Smartphone: Aprenda a escolher o seu

Você está cansado de usar o seu telemóvel (celular) e pretende dar o salto para um smartphone?

Escolher um smartphone é sempre complicado, pois existe uma infinidade de marcas e modelos, as fichas técnicas têm muitas siglas e termos nem sempre muito claros, como 4G, Quad Core, Velocidade do Processador, etc.

Neste artigo, você irá aprender os conceitos, que necessita para comparar os smartphones e reconhecer as diferenças.

Smartphones: como comprar?

Geralmente, quando se vai comprar um smartphone, estas perguntas entre outras são sempre colocadas: Que tamanho de ecrã (tela) vou comprar? Qual sistema operativo? 3G ou 4G? Que câmara (câmera) tem? Quantos megapixels? Qual é a autonomia da bateria?

E depois de colocadas essas questões, dada a infinidade de smartphones no mercado com as mesmas características, você irá perguntar: Qual é o melhor smartphone?

Para entender melhor as fichas técnicas e poder comparar com mais facilidade dois ou mais smartphones, você deverá aprender a analisar os termos.

Sistema Operativo

ou Sistema Operacional (em português do Brasil)

Actualmente no mercado de smartphones, existem os seguintes sistemas operativos: Android, Windows Phone, iOS (para os smartphones iPhone) e Blackberry. Além de todos estes, embora em menor quantidade, você poderá encontrar smartphones com o sistema operativo Ubuntu.

Cada um desses sistemas operativos tem a sua loja de aplicações: para o Android, existe o Google Play, já no Windows Phone, você poderá ir à Loja da Microsoft e no iPhone, você terá de ir à Apple Store.

Apesar deste site ter artigos apenas do Android, é necessário ter em mente que todos são parecidos e fazem quase tudo igual, daí a nossa imparcialidade. É tudo uma questão de gosto e de adaptação.

Ecrã

ou Tela (em português do Brasil)

Este hardware é o principal foco em uma comparação, pois trata-se daquela parte onde você irá ver o conteúdo do seu smartphone. Neste ponto, você deverá ter em atenção a tecnologia e o tamanho do ecrã (tela) que você vai querer comprar.

Tecnologia do ecrã

Os ecrãs (telas) podem ser OLED, Retina Display (para os iPhone’s), CrystalLED, Super LCD, etc.

Nos OLED, existem umas variantes: AMOLED, Super AMOLED e Super AMOLED Plus.

Tamanho

Existem vários tamanhos e a unidade é a polegada, representada pelas aspas, por exemplo 5,5″. Tal como nas televisões, essa medida refere-se à diagonal.

Armazenamento

Quanto mais espaço… melhor! Mas será que vai necessitar de 64GB de espaço?

O Armazenamento de um smartphone divide-se em duas memórias: RAM e ROM.

A memória RAM é aquela que é utilizada para alternar entre apps e poder utilizar essas mesmas. Os smartphones actuais suportam de 1 a 6GB de RAM. Quando você reiniciar o seu smartphone, a memória RAM será limpa assim que o seu smartphone se ligar.

A memória ROM é aquela que é utilizada pelo sistema operativo e para guardar os seus ficheiros (arquivos) incluindo as fotografias e vídeos. Ao contrário da RAM, a ROM mantém os seus dados depois de reiniciar o smartphone.

Bateria

A medida da bateria é mAh e lê-se miliampere-hora. Este componente do smartphone é importante, pois vai determinar o tempo de uso do seu smartphone.

É aconselhado saber se você vai dar ao seu smartphone um uso exaustivo (por exemplo se vai correr muitos jogos pesados), ou se vai apenas usar para aplicações.

Quanto mais mAh tiver, maior é a sua capacidade de carga e maior será a sua autonomia, mas também poderá demorar mais tempo a carregar.

Veja aqui o problema comum a todas as baterias de smartphones.

Processador

O processador é considerado a peça fundamental de um smartphone e é muito importante na hora de abrir aplicações e alternar entre elas (por exemplo, consultar a sua agenda telefónica enquanto está a receber uma chamada e passar o número de um contacto para um amigo seu no WhatsApp).

Quanto maior for a velocidade que ele pode atingir, mais rápido você irá passar de uma aplicação para a outra. Essa velocidade é medida em GHz (GigaHertz).

Se você quer um smartphone para uso básico, como fazer chamadas, receber SMS e de vez em quando navegar na Internet, então deverá considerar processadores mais fracos.

Porém, se você gosta de jogos (carros, combate, etc.) deverá considerar um processador elevado. Nesta situação, recomenda-se processadores quad-core (processadores com 4 núcleos) ou outros superiores.

Câmara

ou Câmera (em português do Brasil)

A câmara fotográfica também pesa na hora de escolher um smartphone. Porém com a evolução dos smartphones, não basta olhar ao valor em megapixels. Deve-se ver a tecnologia envolvida, pois já são muitos os smartphones que oferecem câmaras com 12 megapixels, mas talvez não sejam tão boas se comparadas com a câmara de um Samsung Galaxy S7.

4G ou 3G?

Actualmente existem smartphones com redes móveis a 3G e outros a 4G.

Se você irá usar internet móvel e enviar e-mails com grandes anexos, então o melhor mesmo é pensar em comprar um smartphone com 4G.

Se você apenas quer consultar o seu e-mail e navegar pelo seu Facebook ou em alguns sites, então recomenda-se um smartphone que tenha somente 3G.

Não esquecer que o uso prolongado da rede móvel 4G diminuí rapidamente a autonomia da bateria.

Embora já se fale em redes 5G, os smartphones com essa tecnologia ainda são poucos, e além disso, ainda existem localizações geográficas com má recepção de 4G, tanto em Portugal como no Brasil.

Preço

Quando se compra um smartphone, geralmente a primeira coisa a ter em conta é o preço. Com tanta oferta no mercado, o bom é fazer o orçamento antes de comprar o smartphone. Só no final é que poderá então comparar o preço para ver qual smartphone é que compensa comprar.

 

E você, já comprou o seu smartphone?

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.