Veja em directo o lançamento do satélite GOES-R.

O lançamento do satélite está a decorrer na Flórida (EUA). Este satélite, conhecido por GOES-R, tem como objectivo revolucionar a previsão do tempo.

goes-r_launch

Este satélite, conhecido por sonda GOES-R (de Geostationary Operational Environmental Satellite-R), será operado pela National Oceanic and Atmospheric Administration (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos da América) e terá como objectivo fornecer em tempo real imagens de alta qualidade de sistemas de tempestades em desenvolvimento, melhor do que qualquer satélite anterior.

Estas informações que serão fornecidas por esse satélite vão ajudar a refinar as previsões sazonais e climáticas, melhorar os tempos de advertência antes das tempestades, bem como também servirá de plano de ajuda para melhorar as rotas de vôo para aviões.

O Liftoff (decolar) do Atlas V está marcado para 5:42PM EST (21:42 horário de Brasília e 23:42 horário de Lisboa) e pode ser desde já visto aqui neste artigo. Durante o vídeo você poderá ouvir os comentários de Mike Curie, comentador da NASA.

Actualização:

23:42 (Lisboa) – O Satélite foi lançado.

goes-r_launch_00120/11/2016 02:10 (Lisboa) – Fica aqui o vídeo do momento em que o satélite GOES-R foi lançado.

 

Fonte: The Verge | Créditos das imagens: NASA (Reprodução do YouTube)

 

Leia mais:  Google faz hoje 16 anos

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.