NET.mede: a nova ferramenta da ANACOM para testar a velocidade da Internet

Depois de apresentar o seu novo site, a ANACOM disponibilizou uma ferramenta que permite aos utilizadores portugueses testarem a sua velocidade da Internet. Essa ferramenta chama-se NET.mede. Venha conhecê-la.

NET.Mede - novo site da ANACOM

A ANACOM disponibiliza a ferramenta “NET.mede” para testar a velocidade da Internet. Esta ferramenta foi testada pelo i-Técnico e vamos explicar ao utilizador como efetuar esse teste de velocidade

Como fazer o teste no “NET.mede”?

Veja como fazer o teste de velocidade no site “NET.mede”, mas antes tenha em atenção os seguintes requisitos:

Requisitos para teste no site NET.mede

Antes de proceder ao teste de velocidade, o utilizador deverá certificar-se dos seguintes requisitos:

  • Ter ligação à Internet;
  • Possuir o Java para Windows (caso esteja usando um PC com Windows). A última versão é Version 8 Update 25 (tamanho do arquivo: 623 KB) que está disponível aqui, ou poderá optar por copiar https://www.java.com/pt_BR/download/ para o seu browser (navegador) e colar na barra de endereços;
  • Desligar todos os programas que usem Internet, nomeadamente programas de comunicação (por exemplo: Skype) ou programas de downloads.

Segundo a ANACOM, para que os resultados sejam tão fiáveis quanto possível, deverá certificar-se igualmente que:

  • Os testes são feitos a partir de um computador (fixo ou portátil). Não podem ser realizados a partir de tablets ou telemóveis com ligação à Internet.
  • Enquanto estiver a executar os testes não existem outras páginas, programas ou computadores que façam uso da Internet a correr em simultâneo (por exemplo: peer-to-peer, downloads, atualizações automáticas do sistema).
  • Não existe “estrangulamento” na ligação entre o computador que executa o NET.mede e o modem/router que lhe fornece a ligação à Internet. A qualidade dos equipamentos de ligação à Internet e do cabo ethernet podem interferir na velocidade máxima de ligação à Internet.
  • A sua firewall ou anti-vírus não vai bloquear o funcionamento do NET.mede.
Leia mais:  Homem de Ferro existe... ou quase! Veja a experiência de Richard Browning!

Executação do teste no NET.mede

Passo # 1

Abrir o site http://www.netmede.pt

NET.Mede - Deseja executar o Java?Passo # 2

Clicar em “Run“.

NET.Mede - Deseja executar o Java?

Passo # 3

Clicar em “Começar teste” (a vermelho).

NET.Mede - Teste de velocidade

O teste não deverá demorar mais de 30 segundos a ser realizado.

 

Como interpretar os resultados?

Depois de o teste executado, aparecerão os resultados. Eis um exemplo:

NET.Mede - Teste de velocidadePor palavras simples, o Delay é o tempo que demora a ser efetuada a ligação entre o PC do utilizador e o servidor FCCN; o Download é o teste efetuado para calcular a velocidade para receber ficheiros (arquivos); o Upload é o teste efetuado para calcular a velocidade para enviar ficheiros (arquivos).

Na parte inferior, será indicado o browser (navegador), o seu Endereço IP e o ISP (Internet Service Provider, ou seja, o seu operador de Internet).

Se desejar repetir o teste, clique em “Repetir teste“. Caso queira ver o relatório completo, clique em “Ver relatório“. Eis o exemplo do relatório completo desse teste:

NET.Mede - Relatório do testeEste relatório, como indicado na imagem, divide-se em três partes:

1ª parte: comparação da sua velocidade com outras velocidades;

2ª parte: explicação dos testes de Download, Upload e Delay com comparação a ficheiros (arquivos);

3ª parte: quadro-síntese do relatório com os resultados do teste e a data.

 

O que é que o leitor achou desta nova ferramenta?

 

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

2 Comentários para: “NET.mede: a nova ferramenta da ANACOM para testar a velocidade da Internet

  1. Este programa da Anacom é uma treta. Tenho contratado 4G 20Mbs / 2Mbs e só posso usar 3G que geralmente não passa dos 4Mbs / 300Kbs. Nas piores alturas, que são cada vez mais frequentes, com velocidades medidas pelo speedmeter da fccn de 1Mbs / 20Kps, este programa mede 7Mbs / 3Mbs! No mínimo estranho. A Anacom nunca me inspirou confiança…

Deixe uma resposta.