Alessandro Volta recebe homenagem no Doodle do Google
Você sabe quem foi que inventou a pilha? Já parou para perguntar como elas surgiram?
Talvez como eu, só as use, mas nunca teve curiosidade em saber.
Neste dia 18 de Fevereiro de 2015, ao abrir o Google, deparei-me com este Doodle (clique aqui para ver o que é um Doodle) e achei interessante tanto pela imagem como quem foi homenageado. Esta imagem refere-se ao 270.º aniversário de Alessandro Volta e traz o desenho da sua invenção. Assim podemos ver que este homem, de nome tão peculiar, foi quem inventou a pilha eléctrica.
O Inventor
Alessandro Volta (18 de Fevereiro de 1745 – 5 de Março de 1827) foi um físico que nasceu na Itália, inventou algumas coisas como por exemplo o eletróforo, uma máquina que produzia energia. Porém ele ficou conhecido pela invenção da pilha em 1800, o que revolucionou e agitou o mundo científico (leia mais clicando em História das pilhas). Alessandro Volta também ficou conhecido pela unidade de potencial eléctrico (Volt).
Como todas as coisas criadas houve uma evolução até chegar em nossas mãos. A pilha é útil em vários momentos: para um aparelho eléctrico, uma lanterna, ou até mesmo nos computadores, como as chamadas pilhas redondas (pilha de sistema ou baterias CMOS).
A pilha é um gerador químico, que transforma a energia química em energia eléctrica. Há vários tipos de pilhas e algumas conhecidas como bateria.
A princípio foram chamadas de pilhas voltaicas, as pilhas húmidas: por serem uma descoberta de Alessandro Volta, são assim chamadas porque os eléctrodos, cobre e zinco, são colocados dentro de uma solução ácida, básica ou salina, hoje foram substituídas pelas pilhas secas. Pilhas secas são pilhas cujos eléctrodos, zinco e carvão, estão mergulhados em uma massa de cloreto de zinco e sal amoníaco.
Alerta!!
As pilhas são apresentadas com materiais tóxicos (chumbo, cádmio, etc.) e que causam danos à saúde e ao meio ambiente.
As pessoas ainda não tomaram consciência do perigo que as pilhas podem causar no ecossistema ao serem deitadas para o lixo, nas ruas ou em praias.
VAMOS RECICLAR?
Deitar as pilhas no meio ambiente em que se vive não é o ideal! Pilhas e baterias não podem ir para o lixo comum, mas sim em lixo recicláveis.
Há campanhas de recolha de pilhas e baterias usadas, lugares como shoppings, lojas ou supermercados com contentores. Estas pilhas e baterias são levadas para redes autorizadas que adotam procedimentos de reutilização, reciclagem ou tratamento adequado.
Junte-as em casa e depois deposite-as nos locais apropriados, o meio ambiente agradece.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.