Aniversário Windows 10 (Parte I): Quais são as novidades da nova actualização do Primeiro aniversário?

Veja quais são as novidades da actualização do Aniversário do Windows 10.

Para os que ainda não actualizaram o seu Windows 10, ou porque ainda não receberam a actualização via Windows Update ou ainda por outros motivos, vamos aqui deixar uma lista de novidades que surgiram nesta nova actualização.

Windows10-Novidades-Aniversario

Esta é a nossa lista das primeiras diferenças que conseguimos ver desde que a actualização foi lançada.

  • Barra de Tarefas

A “Barra de Tarefas” é a primeira que está à vista e tem alguns pormenores diferentes que poucos utilizadores terão já visto. Você já reparou por exemplo junto do relógio, no canto inferior direito? O “Centro de Ação” mudou-se para o canto e começou a apresentar o número de notificações que tem lá. Assim como o “Centro de Ação“, qualquer outra aplicação que necessitar apresentar notificações, será apresentado agora o número de notificações (por exemplo, a app do Facebook passou também a apresentar o número de notificações).

Barra-de-tarefas-001Quando não tiver notificações, o ícone do “Centro de Ação” também é outro: agora apresenta-se vazio.

Barra-de-tarefas-002Dois ícones novos foram adicionados. São os do Windows Defender (parecido com um escudo) e o Windows Ink (parecido com uma caneta):

Barra-de-tarefas-003

  • Menu Iniciar

Abrindo o Menu Iniciar nota-se que ele está diferente. Repare na seguinte imagem:

Menu-Iniciar

Continua dividido em 3 colunas, porém na primeira coluna, a fotografia do utilizador que aparecia em cima, agora aparece em baixo e os menus estão encolhidos (para mostrar os menus clique nos 3 traços no canto superior esquerdo). Clicando na sua fotografia você poderá “Alterar definições de conta“, “Bloquear” (bloquear a sessão), “Terminar sessão“.

Menu-Iniciar-UtilizadorLogo abaixo da sua fotografia estão o “Explorador de Ficheiros” (“Explorador de Arquivos“), as “Definições” (“Configurações“) e o botão “Ligar/Desligar“. Clicando em cima do botão “Ligar/Desligar“, você poderá “Suspender“, “Encerrar” ou “Reiniciar” o seu computador.

Menu-Iniciar-Ligar-DesligarJá na segunda coluna que ficou mais dinâmica (pois o Menu Iniciar ficou mais inteligente ao colocar em evidência os programas que você mais utiliza), está separada em 3 partes: os programas recentemente adicionados (instalados), os mais utilizados (são os que você costuma regularmente abrir) e a lista de programas ordenada alfabeticamente de A a Z, começando por aquelas que têm números (por exemplo 3D Builder).

Na terceira coluna, vêm os tiles (mosaicos) dinâmicos e fixos, grandes, médios e pequenos. Estes tiles (mosaicos) foram novidade no Windows 8 e agora estão presentes no seu Menu Iniciar.

  • Centro de Ação

Mais organizado, mais intuitivo, mais participativo, assim se caracteriza o “Centro de Ação” da nova versão do Windows 10.

Centro-de-acaoEstas foram as novidades que encontrámos à primeira vista, porém há outras que iremos apresentar nos próximos artigos.

Continua nos seguintes artigos (clique em cima deles para abrir):

Parte II | Parte III

 Que outras novidades você encontrou? Conte-nos comentando o nosso artigo.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.