MB WAY: Aprenda a fazer o pagamento das compras em lojas físicas aderentes

Você esqueceu-se do seu cartão de multibanco ou de crédito? Não se preocupe, pois  em Portugal, já é possível fazer pagamentos com o seu smartphone Android, utilizando a app MB WAY.

Veja neste artigo como utilizar este método de pagamento.

MB WAY - Pagamento de compras

No último artigo (clique aqui para abrir), explicámos o que é o MB WAY que tem várias funções, uma das quais o pagamento de compras em lojas aderentes.

Hoje, em um hipermercado bem conhecido em Portugal, pude testar este método de pagamento. Na verdade, foi uma experiência nova tanto para mim, quanto para o funcionário. De facto, sendo esta uma nova maneira de podermos pagar as nossas compras, é natural que isso aconteça. Se tal for o seu caso, não se sinta constrangido!

De seguida explicaremos passo por passo o que deve fazer.

O que deve fazer para usar a app MB WAY para pagar as compras?

Depois do funcionário apresentar a soma da factura, é natural que ele pergunte ao cliente como vai pagar. Diga-lhe que vai usar o MB WAY e ligue os dados móveis do seu smartphone.

Neste momento, o funcionário terá de conhecer o seu número de telemóvel (celular). A app MB WAY já traz uma funcionalidade que permite apresentar o seu número através de um código de barras ou de um código QR. Assim, não precisa dizer o seu número!

Para mostrar esse código, basta abrir a sua app MB WAY, introduzir (caso necessário) o seu código pessoal, clicar nos 3 traços no canto superior esquerdo e de seguida em “O meu número“.

Nesse momento, aparecerá no ecrã (tela) um código de barras com o seu número de telemóvel (celular) por baixo. Mostre-o para o funcionário.

Leia mais:  Android: Voltar a abrir links fora do Facebook

Assim que for introduzido o seu número de telemóvel (celular) na máquina registradora, você irá receber uma notificação no seu smartphone e em todos os dispositivos onde tiver a app MB WAY instalada.

Abra essa notificação no seu smartphone. Caso a app MB WAY peça o seu código PIN, introduza-o e logo aparecerá o valor da compra, em baixo você poderá Rejeitar ou Aceitar. Se estiver tudo certo, clique em Aceitar.

E pronto, com esses passos já pagou as suas compras com o seu smartphone. Assim que o pagamento for aceite e efectuado, você poderá consultá-lo nos Movimentos MB WAY (clique nas 3 barras no canto superior esquerdo e em “Cartões“).

Perguntas frequentes

O MB WAY tem limite de utilização?

Sim. Tem um “limite diário“, que é definido pelo utilizador e será aplicado em todos os respectivos dispositivos onde tem a app MB WAY instalada.

Caso exceda o limite diário, aparecerá uma notificação no seu smartphone “Pagamento rejeitado. Excedeu limite diário.”. Por isso é importante verificar o seu “Limite diário” antes de efectuar qualquer compra.

Funciona apenas com o smartphone?

Não. Você poderá usar qualquer dispositivo onde configurou o serviço MB WAY com o seu número de telemóvel (celular). Por exemplo, poderá usar o seu tablet ou o computador portátil (notebook) desde que esteja ligado à Internet, por internet móvel ou por Wi-Fi.

Tenho mais do que um smartphone. Preciso registar o MB WAY em cada um deles?

Não. Basta configurar o MB WAY com o número de telemóvel (celular) com o qual registou o serviço.

Opinião do “i-Técnico” sobre este método de pagamento com MB WAY

Particularmante, gostei muito desta nova aplicação, pois nos dá uma maior segurança no acto de pagamento de compras. É mais prático, pois mesmo que você não tenha dinheiro à mão e esteja sem cartão de Multibanco ou crédito, poderá usar o seu smartphone para fazer as compras quando quiser. Pois é mais fácil deixar o cartão de banco em casa ou no carro do que o smartphone.

E você, já usou este método de pagamento? Deixe-nos o seu comentário.

 

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.