Quinta-feira, Março 28, 2024
Android

Android: A aplicação Facebook pode aceder às SMS

A última versão da aplicação do Facebook saiu há muito pouco tempo. Você já a instalou?

É neste sentido que pretendemos alertar os nossos leitores do fato do Facebook andar a espiar todas as nossas mensagens de texto (SMS) e multimedia (MMS). Como? É isto que vamos aqui explicar neste artigo.

Facebook-Android-Cuidado

Agora é a vez das SMS e MMS: o Facebook pretende saber ao máximo das nossas vidas, invadindo os nossos smartphones e tablets Android através das últimas atualizações das aplicações “Facebook” e “Facebook Messenger”.

Talvez o leitor não tenha conhecimento da importância de se lerem as permissões, que são dadas às aplicações que instalamos nos nossos smartphones e tablets Android, pois é de todo importante estas serem lidas quando mal descarregamos do Play (mercado de aplicações da Google para dispositivos Android). As permissões podem ser ao nível do hardware do dispositivo (parte física: vibrações, câmara e flash), e outras ao nível do software (por exemplo para enviar e receber SMS ou MMS, existem N programas que podem substituir o que vem de origem no Android).

permissoes-android

As duas aplicações da rede social Facebook pedem várias permissões entre as quais o acesso às nossas mensagens. O pedido dessa permissão é muito estranha, uma vez que atualmente não existe muita informação acerca dos objectivos do Facebook. O que sabemos é que ao instalarmos essas aplicações da rede social Facebook no nosso smartphone, alguém poderá logo estar a monitorizar os nossos contatos e todas as mensagens de texto e de multimedia. Segundo algumas fontes de informação na Internet, a requisição da permissão é usada para uma antenticação que é feita via SMS, ou seja, só requer apenas o “nosso número de celular” para confirmarmos a autenticação.

Quais as soluções?

Apresentamos as seguintes soluções:

1) Não atualizem o Facebook.

A versão 3 da aplicação do Facebook não pede essa permissão, porém a 4 e a última já pedem e embora saibamos disso, não nos foi possível até à data da publicação deste artigo arranjar as versões anteriores, pelo que pedimos desde já desculpa aos nossos leitores.

Caso o leitor queira confirmar a sua versão da aplicação do Facebook, deverá ir às “Informações da Aplicação” e lá aparecerá a versão que tem atualmente instalada no seu dispositivo.

2) Utilizem o browser (navegador) do vosso dispositivo.

Esta é, sem dúvida, a melhor forma de nos proteger dessa intenção do Facebook ao querer intrometer-se nas nossas vidas.

Não sabemos atualmente se esta intenção é boa ou não, talvez queiram implementar uma maneira de enviarmos SMS e MMS gratuitamente para os nossos contatos diretamente, utilizando as ditas aplicações.

Até lá fica a dica para quem queira realmente proteger-se.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.