PowerShell do Windows: O que é? Para que serve?

Você sabe o que é o PowerShell do Windows?

Neste artigo, explicaremos o que é e para que serve. Existem algumas semelhanças com a “Linha de comandos” (“Prompt de comandos”). Mas vamos já ver de seguida.

Embora seja uma área já de nível avançado, o PowerShell pode ser usado por todos os utilizadores para resolver alguns problemas do Windows, nomeadamente o Windows 10.

O que é o PowerShell do Windows?

Antes de definir o que é, deve-se ter em mente o que é uma shell. Na ciência dos computadores, a shell é uma interface do utilizador que dá o acesso a vários serviços de um sistema operativo. Pode ter como base a linha de comandos ou incluir uma interface gráfica do utilizador.

O PowerShell do Windows é a shell desenvolvida pela Microsoft, baseada no .NET framework e inclui uma linha de comandos e uma linguagem de script.

Apesar de ser menos falado do que a linha de comandos (prompt de comandos), o PowerShell não existe apenas no Windows 10. Já foi lançado em Novembro de 2006 e já vinha no Windows XP.

Bem como os sistemas operativos da Microsoft, o PowerShell do Windows também tem evoluído, existindo assim várias versões. A última versão mais actualizada é a versão 5.1.14393. Porém, já está uma outra versão em testes que é a 6.0.0 Alfa 9.

PowerShell - ipconfig

Onde está o PowerShell do Windows no Windows 10?

Esta ferramenta do Windows encontra-se na pasta System32 e existem pelo menos 3 maneiras de abrir o programa, que apresentamos de seguida:

Através da pesquisa no menu Iniciar

Passo # 1

Abra o menu Iniciar do Windows 10.

PowerShell - Menu Iniciar

Passo # 2

Digite PowerShell onde está escrito “Procurar no Windows” e clique em “Windows PowerShell“. Se quiser usar o teclado, poderá usar a seta baixo  e carregue no enter .

Leia mais:  Fim do Roaming em Portugal: Saiba o que significa.

Nota: A posição do programa “Windows PowerShell” poderá variar de computador para computador.

Através do Explorador de Ficheiros (Arquivos)

Abra no Explorador de Ficheiros a seguinte pasta:

C:\Windows\System32\WindowsPowerShell\v1.0

Faça um duplo clique no ficheiro (arquivo) executável powershell.exe.

PowerShell - Explorador de Ficheiros

Através do comando “Executar”

Passo # 1

Abra o “Menu Power User“. Veja ou reveja o que é clicando aqui.

Passo # 2

Clique em “Executar” ou utilize a tecla de atalho “Tecla do Windows” + R.

Passo # 3

Digite powershell e clique em OK (ou carregue em enter).

Nossa opinião

Embora o PowerShell do Windows seja mais utilizado por técnicos de Informática ou pessoas de nível avançado, é necessário saber que existe.

Poderá servir para resolver uma infinidade de problemas que estão presentemente a acontecer, por exemplo, no Windows 10.

E você, já conhecia o PowerShell do Windows? Se sim, já usou alguma vez? Diga-nos nos comentários que comandos (cmdlet) é que usou.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.