Windows 10 TechPreview: As nossas impressões

O Windows 10 Technical Preview já está disponível para download e vamos desde já instalá-lo numa máquina virtual.

Windows10

Ora aqui está ele, o novo Windows 10… mas e o 9?! Inicialmente era para ser chamado de Windows 9, mas pelo que nos dá a entender, o Windows 9 era o update (actualização) do Windows 8, ou seja, o Windows 8.1 (8+1). Poderíamos dar mil e uma outras explicações, mas a oficial é que a Microsoft quis pular o Windows 9, defendendo que o Windows 10 é o nome certo.

A nossa primeira impressão é ver uma junção do Windows 7 com o Windows 8, em que podemos ver no menu Iniciar, as lives tiles (traduzindo: telhas vivas, que são as pequenas janelas que vão mostrando imagens, do lado direito do menu Iniciar).

Mas vamos por partes e tentar ver o que mudou.

Barra de Tarefas

Aqui está ela a nova barra de tarefas do Windows 10.

Barra-de-tarefas

Ora bem, o que é que salta logo à vista? o novo logo do Windows, a lupa, o “duplo-rectângulo”, o novo ícone para pastas e o atalho para o Windows Store (Loja do Windows).

É de notar que a barra de tarefas voltou a ficar sempre presente, algo que não acontecia no Windows 8, independentemente da aplicação que for aberta.

Ambiente de trabalho

Ao ligar a conta de Microsoft, o utilizador irá ver aparecer o seu fundo de trabalho personalizado no Windows 8/8.1.

Windows10

No canto inferior direito é indicada a versão da cópia de avaliação (Build 9841) deste Windows Technical Preview.

É de salientar que esta versão vem com um atalho no ambiente de trabalho “Welcome do TechPreview” disponível aqui.

Aplicações do Windows 8

Essas aplicações que o Windows 8 nos deu a conhecer, vêm todas agora acompanhadas com uma barra em cima que permite maximizar, minimizar e fechar ou ainda executar alguns outros comandos (ver imagem seguinte): Pesquisar, Compartilhar, Executar, Imprimir, Projetar, Configurações, Tela Inteira.

Leia mais:  Windows 10: Actualização de Novembro de 2015 não recebe mais suporte

Barra-de-titulo-windows10

Se o leitor desejar voltar a ver essas aplicações, como a Windows Store e outras, com a aparência do Windows 8, clique em Tela Inteira.

Internet Explorer 11

O Windows 10 Technical Preview vem equipado com o Internet Explorer 11 (Versão 11.0.9841.0).

IE11

Por defeito, as atualizações das novas versões irão ser instaladas automaticamente.

Ferramentas

O Windows 10 Technical Preview vem ainda com todas as ferramentas que a Microsoft nos tem habituado: Ferramenta de Captura, Calculadora, Notas Autoadesivas, Paint, etc.

Conclusão:

No meu ver, o Windows 10 Technical Preview é uma mistura do Windows 7 com o Windows 8 e respectiva atualização 8.1. Com quase uma semana, posso mesmo dizer que quem quiser experimentá-lo que se sinta completamente à vontade. Ainda não me deu qualquer problema, embora tenha corrido numa virtualização de sistema. Tratando-se ainda de uma versão do Windows em fase de testes, para segurança do utilizador, é aconselhável que esta versão do Windows seja instalada numa máquina virtual, tal como nós fizemos, ou seja utilizando o VMware ou VirtualBox. Esses dois programas são os mais conhecidos para criarmos computadores virtuais no nosso próprio computador.

Relembramos ainda que a Microsoft instalou um programa keylogger que consiste em “capturar” todas as teclas que usamos assim como os movimentos do rato, para receber os nossos dados de utilização, defendendo que é para melhorar a experiência do utilizador. Resta-nos saber se esses “dados” não irão parar em mãos alheias.

Notas:

  • Utilizámos a versão “Build 9841” do Windows 10 Technical Preview em Português do Brasil.
  • Esta versão do Technical Preview está disponível até dia 15 de Abril de 2015.

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

Deixe um comentário.