Smartphones antigos de ocasião: Vale a pena comprar? Veja estas dicas.

Quando se precisa de um smartphone ou telemóvel (celular), pode-se pensar em comprar um em 2.ª mão. Mas será que vale a pena comprar smartphones antigos de ocasião?

Confira neste artigo as nossas dicas sobre este tema e veja se vale ou não a pena de comprar um smartphone ou telemóvel (celular) usado.

Smartphones

Conhecendo o preço actual dos smartphones e telemóveis (celulares), muitas pessoas optam por comprar em segunda mão. Vão aos sites de compra e venda de produtos para ver se encontram algo mais em conta e que lhes agrada mais.

Dada a grande quantidade de oferta nesses sites, por vezes a escolha torna-se difícil sendo necessário pesar alguns elementos na balança para poder fazer um bom negócio.

O que deverá ter em atenção na compra de smartphones antigos?

Em primeiro lugar, você deverá tomar consciência de que a tecnologia está sempre a evoluir, logo um smartphone antigo poderá não compensar. Mas se você estiver mesmo com intenções de comprar um smartphone antigo, deverá ter em atenção os seguintes pontos:

Antes da compra

Você encontrou o seu provável “novo” smartphone. Calma! Não faça ainda negócio. Procure em outros sites do género, isto é, onde existam anúncios de compra/venda de smartphones e telemóveis (celulares), pois poderá encontrar o mesmo produto com outro preço e o vendedor ser o mesmo. Caso isso aconteça, lembre-se de falar nisso quando fizer o negócio e obviamente fale no preço e na sua diferença caso ela exista.

Você poderá verificar se existem melhores propostas, por exemplo, um smartphone mais em conta ou alguém conhecido, um vizinho que esteja perto de si. Assim poderá sempre ver em primeira mão o smartphone.

Em relação aos atributos, ou seja, as características do smartphone verifique sempre se são as mesmas que nos sites da marca.

Tenha em atenção que, se você quiser instalar aplicações no smartphone, este não poderá ser muito antigo, porque actualmente as aplicações (exemplo: Facebook, Instagram, WhatsApp, etc.) estão muito mais desenvolvidas. Logo poderão não caber em um smartphone com 5 ou 6 anos de idade.

Agora está na hora de avançar com o negócio e passar para a próxima fase.

Já com o aparelho nas mãos

Veja os seguintes pontos e verifique se o seu smartphone ou telemóvel (celular) está em boas condições. Se estiver, então está de parabéns! Caso contrário, tente alertar o vendedor e veja se renegoceia.

  • Hardware

Não se deixe iludir apenas pelas fotos colocadas nos anúncios.

É importante verificar se todo o hardware está a funcionar bem: os botões, as colunas, o ecrã (tela), entradas (de USB onde você vai ligar o carregador e o jack dos fones), câmara (câmera) fotográfica e de vídeo, flash, bateria, etc.

  • Software

Teste todo o software do smartphone, desde a aplicativos nativos às chamadas e mensagens.

No caso de ser um smartphone Android, certifique-se de que ele está completamente “formatado” ou seja, se as configurações de fábrica foram restauradas. Se ele vier ainda com uma conta Google, restaure logo as configurações de fábrica, pois o vendedor poderá, com má fé, transformar o seu smartphone “em um tijolo” bloqueando-o.

  • IMEI

A seguinte dica é geral, servirá para todos os smartphones e telemóveis (celulares).

Onde você faz chamadas, digite:

*#06#

Este número que irá aparecer é o IMEI e é a identificação do seu smartphone ou telemóvel.

Registe o IMEI do seu novo smartphone ou telemóvel (celular). Verifique se o IMEI do smartphone é o mesmo que aquele que consta na factura de compra. Caso contrário você poderá estar com um smartphone “mexido” (alterado) e isso poderá trazer complicações futuras.

Ainda em relação à factura de compra, caso o vendedor não a tenha, poderá sempre pedir uma segunda via ou segunda cópia da factura à loja onde o smartphone ou telemóvel foi comprado. Assim, em caso de garantia, você poderá sempre usá-la.

E você, o que achou destas dicas? Já comprou algum smartphone de ocasião? Deixe-nos o seu comentário.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.