Android: Enviar SMS (mensagens ou torpedos) a partir do computador.

Para você que ainda envia mensagens de texto ou “torpedos” (SMS), já pode fazê-lo directamente no computador com um smartphone Android.

O que fazer para começar a enviar SMS no seu computador? Veja neste artigo.

Mensagens - SMS - Android

As SMS acompanharam as várias gerações de telemóveis (celulares) e continuam presentes nos smartphones Android. Por vários motivos, há ainda quem use as mensagens de texto (SMS). Por exemplo, as próprias operadoras continuam a comunicar-se com os seus clientes através de SMS.

Com uma concorrência pesada como WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger, entre outros, que já têm várias funcionalidades, o SMS continua igual ao longo de todos estes anos. E tudo indica que brevemente deverá deixar de existir.

Porém, enquanto nada seja confirmado, poderá até lá usar esta dica sobre os SMS se tiver um smartphone Android.

Mas o que são as SMS?

SMS - Nokia

A palavra SMS vem do inglês Short Message Service e significa em português “Serviço de Mensagens Curtas“. Também é conhecido por mensagem de texto. No Brasil, foi adoptado o termo Torpedo, por causa da velocidade com que entra no telemóvel (celular).

É um serviço disponível em telemóveis (celulares) que permite enviar mensagens curtas até 160 caracteres entre estes equipamentos e outros dispositivos como smartphones, telefones fixos, etc.

A primeira mensagem curta ou SMS foi enviada a 3 de Dezembro de 1992, de um computador pessoal (PC) para um telemóvel (celular). Para essa proeza, foi utilizada a rede GSM Vodafone no Reino Unido.

As SMS têm acompanhado as várias gerações de smartphones e estão também presentes nos smartphones que têm o sistema operativo Android.

Para facilitar e ajudar os utilizadores, a empresa “Google LLC” desenvolveu uma forma de usar o computador, seja portátil (notebook) ou fixo (PC), para enviar SMS no smartphone Android.

Como enviar SMS no computador?

Deverá ligar a Internet do smartphone através de uma ligação de dados móveis ou de uma rede Wi-Fi.

Aconselha-se ligar o smartphone à mesma rede do computador, ou seja, ligar à rede Wi-Fi do router (roteador) onde está ligado o seu computador.

Passo # 1

Verificar se tem a aplicação “Mensagens”.

É muito simples, basta ter instalada a aplicação (app) “Mensagens” da Google.

Quem tiver Android puro (por exemplo os novos Nokia), já tem essa aplicação nativa. Se por acaso, não a tiver instalada, clique aqui.

Passo # 2

Na app, toque em “Mais” (3 pontos verticais) e selecione “Mensagens para a Web“.

Mensagens - SMS - Android 001

Passo # 3

Abrir a aplicação no navegador no computador

Abra o seu navegador pre-definido. Funciona com qualquer um dos navegadores (Edge, Chrome, Firefox, Opera, Safari, etc.). Poderá também usar o novo Edge baseado em Chromium (clicar aqui para o descobrir).

No navegador, abra o seguinte link ou URL:

https://messages.google.com/web/authentication

É de notar que este link foi actualizado recentemente, na última semana (4ª semana de Abril de 2019). O link antigo já não funciona e redireccionará para o novo URL.

Passo # 4

De volta no smartphone, clique agora em “Leitor de códigos QR” e leia o código que está no ecrã (tela) com o smartphone  Deverá apontar a câmara do seu smartphone para que o código (aquele quadrado) fique dentro do quadrado apresentado no ecrã (tela).

Mensagens - SMS - Android 002

Observação: Por vezes, é difícil de filmar o que está no ecrã (tela) do computador, ou seja ler o código. Se isso acontecer, reduza a luz do ecrã (tela) do seu smartphone.

E você, achou fácil este tutorial? Envie-nos a sua opinião, comentando mais baixo.

 

 

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.