RTP3 e RTP Memória já estão na TDT!

Hoje, dia 1 de Dezembro de 2016, assinala-se um grande evento na RTP: a entrada de mais 2 canais na Televisão Digital Terrestre (TDT).

Desde a meia-noite de hoje, a RTP abriu mais dois canais de televisão para as pessoas que não têm contrato de televisão com nenhuma operadora.

tdt-rtp3-rtp_memoria

Desde o apagão da televisão analógica, conhecido por switch-off, que ocorreu em 2012, sempre se ouviu falar na entrada de mais canais na televisão em sinal aberto. Chegou o momento, hoje é o dia do lançamento de mais dois canais de televisão.

Antes da meia-noite

Antes da meia-noite de ontem, dia 30 de Novembro de 2016, havia somente 4 canais em sinal de televisão aberta, ou seja, na TDT (Televisão Digital Terrestre). São eles a RTP1, RTP2, SIC e TVI.

Existe ainda um 5.º canal nos arquipélagos, RTP Açores nos Açores e RTP Madeira na Madeira.

Desde o aparecimento da TDT em 2012, tem-se ouvido falar que a Televisão em Portugal iria ter mais canais, porém só hoje é que a RTP concretizou o pedido de muitos portugueses: o lançamento de mais dois canais, a RTP3 e a RTP Memória.

Nestes últimos dias, já se podia ver na RTP Memória a apresentação do canal, com os vários programas que irão ser transmitidos a partir de hoje.

Após a meia-noite

Após a meia-noite, a RTP3 e a RTP Memória ficaram disponíveis para quem não tiver nenhum contrato de televisão paga. Estes canais não terão publicidade na TDT, porém na televisão paga mantêm a publicidade.

Sendo assim, a posição dos canais de televisão em sinal aberto, isto é, na TDT, passa a ser a seguinte para o continente:

  1. RTP 1
  2. RTP 2
  3. SIC
  4. TVI
  5. Canal Parlamento (ARTV)
  6. RTP 3
  7. RTP Memória
Leia mais:  Microsoft já lançou a primeira grande actualização do Windows 10

A própria RTP informa que a sintonização poderá não ser automática (ver aqui).

E você, concorda com a entrada destes canais na TDT? Você gostaria de ver mais alguns? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.