MB WAY: O que é e para que serve? Veja como aderir.

Em Portugal, existe um método de pagamento, que se chama MB WAY. Você já ouviu falar nessa solução multibanco?

Neste artigo, iremos explicar o que é e para que serve o MB WAY que além de ser uma nova forma de pagamento, também tem outras funcionalidades.

Se você tem um computador com Windows 10, um smartphone ou um tablet, então você pode começar a pensar em usar a aplicação MB WAY.

MB WAY

O que é o MB WAY?

O MB WAY é uma solução multibanco, lançada em Agosto de 2015, que requer a instalação de uma aplicação em dispositivos móveis, com o sistema operativo Android ou no iPhone (iOS), mas também pode ser instalada em computadores fixos ou portáteis (notebooks), com o Windows 10.

Com essa aplicação, você pode fazer pagamentos usando a conta do seu cartão de débito, mais conhecido por cartão de multibanco.

Para usar essa app, você deverá ligar os dados móveis da sua rede ou usar uma rede Wi-Fi (wireless), dirigir-se a uma caixa automática de Multibanco e configurar o seu cartão, para que seja depois reconhecido no dispositivo onde a app estiver instalada. 

Para que serve o MB WAY?

O MB WAY tem outras funcionalidades além de ser um método de pagamento. Vamos ver de seguida com alguns exemplos práticos:

Exemplo 1: O cartão de multibanco ficou em casa e você precisa levantar dinheiro numa caixa automática.

Você pode usar a app sem precisar o cartão. Depois de introduzir o seu código PIN, selecciona a quantia e é gerada uma referência de 10 dígitos válida por meia hora (30min).

Passado o tempo válido, essa referência caduca e deixa de ser possível voltar a utilizá-la.

Leia mais:  Skype: Porquê a migração do MSN para o Skype?

Você poderá também usar essa mesma referência para dar a outra pessoa, partilhando-a diretamente mostrando-a ou através de apps. E esta é uma situação muito boa para os pais que não querem emprestar o seu cartão aos filhos ou não querem que os filhos andem com dinheiro.

Exemplo 2: Você está a dever dinheiro a um amigo e ele também usa a app MB WAY.

Você poderá usar a app e pagar para o seu amigo. Assim que for efectuada a transferência, ele receberá o dinheiro directamente na conta dele.

Exemplo 3: Fazer compras

Já existem centros comerciais, lojas e empresas a aceitarem o pagamento via MB WAY, ou seja, nesses espaços comerciais, você poderá pagar usando o smartphone, tablet ou computador portátil (notebook). Clicando aqui, poderá ver as lojas aderentes.

O MB WAY poderá ser utilizado para fazer compras online, criando cartões virtuais MB NET, substituindo assim o cartão de débito ou crédito. Desta forma, o seu cartão de banco ficará mais protegido.

Que bancos aderiram ao MB WAY?

Se é cliente de um destes bancos, já pode aderir ao MB WAY: ActivoBank, Bankinter, BBVA, Best, BPI, Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo (CEM), Banco de Investimento Global (BIC), Caixa Geral de Depósitos (CGD), Caixa de Crédito Leiria, Crédito Agrícola (CA), Eurobic, Millennium BCP, Montepio, Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Banco Popular, Santander Totta. Clicando aqui, poderá conferir a lista dos bancos aderentes.

Como aderir ao MB WAY?

É simples. Basta seguir os passos indicados no seguinte vídeo.

Nota do autor:

Pessoalmente, já pude usar esta solução interbancária e gostei imenso, pelo facto da acção do levantamento de dinheiro em caixas automáticas (ATM) tornar-se bem mais discreta e mais segura.

Leia mais:  Android: Como evitar grandes consumos de bateria?
E você, já conhecia o MB WAY? Já o utilizou? Deixe-nos a sua opinião e diga-nos se já o utilizou nos comentários.

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site “i-Técnico – Informática Para Todos”.

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

Deixe um comentário.