhar todas as notícias, resultados, quadros de medalhas e todas as informações relacionadas com os Jogos Paralímpicos do Rio 2016.

YouTube

O canal Paralympics Games é o canal oficial das Paralímpiadas no YouTube. Aqui você poderá ver vídeos de promoção dos jogos paralímpicos, bem como assistir os directos em inglês que já estão agendados.

Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCi8n36NkW2uCQSFZNiYtuMQ

Google / Facebook e outras redes sociais

No Google, seja no PC ou em dispositivos móveis, bastará pesquisar os seguintes termos:

Usando as hashtag

Nas redes sociais, como Twitter, Facebook e Google Plus, você poderá usar a hashtag (palavra-chave precedida pelo símbolo #) para postar publicações que tenham a ver com os Jogos Paralímpicos usando #Rio2016, #Paralimpicos e #JogosParalímpicos2016.

Pesquisando essas mesmas hashtags na barra de pesquisa do Facebook, você irá encontrar todas as publicações das páginas (fan page) e pessoas (que optaram por partilhar publicamente) que tenham a ver com os Jogos Paralímpicos 2016.

RTP Play

No site português RTP Play, você poderá ver também a transmissão em directo dos Jogos Paralímpicos, nos horários a definir pela RTP.

Smartphones e Tablets Android

Nos smartphones e tablets Android, você poderá também acompanhar o desenvolvimento dos Jogos Paralímpicos tal como no PC, através do Google usando aqueles termos, ou baixando a aplicação oficial dos Jogos Paralímpicos de 2016.

Clique aqui para abrir a app no Google Play.

Como o Google e o Facebook anunciaram os Jogos Paralímpicos 2016?

Para celebrar a Cerimónia de Abertura dos Jogos Paralímpicos, no Google, você irá encontrar um doodle muito bom, em que o segundo “O” irá mostrar as diferentes categorias de desportos (esportes) existentes nos Jogos Paralímpicos.

Leia mais:  Google Maps alia-se aos portadores de cadeiras de rodas

paralympics-2016-5977762578825216-hp2x

E no Facebook, você poderá ter visto se entrou durante o dia a seguinte imagem que permitia celebrar a Abertura dos Jogos Paralímpicos.

facebook-jogos-paralimpicos-2016

A equipa do “i-Técnico” deseja muita sorte aos atletas paralímpicos portugueses e brasileiros e toda a comitiva.

Que Deus abençoa a todos.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.