Windows 10: Como apagar a pasta Windows.old?

Você tinha o Windows 7 ou 8.1 e actualizou para o Windows 10? Então fique sabendo que foi criada uma pasta para recuperar o seu antigo Windows, caso queira fazer o downgrade, ou seja, voltar para o seu antigo Windows.

Neste artigo, vamos ver que pasta é e como apagá-la.

w10-apagar-windowsOLD

O processo de passar de um Windows antigo (7 ou 8.1) para o Windows 10 faz com que seja criada uma pasta no sistema. Essa pasta chama-se Windows.old e está na raiz do disco C: (disco do sistema operativo).

Essa pasta irá ficar até 30 dias após a instalação do Windows 10, caso o utilizador queira voltar para o seu Windows antigo.

Pasta "Windows.old" serve para voltar para o seu Windows antigo.

Neste tutorial, o utilizador precisa de ter 3 certezas:

1) Ter a certeza de que realmente quer ficar com o Windows 10;

2) Ter a certeza de que não vai querer mais voltar para o seu Windows antigo;

3) Saber que no final desta operação, não pode mais voltar atrás.

Pretende não voltar para o seu Windows anterior e apagar a pasta Windows.old? Então siga esses passos.

Passo # 1

Clique no menu Iniciar, escreva “Libertar espaço” e clique em “Libertar espaço em disco eliminando ficheiros desnecessários”.

Clique no menu Iniciar, escreva "Libertar espaço" e clique em "Libertar espaço em disco eliminando ficheiros desnecessários".

O sistema irá agora calcular o espaço que poderá ser eliminado.

Por favor aguarde. O Windows está a calcular o espaço.Depois de calcular o espaço a libertar, o Windows irá apresentar a seguinte janela, onde deverá clicar em “Limpar ficheiros do sistema” ou, em português do Brasil, “Limpar arquivos do sistema“.

Clique em "Limpar ficheiros do sistema".

O Windows irá agora calcular o espaço que poderá libertar em (C:) se apagar a(s) instalação(ões) anterior(es) do Windows. Esta tarefa irá demorar alguns minutos. Por favor aguarde.

Por favor aguarde. O Windows está a calcular novamente o espaço que poderá libertar no disco (C:).

O passo seguinte será procurar o ítem “Instalação(ões) anterior(es) do Windows” (em Português de Portugal), colocar um visto e clicar em OK. O Windows irá perguntar “Tem a certeza de que pretende eliminar permanentemente estes ficheiros?”. Deverá clicar em “Eliminar ficheiros“.

Leia mais:  Microsoft já lançou a primeira grande actualização do Windows 10

Seguir os 3 passos.

Como este passo é irreversível, ou seja, ao apagar os ficheiros (arquivos) do seu antigo Windows, o utilizador não poderá mais voltar para o seu Windows 7 ou Windows 8.1, o Windows volta a perguntar se pretende mesmo executar esta limpeza de disco (apagar a pasta Windows.old). Clique em “Sim“.

Clicar em "Sim".

Passados 30 segundos a 1 minuto, poderá verificar, a pasta “Windows.old” já não estará mais no seu sistema, ou seja, na raiz C:.

Esperamos mais uma vez ter ajudado o utilizador com este tutorial.

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site “i-Técnico – Informática Para Todos”.

2 Replies to “Windows 10: Como apagar a pasta Windows.old?”

Deixe um comentário.