O que é Black Friday?

Certamente que já ouviu falar de “Black Friday”, mas sabe o que é? De onde surgiu? Onde existe? Não sabe? Então veja neste artigo.

black friday

O que é Black Friday?

Black Friday é um acontecimento anual em que os preços sofrem descontos com grandes promoções. Este termo que em português significa “Sexta-feira Negra”, é criado pelo retalho (varejo em português de Brasil) nos Estados Unidos e ocorre na sexta-feira após o feriado de Acção de Graças.

Porque é que surgiu?

Ninguém sabe ao certo, mas há índices que surgiu no início dos anos 90 numa cidade americana Filadélfia. O seu nome terá sido influenciado pelo enorme congestionamento de pessoas, quando as lojas abriam as suas portas para o período natalício, para acabar com os stocks (estoques) do ano e com isso promover a venda de produtos com descontos maiores de que aqueles que ocorreram durante o restante do ano. Porém o termo só ficou conhecido a partir de 1975 graças à comunicação social que usou artigos em jornais, para divulgar a loucura da cidade durante o evento. Como nunca houve nenhum termo específico, em 2005, os técnicos de Marketing apelidaram esse acontecimento de “Black Friday” ao associar o congestionamento de pessoas e aumento de tráfego divulgado pela polícia de Filadélfia.

Onde é que ocorre?

Começou por acontecer nos Estados Unidos, depois foi conquistando o mercado no Brasil desde 2010, principalmente online, mas há 2 ou 3 anos para cá tem vindo a expandir-se também por Portugal.

Em Portugal já são várias as lojas que aderiram à Black Friday, por exemplo, vamos citar algumas que comercializam produtos tecnológicos:

  • Apple (clique aqui para abrir o site)
  • FNAC (clique aqui para abrir o site)
  • Media Markt (clique aqui para abrir o site)
  • Radio Popular (clique aqui para abrir o site)
  • Worten (clique aqui para abrir o site)
  • Staples (clique aqui para abrir o site)
Leia mais:  Eleições Legislativas 2015: você sabe onde vai votar?

Esta onda também já se estendeu em outras lojas que não são relacionadas com a informática.

Por sua vez no Brasil a Black Friday deu origem à criação de um site que reúne todas as lojas que aderiram à onda. O site chama-se também “Black Friday” (clique aqui para abrir o site) e foi lançado pelo “Busca Descontos” em 2013.

 

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

Deixe uma resposta.