Smartphones ou telemóveis (celulares): Quais as diferenças?

Você quer comprar um smartphone? Ou será que quer um telemóvel (celular)?

Não sabe o que escolher?

Neste artigo, iremos ajudá-lo a entender melhor as características de cada um.

smartphones-vs-telemoveis

Com as variedades de telemóveis (celulares) e smartphones existentes, torna-se importante saber quais as diferenças entre eles e aprender a analisar as características. Só assim, você saberá qual é aquele que se adapta às suas preferências e aquele que realmente você precisa.

Qual é a diferença entre um telemóvel (celular) e um smartphone?

Telemóvel (celular)

O telemóvel (celular) é um dispositivo móvel que permite fazer e receber chamadas, enviar e receber mensagens (SMS), composto por uma bateria, uma antena, um visor (tela), um teclado físico e de uma bateria.

Os telemóveis (celulares) já permitem ouvir rádio e música, tirar fotografias e filmar vídeos com flash. Logo esses telemóveis (celulares) também têm uma câmara traseira ou frontal, ou ainda podem ter as duas câmaras. Os telemóveis (celulares) equipados com essas câmara já estão preparados para ser colocado um cartão (chip) de memória, para salvaguardar as fotos e vídeos.

Você precisa baixar uma mensagem multimédia (SMS com uma imagem) ou passar umas fotos de um telemóvel (celular) para outro? Estes já vêm equipados com esse tipo de ligações sem fio, nomeadamente o Wi-Fi e o bluetooth.

O seu sistema é muito simples e permite gravar de 200 a 500 contactos no próprio aparelho, dependendo da marca.

Smartphone

Com a evolução das redes móveis, os telemóveis (celulares) ficaram mais “inteligentes”. Os smartphones (do inglês, smart – inteligente e phones – telefones) são telemóveis (celulares) com capacidades mais complexas e um hardware (peças) mais sofisticado, quase equiparados a computadores. Porém perderam o teclado físico, que foi substituído pelos ecrãs (telas) touch (de toque).

Além das funções de um telemóvel (celular) normal, você pode instalar aplicações de todos os géneros e utilizar os dados móveis para ter Internet.

Embora existam vários sistemas operativos para smartphones, sendo eles iOS, Android, Windows Phone, entre outros.

No smartphone, você pode colocar ficheiros (arquivos) de quase todo tipo, por exemplo documentos de Word, planilhas de Excel, PDF’s, etc. e poderá abri-los como no computador. Você também pode enviar e receber e-mails, com ou sem anexos.

As comunicações também evoluíram, pois com uma ligação de dados móveis ou Wi-Fi, você pode comunicar com os seus contactos usando diferentes meios como o WhatsApp, Messenger, Skype, entre outros.

O problema da pluralidade de power jacks dos telemóveis (celulares) e dos seus carregadores foi resolvido. Agora quase todos os smartphones usam o mesmo tipo de carregador.

Porque é que as baterias dos smartphones duram menos tempo?

Esta é uma pergunta que muitos leitores já devem ter colocada e aqui está a nossa resposta.

Embora as baterias dos smartphones tenham mais autonomia (mAh), estas duram menos tempo do que as baterias dos telemóveis (celulares), por exemplo a bateria de um smartphone pode durar apenas 1 a 2 dias, enquanto a de um telemóvel (celular) pode durar uma semana, com o mesmo número de chamadas e SMS.

Isso deve-se ao facto de que, quem tiver um smartphone não vai usá-lo apenas para as funções básicas e irá usufruir de aplicações como Facebook, Google, Gmail, etc.

O ecrã (tela) que é maior do que o de um telemóvel (celular) é um dos principais recursos de um smartphone, que consome uma grande parte da autonomia da bateria. Quanto mais luminosidade tiver o ecrã (tela), mais irá consumir bateria.

Afinal, o que posso fazer com um smartphone?

Nós já falámos sobre tudo aquilo que um smartphone faz. Veja ou reveja o nosso artigo, clicando aqui.

E você já escolheu o que comprar? Deixe-nos o seu comentário.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.