Thunderbird 15: aprenda a configurar uma conta de Gmail

Muitos são os que hoje em dia têm contas de email no Gmail, como eu. Dado que não existem muitos tutoriais em português pela Internet a explicar como configurar uma conta de Gmail no novo Thunderbird 15 apresentado ontem aqui, tomamos a iniciativa de criar hoje um tutorial.

Vamos ver então como configurar uma conta de Gmail no Thunderbird e ver as novas novidades.

 Como já vimos a interface está bastante mais “acolhedora” e muito mais simplificada.

Esta é a primeira imagem que vemos quando abrimos o Thunderbird, pela primeira vez. Podemos reparar que nos é perguntado em rodapé se desejamos ajudar a melhorar o Mozilla Thunderbird relatando de forma automática o uso da memória, desempenho e a resposta do Mozilla. Podemos responder SIM ou NÃO, independentemente daquilo que pretendemos.

1) Parceria de fornecedores

Para começarmos, vamos clicar em Criar uma nova conta, irá abrir-se a seguinte janela:

Nós decidimos tirar a verificação nas duas caixas de verificação “Gandi.net” e “Hover.com“, mas o leitor poderá deixar.

De seguida vamos clicar em “Saltar este passo e usar a minha conta de correio atual“.

2) Configuração de conta de correio

Aqui vamos preencher os 3 campos: O seu nomeendereço de correioSenha. Para os mais esquecidos, está uma caixa de verificação que deverá ser assinalada afim de a palavra-passe (senha) ser recordada sempre que usarmos o Thunderbird.

Depois de tudo preenchido, será activado o botão “Continuar“. Para continuarmos, clicar então lá.

O processo de configuração do IMAP e POP3 poderá demorar uns segundos. Vamos aguardar. De seguida aparecerá:

Antes de continuarmos, devemos de definir se queremos trabalhar online ou se queremos transferir todos os emails para o nosso computador, isto é, escolher entre os protocolos IMAP e POP3. Nós vamos escolher IMAP.

Podemos ainda ver a configuração manual, se assim desejarmos, clicando em Configuração manual, para vermos quais as portas, entre outras informações.

Normalmente ficará tudo a funcionar. Para finalizar a criação da conta vamos carregar em Feito.

Passados uns minutos, em princípio, o Thunderbird já terá a caixa de emails sincronizada e actualizada com o Gmail. Caso isso não acontecer, sugerimos que veja que portas foram aplicadas para o Servidor de entrada e o servidor de saída. Poderão ver isso indo ao menu Ferramentas > Configurar contas > Configurações do Servidor e verificar se está como nós temos aqui com o nome do servidor imap.googlemail.com e a porta 993. Também aconselhamos que veja as configurações de segurança, nomeadamente a segurança da ligação (SSL/TLS) e o método de autenticação (senha normal).

Configurado o servidor para receber emails, falta-nos ainda o servidor para enviar emails. Vamos ver. Este está no separador deste mesmo ecrã “Servidor de Saída (SMTP)“. Vamos clicar lá e verificar se os seguintes dados estão correctos:

Descrição: Google Mail
Nome do servidor: smtp.googlemail.com
Porta: 587
Nome de utilizador: [vosso.email@gmail.com] Método de autenticação: senha normal
Segurança da ligação: STARTTLS

Vamos agora ver na figura.

E finalmente, vamos carregar em OK.

Esperemos que este tutorial venha a ajudar o leitor. Estamos disponíveis para as suas dúvidas. Não hesite de comentar deixando as vossas dúvidas.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

4 Replies to “Thunderbird 15: aprenda a configurar uma conta de Gmail”

  1. Posso através deste programa ver os emails que tenho por exemplo do Gmail e do Yahoo sem os descarregar como se eu os estivesse a ver no browser? A minha ideia era num programa apenas ter o acesso a esses 2 servidores…

  2. Quem for usar o Thunderbird com contas do GMAIL, não ative a opção de segurança “verificação em duas etapas”…. fiz esta alteração e não conseguia mais receber os e-mails no Thunderbird.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.