Koppie Koppie – Um aviso sério para todos nós

A foto do seu filho, ou até mesmo a sua, pode estar à venda em canecas na Internet!

koppie_koppie

A loja online Koppie Koppie, situada na Holanda, foi criada pelo designer Yuri Veerman e pelo jornalista Dimitri Tokmetzis com o objectivo de vender canecas com fotografias de pessoas, adultas e menores, que estejam publicadas na rede social Flickr.

O objectivo desse site é sensibilizar os utilizadores com a colocação dessas fotografias em canecas, para mostrar que é possível criar lucro com (quase) tudo o que se encontra na Internet, incluindo fotografias em redes sociais, como essas da Flickr que eles estão a usar.

Os criadores investigaram as protecções legais das fotografias e lançaram um apelo para todos os utilizadores da rede Flickr colocando as fotografias dos utilizadores em canecas na sua própria loja online, usando somente as que são permitidas legalmente para uso comercial.

Encontrei a minha foto numa caneca… e agora? Pode sempre entrar em contacto com a Koppie Koppie, tal como é informado no seu site, e eles removerão a sua fotografia, mas se eles usaram-na é porque tem permissão de uso comercial, ou seja, você terá de trocar essas permissões, seguindo os passos que a própria Koppie Koppie explicará em resposta ao seu pedido.

Como é que eu faço para evitar que essa ou outras empresas tomem posse das minhas fotografias? Bem, isso já é uma questão que se resolveria de modo radical: deixar de partilhar fotografias suas na Internet, em redes sociais ou blogs. A melhor forma sem dúvidas, para evitar isso, seria deixar de partilhar as fotos em redes sociais como o Facebook, Google +, Flickr, Instagram e outras.

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

Deixe uma resposta.