Porque existe o horário de Verão?

Você sabe porque existe este horário de Verão? Quais os seus benefícios?

Neste artigo explicamos a razão pela qual existe o horário de Verão, de onde veio a ideia e quais os países que estão a adoptar.

horario-de-verao

Duas vezes por ano trocamos de horário, adianta-se ou atrasa-se o horário. Os computadores e outros dispositivos com Windows 10 estão preparados para essa eventualidade e de modo automático, chegada a hora de troca, o relógio do Windows actualiza-se sozinho.

Porém, é sempre importante saber onde isso você pode configurar o horário e é isso que iremos ver já de seguida.

Você sabia que…?

Brasil

No Brasil, a mudança de horário para Verão ocorre em Outubro e acaba em Fevereiro. Geralmente acontece no fim-de-semana do meio do mês.

Portugal

Em Portugal, a mudança de horário para Verão ocorre em Março e acaba em Outubro. Geralmente acontece no último do final de semana do mês.

Porquê essa troca de horários?

Horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora durante os meses de verão. Isso tem como objectivo aproveitar a luz do sol até mais tarde, fazendo com que se economize energia eléctrica.

Esta ideia já vem de há mais de 200 anos, em 1784, quando Benjamim Franklin, político e inventor americano, sugeriu que se acordasse mais cedo no verão, porque as pessoas não aproveitavam a claridade do sol, pois levantavam-se mais tarde. Mas a ideia na época não chegou a sair do papel, sendo considerada a proposta oficial da criação do horário de verão séculos mais tarde com a proposta de George Hudson, um entomologista neozelandês.

O horário de verão contribui para a redução do consumo de energia, porém a medida só funciona nas regiões distantes da linha do Equador, pois existem lugares junto do Equador que têm os dias com a mesma duração das noites, logo nesses lugares, a implantação do horário traz pouco ou nenhum proveito.

Alguns países fazem uso dessa prática, porém existem uns críticos do horário de verão, que alegam que a medida afecta o chamado relógio biológico.

Países que adoptam o horário de verão

São cerca de 30 países, que adoptaram o horário de verão:

  • África: Egito, Marrocos, Namíbia
  • América Central: Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas;
    • Medida adoptada anualmente, no período de Outubro a Março.
  • América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile.
  • América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México;
    • Nos Estados Unidos, a medida se consolida no chamado “Daylight Saving Time”, que começa normalmente no primeiro domingo de Abril e dura até o último domingo de Outubro. Mas assim como nas demais regras e regulamentos, os estados da Federação tem certa autonomia para definir as regras do horário de verão. No Canadá e México a medida também é adoptada anualmente, no período de Abril a Outubro.
  • Europa: União Europeia, Leste Europeu, Turquia; Oriente Médio: Irã, Iraque, Síria, Jordânia, Líbano, Israel, Palestina, Macedónia;
    • Na União Europeia, o “horário de verão”, inicia-se à uma hora da Hora Universal (“Greenwich Mean Time”), no último domingo de Março, e finalizando-se no último de Outubro, assim como nos Estados Unidos.
  • Oceania: Parte da Austrália e Nova Zelândia;
    • Medida adoptada anualmente, no período de Outubro a Março.

E você concorda com a mudança do horário de Verão?

Fonte: Wikipedia

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.