Windows Vista: é o seu adeus! Acabou o suporte estendido. Saiba o que isso significa.

Você tem o Windows Vista instalado? Então este artigo é mesmo para si. Saiba o que aconteceu a 11 de Abril de 2017 com o Windows Vista.

A Microsoft acabou com o suporte estendido a 11 de Abril de 2017 do Windows Vista. Veja quais as nossas recomendações e o que significa o fim desse suporte.

Windows Vista aero

O Windows Vista foi anunciado a 22 de Julho de 2005, e era conhecido pelo nome de código Longhorn. Ou seja, foi a transição do Windows XP para o Windows 7.

O Windows Vista foi conhecido por criar muitas dores de cabeça, tanto para os técnicos de Informática quanto para os utilizadores. Além disso causava muita lentidão na máquinas. Pois ele trazia muitos recursos novos e mais funções do que o seu antecessor Windows XP, como o Windows Aero, Readyboost, Windows SuperFetch, Microsoft .NET Framework 3.0, entre outros que ainda hoje são usados, como o Microsoft Silverlight.

A outra novidade deste Windows era a introdução de uma barra de pesquisa no próprio Menu Iniciar. Hoje, essa barra ainda existe no Windows 10.

Fim do suporte estendido do Windows Vista

No mesmo dia em que é lançada a nova grande actualização do Windows 10 via Windows Update, chamada de “Creators Update”, a Microsoft encerrou o suporte estendido do Windows Vista.

Isto significa que o Windows Vista não receberá mais actualizações por parte da Microsoft.

Perguntas e respostas

Para ajudar a entender melhor o que vai acontecer a partir do dia 12 de Abril de 2017, com o fim do suporte estendido do Windows Vista, resolvemos colocar aqui a resposta a umas questões que, geralmente, são as mais colocadas pelos utilizadores menos experientes.

O computador vai deixar de funcionar?

Com o fim do suporte estendido do Windows Vista, o computador não vai deixar de funcionar. Você vai poder continuar a navegar no seu computador normalmente, sem quaisquer problemas.

Veja a primeira imagem do artigo, foi criada no dia em que este artigo foi publicado (12 de Abril de 2017). Logo ainda temos um computador com o Windows Vista a funcionar.

O meu antivírus vai continuar a receber actualizações?

Se você está a utilizar ainda o Windows Vista, o seu computador irá ficar vulnerável a ataques de vírus e intrusão de programas maliciosos, ou seja, será mais fácil o seu computador ficar infectado. Isso vai acontecer, pois muito provavelmente, os antivírus não receberão mais suporte para o Windows Vista.

Comprei uma nova webcam e não funciona. Porquê?

Você vai comprar uma nova webcam? Pense bem! Ela poderá não ser mais compatível com o Windows Vista.

O mesmo aplica-se a qualquer outro periférico informático, por exemplo, impressoras, ratos (mouses), teclados, disco (HD) externo, pendrive, etc.

Antes de comprar seja o que for, procure saber junto do vendedor, se realmente aquilo que você está a comprar é ou não compatível com o Windows Vista.

Posso instalar o Windows 10 no meu computador?

Muito provavelmente a resposta será não. Pois se você tem o Windows Vista instalado, o seu computador terá certamente alguns anos de idade.

Porém, aconselhamos a ver os requisitos do novo Windows 10 (clique aqui).

Recomendações

Aqui ficam as nossas recomendações:

⇨ Não utilize mais a Internet.

Ao utilizar a Internet, se o seu antivírus não estiver a receber mais actualizações, você poderá receber vírus, por exemplo, ao abrir um novo ficheiro (arquivo) anexado em seus e-mails.

Não compre mais equipamento (hardware)

Se você tem o Windows Vista instalado no seu computador, o mais provável é este não reconhecer mais novos equipamentos, como aqueles que citamos anteriormente.

Actualize o seu computador

Com base na experiência adquirida ao longo destes anos, os computadores que receberam o Windows Vista têm hardware compatível com o Windows 7.

Sendo assim e sabendo que o Windows 7 foi uma melhoria do Windows Vista com as qualidades do Windows XP, então poderá actualizar para o Windows 7.

Porém existe um problema: tal como falámos aqui, a Microsoft anunciou que não iria vender mais licenças para o Windows 7 e Windows 8.1. Logo, você não irá encontrar nenhum Windows 7 à venda em lojas.

Por isso e de acordo com a Microsoft, você pode comprar uma versão completa do Windows 10, mas deverá certificar-se primeiro de que o seu computador pode executá-lo. Se o seu computador não suportar o Windows 10, então recomenda-se que compre um novo computador e, desta forma, você poderá desfrutar do novo e actual sistema operativo da Microsoft.

Windows Vista encerrarE com isto, resta-nos despedirmos do Windows Vista. Adeus!

E você ainda tem o Windows Vista instalado? O que pretende fazer? Deixe-nos a sua opinião na secção de comentários aqui mais abaixo.

 

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.