Tecla-e: a ferramenta digital que todo o portador de cadeira de rodas vai querer

Você que é deficiente motor ou tem alguma limitação nas mãos e que sempre sonhou de poder mexer em dispositivos móveis e computadores, agora já tem uma solução: Tecla-e!

Venha conhecer neste artigo esta solução, que promete ajudar as pessoas com limitações a usar os dispositivos móveis como smartphones, tablets, TV e computadores.

Tecla-e

Com limitações motoras ao nível das mãos, torna-se evidente a grande dificuldade em usar um smartphone ou um tablet. Foi essa a motivação que levou a empresa Komodo OpenLab Inc, situada no Canadá, a criar a inovadora solução: Tecla.

Com Tecla, o dispositivo que promete ser revolucionário, todo o portador de cadeiras de rodas e pessoas com limitações motoras nas mãos, poderão finalmente controlar e dominar esta nova tecnologia dos touchscreens (ecrãs ou telas de toque).

Por detrás disto, estão dois engenheiros biomédicos, Mauricio Meza (ver foto a seguir) e Jorge Silva, que combinam mais de 20 anos de experiência no campo da tecnologia assistiva ou ajudas técnicas.

 

#Tecla was featured in @startuphereto — co-founder and CEO @oranje7 discusses keeping up the pace with the evolving needs for #accessibility ♿️📲

Uma publicação partilhada por Tecla – Access Tech Hands-Free (@gettecla) a

Como funciona Tecla?

Tecla permite que o utilizador interaja com o seu dispositivo móvel iOS ou Android, computadores e sistemas de automação. Para isso ele funciona com todos os tipos de comandos (controles) do mercado, incluindo botões, controladores sip-and-puff, matrizes, joysticks e os comandos (controles) de direcção de uma cadeira de rodas.

Tecla-e: integração com a cloud

A inovação não pára por aí!

A nova versão, chamada “Tecla-e“, liga o dispositivo à cloud (nuvem) e permite que os utilizadores partilhem as suas experiências com os seus dispositivos inteligentes e ambiente.

Com esse aparelho, o utilizador poderá controlar dispositivos através da Internet, usando o WiFi ou dados móveis, a partir de plataformas ou serviços domésticos inteligentes.

Equipado com sensores de GPS, temperatura, movimento e luz, Tecla-e permite colectar essas informações e transmiti-las à família ou ao cuidador, recorrendo para isso ao download do aplicativo para iOS e Android.

Disponibilidade e preço

A tecla-e estará disponível a partir de Julho de 2017. O seu preço pré-encomenda é de $399 USD (dólares americanos). Existe também uma montagem para anexar a Tecla-e para tubos redondos e quadrados que poderá custar $99 USD (dólares americanos). Para efectuar já a pré-encomenda, clique aqui.

Saiba mais aqui.

E você, o que achou desta novidade? Deixe-nos o seu comentário.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.