Sistema operativo: O que é e para que serve?

Você sabia que o Windows é um sistema operativo?

Certamente você já deve ter ouvido falar do Windows 10 e de outras versões do Windows. Mas talvez não saiba que o Windows é um sistema operativo, nem o que ou para que serve um sistema operativo no computador.

Quando se liga o computador logo depois do seu arranque, a primeira coisa que aparece é o ambiente gráfico do sistema operativo, que poderá ser o Windows ou outro. O sistema operativo é fundamental para o utilizador poder comunicar com o seu computador, logo permite entre outras tarefas gerir os componentes físicos do seu computador (rato, teclado, memória RAM, etc.).

O Windows é o único sistema operativo existente?

A resposta é não, pois existem vários sistemas operativos diferentes no mercado, geralmente entregues com o dispositivo, tais como o Mac OS (da Apple), Irix, Symbian OS (utilizado pela Nokia), Linux (com várias distribuições) ou ainda o Android.

Existem ainda outros sistemas operativos nos smartphones, como por exemplo o iOS da Apple nos iPhones, o Android, o Windows Phone da Microsoft, etc.

Para que serve o sistema operativo?

O sistema operativo tem como objectivo estabelecer a ligação entre o utilizador e a máquina, istoSistema operativo é, o sistema operativo é essencial para que o utilizador possa “comunicar” com o computador.

Ele permite:

  • instalar e configurar novos componentes;
  • actualizar os componentes;
  • ter acesso ao conteúdo do disco;
  • gerir (gerenciar) o disco;
  • gerir (gerenciar) os utilizadores da máquina;
  • ter um controlo de estatísticas de uso.

Na prática, quando o utilizador resolver adicionar um novo disco rígido, chamado de HD (do inglês Hard Disk Drive), o sistema operativo irá instalar os drivers (programa para permitir que o computador reconheça o disco rígirido). Assim que ficar ligado, o utilizador poderá gerir o seu espaço, utilizando um explorador de ficheiros (arquivos). Ainda um outro exemplo, quando o utilizador introduzir um pendrive, serão também instalados os drivers para que o computador reconheça qual é o pen que está ligado. O mesmo acontece com outros componentes dentro e fora da torre (gabinete), como discos externos, ratos, teclados, webcams, leitores e impressoras, entre outros.

Leia mais:  Android: Vírus no smartphone ou tablet? Saiba o que fazer.

Resumindo, toda a alteração de hardware que for feita no computador, o sistema operativo terá de tomar conhecimento, daí ser importante estar sempre actualizado.

Finalizando, o sistema operativo é essencial para o funcionamento de qualquer computador fixo ou portátil (notebooks), smartphones, tablets, smartwatches (relógios inteligentes), etc.

 

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

3 Comentários para: “Sistema operativo: O que é e para que serve?

  1. É muito bom o que vocês têm para nos oferecer com relação os conteúdos e paciência prestada por vós espero que continuem assim e possam melhorar ainda mais o vosso trabalho parabéns e obrigado!

Deixe uma resposta.