Windows 10: As novidades

O leitor perdeu a apresentação do Windows 10? O “i-Técnico” acompanhou o evento e neste artigo vamos descrever os pontos essenciais.

Windows-10-apresentacao

Foi hoje (21 de Janeiro de 2015) a apresentação do Windows 10, tal como se previa muitas novidades surgiram e outras já eram suspeitas de serem reveladas. A principal para nós, sem dúvidas, foi a unificação dos equipamentos, por outras palavras, não haverá qualquer diferença entre usar um smartphone, um tablet ou um computador que tenham o novo Windows instalado, mas vamos por partes salientando as principais.

1) Um sistema para todos

Windows-10

Com o Windows 10, a experiência do utilizador será a mesma ao utilizar um smartphone, um tablet, um PC ou a XBOX ONE, pois a plataforma será a mesma para todos. Assim será facilitada a realização de algumas tarefas, como por exemplo transferir ficheiros (arquivos) entre dispositivos.

A unificação já era um objectivo bem claro da Microsoft, que pretendia ter o mesmo sistema a correr em smartphones, tablets, computadores fixos ou portáteis.

2) O Windows 10 deverá ser gratuito no primeiro ano

Se adquiriu um PC com Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1, fique sabendo que terá a oportunidade de actualizar o seu PC para o novo Windows 10, sem acarretar quaisquer custos, durante o primeiro ano. O mesmo aplica-se a todos os smartphones e tablets com Windows Phone 8 ou Windows Phone 8.1, que também poderá migrar gratuitamente para o Windows 10.

3) Menu Iniciar

Windows-10-apresentacao-menu-iniciar

O menu Iniciar voltou, porém com as tiles (blocos de aplicações) que foram a novidade na tela do Início do Windows 8 e Windows 8.1. Os utilizadores do Windows 10 Technical Preview não deverão achar muita diferença, uma vez que pouco mudou.

Deve-se ressalvar que a tela do Início não foi extinta, pois ela aparecerá nos tablets quando estes não terão o teclado.

Leia mais:  Edge: Primeiros passos

4) Modo Continuum

Windows-10-apresentacao-002

O Modo Continuum é a transformação de um computador portátil híbrido (ou seja um tablet com teclado), num tablet “normal” sem teclado. Ao “remover” o teclado, o utilizador poderá usar o equipamento como sendo um tablet, mexendo assim na tela. Porém isso irá implicar uma mudança de visual do menu Iniciar que irá deixar o seu lugar à tela de Início com as tiles (blocos de aplicação) e será também colocado automaticamente um teclado virtual na tela.

“Windows 10: Saiba o que é o modo tablet e veja como activar”

5) Cortana, a assistente pessoal

Windows-10-apresentacao-cortana01

Lembra-se do JARVIS no filme “Iron Man” ou “Homem de Ferro”, pois isso deixou de ser ficção científica. O Windows 10 vai ter Cortana, uma assistente pessoal que vai ajudar o utilizador em várias tarefas, entre as quais, ouvir música, saber o clima de hoje ou de amanhã, se tem alguma data de aniversário a festejar, etc. Através de um simples comando de voz, o utilizador poderá dar instruções à Cortana ou mesmo utilizando um teclado. Precisa de procurar algo na Internet? A Cortana ajudará também usando o Bing motor de buscas da Microsoft.

Windows-10-apresentacao-cortana02

Por enquanto sabe-se que a Cortana irá “falar” 7 línguas, mas ainda não foi divulgado se “falará” também em português.

6) Aplicações universais para smartphones e tablets

Windows-10-apresentacao-003

Como podemos ver na imagem, o calendário tem a mesma apresentação no tablet e no smartphone (celular), o mesmo irá acontecer com outras aplicações conhecidas como o Office (Word, Excel, etc.), o Skype entre outras. Isto permite uma maior facilidade em trabalhar em qualquer dispositivo, incluindo no seu PC.

7) Windows 10 para dispositivos móveis, Spartan, Gaming (jogos), Windows Holographic

A Microsoft também deu a conhecer o Windows 10 para smartphones (celulares) e o substituto do Internet Explorer, que até à data, se vai chamar de Spartan. Sabendo que os PC’s também são feitos para jogar, foi feita também uma demonstração em como os jogos vão poder correr tanto em smartphones (celulares) como nos PC’s. Foi feita a experiência com um jogo em streaming (ao vivo), em que o apresentador juntou-se à convidada num jogo de guerra, os dois usando respectivamente um tablet e a XBOX ONE.

Leia mais:  Painel de Controlo vai "ter o seu fim" no Windows 10

Windows-10-gaming

Além dos jogos, também foi anunciado o Spartan, novo browser (navegador) da Microsoft, que irá assim substituir o Internet Explorer. Não se sabe ao certo se este será realmente o seu nome quando o Windows 10 começar a ser vendido.

Windows-10-Spartan

O mundo real uniu-se com o mundo virtual através do Windows Holographic, os óculos de Realidade Virtual da Microsoft. Este dispositivo irá interagir com o Windows 10. Esta pode ser uma boa ferramenta de trabalho, segundo a Microsoft, para todas as áreas profissionais que requeiram a tecnologia.

Windows-10-Holographic

E aqui está a nossa cobertura da apresentação do Windows 10, o ponto de viragem da Microsoft. Esperamos que tenha gostado.

 

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

Deixe um comentário.